Logo Passei Direto
Buscar
Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Prévia do material em texto

TECNOLOGIA FARMACÊUTICA
PREPARAÇÕES FARMACÊUTICAS LÍQUIDAS
SOLUÇÕES
EXERCÍCIOS DE REVISÃO DE SOLUÇÕES
1. Conceitue forma farmacêutica soluções:
 Solução é uma forma farmacêutica cuja dispersão é homogênea, com duas ou mais espécies de substâncias. Considerando os usos específicos das soluções farmacêuticas, elas podem ser classificadas como soluções orais, soluções auriculares, soluções oftálmicas ou soluções tópicas
2. O que significa o termo "dissolução de fármacos"? 
A transferência das moléculas ou íons de um estado sólido em solução é conhecida como dissolução. Trata-se do processo que ocorre quando os princípios ativos ou adjuvantes sólidos são adicionados a um solvente ou uma mistura de solventes para formar uma solução descreve a solubilidade de solutos em solventes Quando as moléculas dos solutos e solventes interagem entre si, forças de atração e de repulsão estão presentes. Durante o processo de dissolução, as forças de atração intermoleculares das substâncias a serem dissolvidas devem ser superadas pelas forças de atração entre os solutos e as moléculas dos solventes. Esse processo requer o rompimento das forças soluto–soluto
e das forças solvente–solvente para que ocorra a interação soluto-solvente. Nesse sentido, a solubilidade de uma substância em determinado solvente indica a concentração máxima na qual a solução pode ser preparada.
3. Quais os três tipos de dissoluções que podem ocorrer nas soluções? 
Gás em líquido, Líquido em líquido, Sólido em Líquido
4. Qual a diferença entre os xaropes, gotas, líquido, tinturas, colírios e injeções?
5. Porque esta F.F apresenta maior biodisponibilidade que outras F.F?
Partículas pequenas são mais facilmente absorvidas, diferenças nas características físico química do fármaco e dos componentes da formulação, como processo de fabricação distinto, podem gerar diferenças de biodisponibilidade, podem comprometer a bioequivalência e intercambialidade.
6. As soluções apresentam sempre homogeneidade em todo o seu volume?
Sim possuem alta homogeneidade – dispersões moleculares são sistemas uniformes e homogêneos, se comparadas às suspensões.
7. Porque as soluções possuem baixa estabilidade física e mecânica?
Devido a baixa estabilidade química, pois as reações químicas dependem da colisão intramolecular, favorecida em dispersões moleculares .Problemas relacionados: Fotolise, oxidação e hidrólise
8. O que é a hidrolise, e qual a relação com as soluções?
A hidrólise é a quebra de uma molécula pela ação da água. A molécula de água libera para a solução íons H+ e OH- e quando uma molécula é quebrada um hidrogênio da molécula de água é transferido para um dos fragmentos dessa molécula, e a hidroxila para outro, com isso formando novos compostos. O cátion sofre a hidrólise que resulta na formação do íon H+, que diminui o pH da solução.
9. Porque a solubilização realça o sabor de certos fármacos?
10. Discorra sobre a uniformidade de doses nas soluções.
11. Porque os fármacos devem ter comportamentos semelhantes ao seu solvente?
 Para se obter uma solução farmacêutica, os fármacos devem solubilizar-se completamente no veículo escolhido. Portanto, o fármaco deve ter comportamento semelhante ao do solvente.
12. Quais os três métodos utilizados para aumentar a solubilização de fármacos em soluções?
Uso de co solvente: Quando se utiliza uma pequena quantidade de um solvente inócuo emiscivel com o veiculo de escolha para dissoluçao prévia do soluto .
Ajuste de PH: No caso de fármacos ácidos ou básicos, o ajuste de pH pode determinar a ionização e , consequentemente, a hidrossolubilidade. 
Aquecimento: a dispersão das moléculas e a constante de solubilidade Ks, em geral aumenta com a temperatura.-agitação mecânicas, diminuição das partículas dos solutos.
13. O que significa falar que o coeficiente de solubilidade do NaCl é 36g/100ml? 
A quantidade máxima de sal de cozinha (Cloreto de Sódio – NaCl) que se dissolve em 100 g de água é 36 g. 
14. Relacione o coeficiente de solubilidade com volume da solução.
O coeficiente de solubilidade é a quantidade de soluto necessária para saturar uma quantidade padrão de solvente a uma determinada temperatura coeficiente de solubilidade é específico para cada substância.
 Volume/Volume (v/v) - mL (ou L) de soluto em mL (ou L) de solução. Expressa quantos mL de um soluto numa forma líquida há em 100 ml de solução final. Assim, por exemplo, etanol a 75%(v/v), significa que foi misturado a proporção de 75 mL de etanol puro com 25 mL de água.
15. Quais os possíveis modos de expressar a Concentração de soluções?
P/V, P/P, V/V e V/P
16. O que significa a expressão de concentração %P/V?
 P/V: representa a quantidade de gramas (g) de um fármaco em 100ml de solução; Ex: Soro fisiológico 0,9%
17. O que significa a expressão de concentração %P/P?
P/P: representa a quantidade de gramas (g) de um fármaco em 100g de solução; Ex: sulfeto de selênio 2,5%
18. O que significa a expressão de concentração %V/V?
V/V: representa a quantidade de mililitros (ml) de um fármaco em 100ml de solução; Ex: cloridrato de incomicina 6%
19. Quais os processos de filtração de soluções?
PAPEL DE FILTRO
Utiliza-se, de modo geral, o papel qualitativo na filtração de soluções não viscosas ou de baixa viscosidade. No caso da preparação de formas farmacêuticas líquidas são obtidas soluções límpidas e, portanto, emprega-se o papel pregueado e não liso, usado apenas quando se quer aproveitar o sólido retido.
GAZE OU ALGODÃO
Xaropes e soluções viscosas devem ser filtrados por papéis próprios ou em gaze dobrada e colocada no interior do funil. Através da filtração ficam retidos os materiais estranhos à formulação. Todos os medicamentos preparados sob a forma de solução devem ser filtrados e depois acondicionados
FILTRAÇÃO A VÁCUO
 É o processo em que se aplica um vácuo (baixa pressão) dentro do recipiente que coletará a solução filtrada, o que faz com que haja uma sucção que acelera o processo.
20. Qual a diferença básica entre a glicerina, o propilenoglicol e o sorbitol?
A glicerina é um líquido viscoso, transparente e doce. É miscível em água e álcool. Como solvente, é comparável ao álcool, mas, devido a sua viscosidade, o processo de dissolução dos solutos é lento, a menos que a viscosidade seja reduzida pelo aquecimento. A glicerina tem propriedades conservantes, e muitas vezes usada como estabilizante e como solventes auxiliar em misturas com álcool e água.
Propilenoglicol é um líquido viscoso miscível em água e álcool. Trata-se de um solvente útil que tem muitas aplicações e frequentemente é usado em lugar da glicerina nas modernas fórmulas farmacêuticas
O Sorbitol é uma molécula de açúcar que é cerca de 60% tão doce quanto o açúcar comum sacarose. Além disso, ele é solúvel em água, incolor e tem um sabor doce suave. Devido a essas propriedades, o Sorbitol é amplamente utilizado como um adoçante artificial em muitos produtos.
A glicerina e o propilenoglicol são veículos enquanto o Sorbitol é flavolizante.

Mais conteúdos dessa disciplina