Logo Passei Direto
Buscar

Educação em Direitos Humanos e Diversidade

User badge image
Ana Paula

em

Ferramentas de estudo

Questões resolvidas

É importante como educadores, termos o conhecimento da realidade sociocultural de nossos alunos, suas contradições, conflitos, necessidades e desafios. A partir do momento que conhecemos a realidade da comunidade onde a escola está inserida, podemos desenvolver o respeito às características e às diferenças individuais, desenvolvendo a habilidade de nos relacionarmos de forma mais humana e solidária. Sobre a elaboração de um projeto de educação, analise as sentenças a seguir:
Assinale a alternativa CORRETA:
I- Elaborar um projeto único e inflexível de educação em direitos humanos.
II- Elaborar um projeto de educação em direitos humanos que permita atuar de acordo com os interesses e necessidades dos alunos.
III- Elaborar um projeto de educação em direitos humanos que atenda às exigências burocráticas, desconsiderando as características próprias da clientela.
IV- Aplicar um projeto de educação em direitos humanos unificado, em todo o território nacional.
a) Somente a sentença II está correta.
b) As sentenças II e III estão corretas.
c) Somente a sentença III está correta.
d) As sentenças I e IV estão corretas.

A Constituição Brasileira de 1988 e tantos documentos e outras leis dela advindos insistem em mostrar que a sociedade brasileira formou-se a partir de um processo de miscigenação, ou seja, a partir de indivíduos de diferentes etnias e culturas. No entanto, a sociedade, de um modo geral, e talvez até involuntariamente, tende ao seguimento dos padrões do Velho Mundo, em que predominam os brancos. O papel mais importante é o do homem, o cristianismo é a religião predominante, a heterossexualidade é o bem aceito, discriminando-se, a seu turno, os que não se encaixam nesses padrões. Acerca da diversidade, sua origem e a necessidade de superação, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
( ) A LDB de 1996 preconiza o princípio da igualdade de condições para o acesso à escola e ao pluralismo de ideias.
( ) A escola brasileira apresenta um grande número de alunos com origens étnico-raciais diferentes, mas os livros didáticos (a maioria destes) apresenta visões estereotipadas dos diversos grupos constituintes da sociedade.
( ) Os professores, no ambiente escolar, tratam igualitariamente os diferentes valores culturais, próprios do contexto da criança e do adolescente.
( ) Para que ocorra a verdadeira mudança, no que concerne à diversidade, é importante que as práticas pedagógicas tenham as diferenças como alicerce.
a) V - F - V - V.
b) F - F - F - F.
c) F - V - F - V.
d) V - V - F - V.

Para que ocorra a verdadeira mudança, no que concerne à diversidade, é importante que as práticas pedagógicas tenham as diferenças como alicerce. Assim, o currículo escolar precisa ser uma construção coletiva, a qual compreenda a comunidade escolar como um todo. Nesse caso, ter-se-á, na sua base, a política da diversidade e o combate à discriminação, além da compreensão dos diferentes discursos sociais e escolares.
Arrisca-se, então, dizer que o currículo seria um reflexo da realidade. No que diz respeito à escola, ao currículo e ao combate às diferenças, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas: ( ) A diversidade, em si, traz a marca da diferença e da multiplicidade. ( ) O conhecimento da diferença, por si só, faz o ser humano ser tolerante. ( ) Ser tolerante, em si, passa pelo questionamento dos valores homogêneos, os quais excluem o diferente. ( ) Para admirar e respeitar as diferenças, é preciso compreender como estas estão imbricadas e constituídas no bojo da sociedade. Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
a) V - F - V - V.
b) V - F - V - F.
c) V - V - F - F.
d) F - V - F - V.

A educação, direito de todos e dever do Estado e da família, será promovida e incentivada com a colaboração da sociedade, visando ao pleno desenvolvimento da pessoa, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho, conforme disposto no Art. 205 da Constituição Federal. Sobre o exposto, analise as sentenças as seguir:
Assinale a alternativa CORRETA:
I- O direito à educação é reconhecido internacionalmente através do artigo 260° da Declaração Universal dos Direitos Humanos.
II- O direito à educação é reconhecido internacionalmente através do artigo 26° da Declaração Universal dos Direitos Humanos.
III- O direito à educação é reconhecido internacionalmente através do artigo 26° da Declaração Universal dos Direitos Humanos e nacionalmente pela Constituição Federal do Brasil de 1988.
IV- O direito à educação é reconhecido internacionalmente através do artigo 126° da Declaração Universal dos Direitos Humanos.
A As sentenças I e III estão corretas.
B As sentenças II e III estão corretas.
C As sentenças II e IV estão corretas.
D As sentenças I e II estão corretas.

Muitas vezes, no dia a dia, utilizamos expressões que, mesmo que sem intenções, estão imbuídas de preconceitos e podem ferir quem recebe. Sobre isso, Aquino (2002) ressalta a importância da consciência e o cuidado ao dirigir-se com palavras deste contexto a outra pessoa. É necessário refletirmos sempre. Sobre exemplos de tais expressões, analise as afirmativas a seguir:
Assinale a alternativa CORRETA:
I- Ela é negra, mas sua alma é branca.
II- Ricardo é homossexual, mas é um sujeito legal, parece ser normal.
III- Ele é pobre, mas é limpinho, pode confiar.
IV- Você parece ter menos idade, sua fisionomia é de jovem.
A As afirmativas II e IV estão correta
B As afirmativas I, II e III estão corretas.
C As afirmativas I, III e IV estão corretas.
D As afirmativas I e IV estão corretas.

Data do ano de 1951 a primeira lei brasileira que prevê, expressamente, a responsabilidade penal por condutas relacionadas à discriminação relativa à etnia ou cor da pele (Lei Afonso Arinos), em consonância com a Declaração Universal dos Direitos Humanos (1948) que anuncia, já em seu artigo primeiro, a liberdade e igualdade entre todas as pessoas, com relação à sua dignidade e direitos. A respeito da preocupação, ainda atual, no combate à discriminação racial, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) Problemas relacionados à discriminação e preconceito racial são mais visíveis no Brasil, enquanto que em países do circuito europeu, como a Alemanha e a Itália, tal situação é praticamente inexistente.
( ) É visível que as expressões do racismo se modificam com o passar do tempo, porém manifestam-se de diferentes modos, reproduzindo estruturas de discriminação e desigualdade entre a população branca e negra/indígena do país.

A escola reflete as transformações sociais de cada momento histórico. O que foi relevante em décadas anteriores, hoje já não faz sentido. Por esse motivo é que a escola deve caminhar em contínua transformação e reformulação. Nesse sentido, há caminhos para adaptar a educação às exigências da sociedade e, ao mesmo tempo. Sobre esses caminhos, assinale a alternativa CORRETA:
a) O reconhecimento do papel do professor como autoridade fundamental de todo o processo de aprendizagem.
b) A valorização de cada integrante do contexto escolar, enfatizando uma cultura homogênea e a transmissão de conhecimentos de forma igualitária.
c) O reconhecimento de uma concepção educadora desvinculada de um caráter multicultural e valorização apenas das culturas a qual a escola está inserida.
d) A identificação do caráter polissêmico da escola e a consideração aos diferentes contextos de professores e alunos.

No dia a dia, é comum ouvir-se falar em sexo, em gênero e em sexualidade. A tendência é de as pessoas considerarem estes três fatores iguais, tratando-os da mesma maneira, ou ainda de ver entre eles única e exclusivamente relação direta com as diferenças biológicas, ou seja, diferenças entre homens e mulheres. Esses fatores, se mal compreendidos, ou dependendo das concepções que se tem acerca deles, podem ser contribuidores para a promoção das diferenças individuais, ou ainda para a criação de estereótipos. Acerca das diferenças existentes entre sexo, gênero e sexualidade, assinale a alternativa CORRETA:
a) As palavras sexo, gênero e sexualidade, de um modo geral, recebem, da parte da sociedade, a correta interpretação.
b) As palavras sexo, gênero e sexualidade, de modo algum, expressam alguma relação política.
c) As palavras sexo, gênero e sexualidade não mantêm relação com as lutas de poder.
d) As palavras sexo, gênero e sexualidade, geralmente, são concebidas na ótica das características individuais.

A notícia veio de supetão: iam meter-me na escola. Já me haviam falado nisso, em horas de zanga, mas nunca me convencera que realizassem a ameaça. A escola, segundo informações dignas de crédito, era um lugar para onde se enviavam as crianças rebeldes. Eu me comportava direito: encolhido e morno, deslizava como sombra. [...] A escola era horrível e eu não podia negá-la, como negara o inferno. Considerei a resolução de meus pais uma injustiça. [...] Lembrei-me do professor público, austero e cabeludo, arrepiei-me calculando o rigor daqueles braços. Não me defendi, não mostrei as razões que me fervilhavam na cabeça, a mágoa que me inchava o coração. Inútil qualquer resistência.
O texto do escritor Graciliano Ramos traz lembranças de sua entrada na escola, que expressam um momento da Educação brasileira. Entretanto, o pensamento pedagógico tem-se modificado ao longo do tempo, contrapondo-se ao modelo de escola evidenciado no texto. Este contraponto é expresso por:
I- Transmissão cultural que considera o aluno como um ser passivo, atribuindo caráter dogmático aos conteúdos de ensino.
II- Valorização da criança, do afeto entre professor e aluno, das reflexões sobre as formas de ensino que considerem o saber das crianças.
III- Dimensão dialógica do processo ensino/aprendizagem com ênfase nas relações igualitárias.
IV- Preocupação com a formação humana relacionando às dimensões humana, econômica, social, política e cultural.
a) III e IV.
b) II, III e IV.
c) I, II, III e IV.
d) I, II e III.

(ENADE, 2014) O compromisso com a construção da cidadania pede, necessariamente, uma prática educacional voltada para a compreensão da realidade social e dos direitos e responsabilidades em relação à vida pessoal, coletiva e ambiental. Nessa perspectiva, é que foram incorporadas como temas transversais as questões da ética, da pluralidade cultural, do meio ambiente, da saúde e da orientação sexual. Amplos o bastante para traduzir preocupações da sociedade brasileira de hoje, os temas transversais correspondem a questões importantes, urgentes e presentes de várias formas na vida cotidiana. O desafio que se apresenta às escolas é o de abrirem-se para seu debate.
O texto acima ressalta a importância de a escola planejar seu trabalho e o professor preparar aulas com o objetivo de desenvolver:
I. A consciência da condição sócio-histórica da sociedade brasileira, que carrega marcas de autoritarismo.
II. A consciência de uma sociedade para todos, a qual prepara o cidadão nos limites de sua condição socioeconômica.
III. O pensamento de que a democracia, no seu sentido amplo, é o direito do cidadão de ir e vir e de exercer o seu direito de voto.
IV. A capacidade de buscar soluções e alternativas para questões da vida coletiva, posicionando-se e respeitando opiniões divergentes.

Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Experimente o Premium!star struck emoji

Acesse conteúdos dessa e de diversas outras disciplinas.

Libere conteúdos
sem pagar

Ajude estudantes e ganhe conteúdos liberados!

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Experimente o Premium!star struck emoji

Acesse conteúdos dessa e de diversas outras disciplinas.

Libere conteúdos
sem pagar

Ajude estudantes e ganhe conteúdos liberados!

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Experimente o Premium!star struck emoji

Acesse conteúdos dessa e de diversas outras disciplinas.

Libere conteúdos
sem pagar

Ajude estudantes e ganhe conteúdos liberados!

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Experimente o Premium!star struck emoji

Acesse conteúdos dessa e de diversas outras disciplinas.

Libere conteúdos
sem pagar

Ajude estudantes e ganhe conteúdos liberados!

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Experimente o Premium!star struck emoji

Acesse conteúdos dessa e de diversas outras disciplinas.

Libere conteúdos
sem pagar

Ajude estudantes e ganhe conteúdos liberados!

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Experimente o Premium!star struck emoji

Acesse conteúdos dessa e de diversas outras disciplinas.

Libere conteúdos
sem pagar

Ajude estudantes e ganhe conteúdos liberados!

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Experimente o Premium!star struck emoji

Acesse conteúdos dessa e de diversas outras disciplinas.

Libere conteúdos
sem pagar

Ajude estudantes e ganhe conteúdos liberados!

Questões resolvidas

É importante como educadores, termos o conhecimento da realidade sociocultural de nossos alunos, suas contradições, conflitos, necessidades e desafios. A partir do momento que conhecemos a realidade da comunidade onde a escola está inserida, podemos desenvolver o respeito às características e às diferenças individuais, desenvolvendo a habilidade de nos relacionarmos de forma mais humana e solidária. Sobre a elaboração de um projeto de educação, analise as sentenças a seguir:
Assinale a alternativa CORRETA:
I- Elaborar um projeto único e inflexível de educação em direitos humanos.
II- Elaborar um projeto de educação em direitos humanos que permita atuar de acordo com os interesses e necessidades dos alunos.
III- Elaborar um projeto de educação em direitos humanos que atenda às exigências burocráticas, desconsiderando as características próprias da clientela.
IV- Aplicar um projeto de educação em direitos humanos unificado, em todo o território nacional.
a) Somente a sentença II está correta.
b) As sentenças II e III estão corretas.
c) Somente a sentença III está correta.
d) As sentenças I e IV estão corretas.

A Constituição Brasileira de 1988 e tantos documentos e outras leis dela advindos insistem em mostrar que a sociedade brasileira formou-se a partir de um processo de miscigenação, ou seja, a partir de indivíduos de diferentes etnias e culturas. No entanto, a sociedade, de um modo geral, e talvez até involuntariamente, tende ao seguimento dos padrões do Velho Mundo, em que predominam os brancos. O papel mais importante é o do homem, o cristianismo é a religião predominante, a heterossexualidade é o bem aceito, discriminando-se, a seu turno, os que não se encaixam nesses padrões. Acerca da diversidade, sua origem e a necessidade de superação, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
( ) A LDB de 1996 preconiza o princípio da igualdade de condições para o acesso à escola e ao pluralismo de ideias.
( ) A escola brasileira apresenta um grande número de alunos com origens étnico-raciais diferentes, mas os livros didáticos (a maioria destes) apresenta visões estereotipadas dos diversos grupos constituintes da sociedade.
( ) Os professores, no ambiente escolar, tratam igualitariamente os diferentes valores culturais, próprios do contexto da criança e do adolescente.
( ) Para que ocorra a verdadeira mudança, no que concerne à diversidade, é importante que as práticas pedagógicas tenham as diferenças como alicerce.
a) V - F - V - V.
b) F - F - F - F.
c) F - V - F - V.
d) V - V - F - V.

Para que ocorra a verdadeira mudança, no que concerne à diversidade, é importante que as práticas pedagógicas tenham as diferenças como alicerce. Assim, o currículo escolar precisa ser uma construção coletiva, a qual compreenda a comunidade escolar como um todo. Nesse caso, ter-se-á, na sua base, a política da diversidade e o combate à discriminação, além da compreensão dos diferentes discursos sociais e escolares.
Arrisca-se, então, dizer que o currículo seria um reflexo da realidade. No que diz respeito à escola, ao currículo e ao combate às diferenças, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas: ( ) A diversidade, em si, traz a marca da diferença e da multiplicidade. ( ) O conhecimento da diferença, por si só, faz o ser humano ser tolerante. ( ) Ser tolerante, em si, passa pelo questionamento dos valores homogêneos, os quais excluem o diferente. ( ) Para admirar e respeitar as diferenças, é preciso compreender como estas estão imbricadas e constituídas no bojo da sociedade. Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
a) V - F - V - V.
b) V - F - V - F.
c) V - V - F - F.
d) F - V - F - V.

A educação, direito de todos e dever do Estado e da família, será promovida e incentivada com a colaboração da sociedade, visando ao pleno desenvolvimento da pessoa, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho, conforme disposto no Art. 205 da Constituição Federal. Sobre o exposto, analise as sentenças as seguir:
Assinale a alternativa CORRETA:
I- O direito à educação é reconhecido internacionalmente através do artigo 260° da Declaração Universal dos Direitos Humanos.
II- O direito à educação é reconhecido internacionalmente através do artigo 26° da Declaração Universal dos Direitos Humanos.
III- O direito à educação é reconhecido internacionalmente através do artigo 26° da Declaração Universal dos Direitos Humanos e nacionalmente pela Constituição Federal do Brasil de 1988.
IV- O direito à educação é reconhecido internacionalmente através do artigo 126° da Declaração Universal dos Direitos Humanos.
A As sentenças I e III estão corretas.
B As sentenças II e III estão corretas.
C As sentenças II e IV estão corretas.
D As sentenças I e II estão corretas.

Muitas vezes, no dia a dia, utilizamos expressões que, mesmo que sem intenções, estão imbuídas de preconceitos e podem ferir quem recebe. Sobre isso, Aquino (2002) ressalta a importância da consciência e o cuidado ao dirigir-se com palavras deste contexto a outra pessoa. É necessário refletirmos sempre. Sobre exemplos de tais expressões, analise as afirmativas a seguir:
Assinale a alternativa CORRETA:
I- Ela é negra, mas sua alma é branca.
II- Ricardo é homossexual, mas é um sujeito legal, parece ser normal.
III- Ele é pobre, mas é limpinho, pode confiar.
IV- Você parece ter menos idade, sua fisionomia é de jovem.
A As afirmativas II e IV estão correta
B As afirmativas I, II e III estão corretas.
C As afirmativas I, III e IV estão corretas.
D As afirmativas I e IV estão corretas.

Data do ano de 1951 a primeira lei brasileira que prevê, expressamente, a responsabilidade penal por condutas relacionadas à discriminação relativa à etnia ou cor da pele (Lei Afonso Arinos), em consonância com a Declaração Universal dos Direitos Humanos (1948) que anuncia, já em seu artigo primeiro, a liberdade e igualdade entre todas as pessoas, com relação à sua dignidade e direitos. A respeito da preocupação, ainda atual, no combate à discriminação racial, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) Problemas relacionados à discriminação e preconceito racial são mais visíveis no Brasil, enquanto que em países do circuito europeu, como a Alemanha e a Itália, tal situação é praticamente inexistente.
( ) É visível que as expressões do racismo se modificam com o passar do tempo, porém manifestam-se de diferentes modos, reproduzindo estruturas de discriminação e desigualdade entre a população branca e negra/indígena do país.

A escola reflete as transformações sociais de cada momento histórico. O que foi relevante em décadas anteriores, hoje já não faz sentido. Por esse motivo é que a escola deve caminhar em contínua transformação e reformulação. Nesse sentido, há caminhos para adaptar a educação às exigências da sociedade e, ao mesmo tempo. Sobre esses caminhos, assinale a alternativa CORRETA:
a) O reconhecimento do papel do professor como autoridade fundamental de todo o processo de aprendizagem.
b) A valorização de cada integrante do contexto escolar, enfatizando uma cultura homogênea e a transmissão de conhecimentos de forma igualitária.
c) O reconhecimento de uma concepção educadora desvinculada de um caráter multicultural e valorização apenas das culturas a qual a escola está inserida.
d) A identificação do caráter polissêmico da escola e a consideração aos diferentes contextos de professores e alunos.

No dia a dia, é comum ouvir-se falar em sexo, em gênero e em sexualidade. A tendência é de as pessoas considerarem estes três fatores iguais, tratando-os da mesma maneira, ou ainda de ver entre eles única e exclusivamente relação direta com as diferenças biológicas, ou seja, diferenças entre homens e mulheres. Esses fatores, se mal compreendidos, ou dependendo das concepções que se tem acerca deles, podem ser contribuidores para a promoção das diferenças individuais, ou ainda para a criação de estereótipos. Acerca das diferenças existentes entre sexo, gênero e sexualidade, assinale a alternativa CORRETA:
a) As palavras sexo, gênero e sexualidade, de um modo geral, recebem, da parte da sociedade, a correta interpretação.
b) As palavras sexo, gênero e sexualidade, de modo algum, expressam alguma relação política.
c) As palavras sexo, gênero e sexualidade não mantêm relação com as lutas de poder.
d) As palavras sexo, gênero e sexualidade, geralmente, são concebidas na ótica das características individuais.

A notícia veio de supetão: iam meter-me na escola. Já me haviam falado nisso, em horas de zanga, mas nunca me convencera que realizassem a ameaça. A escola, segundo informações dignas de crédito, era um lugar para onde se enviavam as crianças rebeldes. Eu me comportava direito: encolhido e morno, deslizava como sombra. [...] A escola era horrível e eu não podia negá-la, como negara o inferno. Considerei a resolução de meus pais uma injustiça. [...] Lembrei-me do professor público, austero e cabeludo, arrepiei-me calculando o rigor daqueles braços. Não me defendi, não mostrei as razões que me fervilhavam na cabeça, a mágoa que me inchava o coração. Inútil qualquer resistência.
O texto do escritor Graciliano Ramos traz lembranças de sua entrada na escola, que expressam um momento da Educação brasileira. Entretanto, o pensamento pedagógico tem-se modificado ao longo do tempo, contrapondo-se ao modelo de escola evidenciado no texto. Este contraponto é expresso por:
I- Transmissão cultural que considera o aluno como um ser passivo, atribuindo caráter dogmático aos conteúdos de ensino.
II- Valorização da criança, do afeto entre professor e aluno, das reflexões sobre as formas de ensino que considerem o saber das crianças.
III- Dimensão dialógica do processo ensino/aprendizagem com ênfase nas relações igualitárias.
IV- Preocupação com a formação humana relacionando às dimensões humana, econômica, social, política e cultural.
a) III e IV.
b) II, III e IV.
c) I, II, III e IV.
d) I, II e III.

(ENADE, 2014) O compromisso com a construção da cidadania pede, necessariamente, uma prática educacional voltada para a compreensão da realidade social e dos direitos e responsabilidades em relação à vida pessoal, coletiva e ambiental. Nessa perspectiva, é que foram incorporadas como temas transversais as questões da ética, da pluralidade cultural, do meio ambiente, da saúde e da orientação sexual. Amplos o bastante para traduzir preocupações da sociedade brasileira de hoje, os temas transversais correspondem a questões importantes, urgentes e presentes de várias formas na vida cotidiana. O desafio que se apresenta às escolas é o de abrirem-se para seu debate.
O texto acima ressalta a importância de a escola planejar seu trabalho e o professor preparar aulas com o objetivo de desenvolver:
I. A consciência da condição sócio-histórica da sociedade brasileira, que carrega marcas de autoritarismo.
II. A consciência de uma sociedade para todos, a qual prepara o cidadão nos limites de sua condição socioeconômica.
III. O pensamento de que a democracia, no seu sentido amplo, é o direito do cidadão de ir e vir e de exercer o seu direito de voto.
IV. A capacidade de buscar soluções e alternativas para questões da vida coletiva, posicionando-se e respeitando opiniões divergentes.

Prévia do material em texto

15/06/2023, 15:43 Avaliação Final (Objetiva) - Individual
about:blank 1/7
Prova Impressa
GABARITO | Avaliação Final (Objetiva) - Individual
(Cod.:686793)
Peso da Avaliação 3,00
Prova 37950838
Qtd. de Questões 12
Acertos/Erros 12/0
Nota 10,00
É importante como educadores, termos o conhecimento da realidade sociocultural de nossos 
alunos, suas contradições, conflitos, necessidades e desafios. A partir do momento que conhecemos a 
realidade da comunidade onde a escola está inserida, podemos desenvolver o respeito às 
características e às diferenças individuais, desenvolvendo a habilidade de nos relacionarmos de forma 
mais humana e solidária. Sobre a elaboração de um projeto de educação, analise as sentenças a 
seguir:
 
I- Elaborar um projeto único e inflexível de educação em direitos humanos.
II- Elaborar um projeto de educação em direitos humanos que permita atuar de acordo com os 
interesses e necessidades dos alunos.
III- Elaborar um projeto de educação em direitos humanos que atenda às exigências burocráticas, 
desconsiderando as características próprias da clientela.
IV- Aplicar um projeto de educação em direitos humanos unificado, em todo o território nacional.
Assinale a alternativa CORRETA:
A Somente a sentença III está correta.
B As sentenças II e III estão corretas.
C Somente a sentença II está correta.
D As sentenças I e IV estão corretas.
A Constituição Brasileira de 1988 e tantos documentos e outras leis dela advindos insistem em 
mostrar que a sociedade brasileira formou-se a partir de um processo de miscigenação, ou seja, a 
partir de indivíduos de diferentes etnias e culturas. No entanto, a sociedade, de um modo geral, e 
talvez até involuntariamente, tende ao seguimento dos padrões do Velho Mundo, em que predominam 
os brancos. O papel mais importante é o do homem, o cristianismo é a religião predominante, a 
heterossexualidade é o bem aceito, discriminando-se, a seu turno, os que não se encaixam nesses 
padrões. Acerca da diversidade, sua origem e a necessidade de superação, classifique V para as 
sentenças verdadeiras e F para as falsas: 
( ) A LDB de 1996 preconiza o princípio da igualdade de condições para o acesso à escola e ao 
pluralismo de ideias.
( ) A escola brasileira apresenta um grande número de alunos com origens étnico-raciais diferentes, 
mas os livros didáticos (a maioria destes) apresenta visões estereotipadas dos diversos grupos 
constituintes da sociedade.
( ) Os professores, no ambiente escolar, tratam igualitariamente os diferentes valores culturais, 
próprios do contexto da criança e do adolescente.
 VOLTAR
A+
Alterar modo de visualização
1
2
15/06/2023, 15:43 Avaliação Final (Objetiva) - Individual
about:blank 2/7
( ) Para que ocorra a verdadeira mudança, no que concerne à diversidade, é importante que as 
práticas pedagógicas tenham as diferenças como alicerce.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
A F - F - F - F.
B F - V - F - V.
C V - V - F - V.
D V - F - V - V.
Para que ocorra a verdadeira mudança, no que concerne à diversidade, é importante que as 
práticas pedagógicas tenham as diferenças como alicerce. Assim, o currículo escolar precisa ser uma 
construção coletiva, a qual compreenda a comunidade escolar como um todo. Nesse caso, ter-se-á, na 
sua base, a política da diversidade e o combate à discriminação, além da compreensão dos diferentes 
discursos sociais e escolares. Arrisca-se, então, dizer que o currículo seria um reflexo da realidade. 
No que diz respeito à escola, ao currículo e ao combate às diferenças, classifique V para as sentenças 
verdadeiras e F para as falsas:
( ) A diversidade, em si, traz a marca da diferença e da multiplicidade.
( ) O conhecimento da diferença, por si só, faz o ser humano ser tolerante.
( ) Ser tolerante, em si, passa pelo questionamento dos valores homogêneos, os quais excluem o 
diferente.
( ) Para admirar e respeitar as diferenças, é preciso compreender como estas estão imbricadas e 
constituídas no bojo da sociedade.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
A V - F - V - F.
B F - V - F - V.
C V - V - F - F.
D V - F - V - V.
A educação, direito de todos e dever do Estado e da família, será promovida e incentivada com a 
colaboração da sociedade, visando ao pleno desenvolvimento da pessoa, seu preparo para o exercício 
da cidadania e sua qualificação para o trabalho, conforme disposto no Art. 205 da Constituição 
Federal. Sobre o exposto, analise as sentenças as seguir:
I- O direito à educação é reconhecido internacionalmente através do artigo 260° da Declaração 
Universal dos Direitos Humanos.
II- O direito à educação é reconhecido internacionalmente através do artigo 26° da Declaração 
Universal dos Direitos Humanos.
III- O direito à educação é reconhecido internacionalmente através do artigo 26° da Declaração 
Universal dos Direitos Humanos e nacionalmente pela Constituição Federal do Brasil de 1988.
IV- O direito à educação é reconhecido internacionalmente através do artigo 126° da Declaração 
Universal dos Direitos Humanos.
3
4
15/06/2023, 15:43 Avaliação Final (Objetiva) - Individual
about:blank 3/7
Assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: https://www.senado.leg.br/atividade/const/con1988/CON1988_05.10.1988/art_205_.asp. 
Acesso em: 20 mar. 2020.
A As sentenças I e III estão corretas.
B As sentenças I e II estão corretas.
C As sentenças II e III estão corretas.
D As sentenças II e IV estão corretas.
Muitas vezes, no dia a dia, utilizamos expressões que, mesmo que sem intenções, estão 
imbuídas de preconceitos e podem ferir quem recebe. Sobre isso, Aquino (2002) ressalta a 
importância da consciência e o cuidado ao dirigir-se com palavras deste contexto a outra pessoa. É 
necessário refletirmos sempre. Sobre exemplos de tais expressões, analise as afirmativas a seguir:
I- Ela é negra, mas sua alma é branca.
II- Ricardo é homossexual, mas é um sujeito legal, parece ser normal.
III- Ele é pobre, mas é limpinho, pode confiar.
IV- Você parece ter menos idade, sua fisionomia é de jovem.
Assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: AQUINO, J. G. A desordem na relação professor-aluno: indisciplina, moralidade e 
conhecimento. In: AQUINO, J. G. (Org.). Indisciplina na escola: alternativas teóricas e práticas. 8. 
ed. São Paulo: Summus, 2002.
A As afirmativas II e IV estão correta
B As afirmativas I, II e III estão corretas.
C As afirmativas I, III e IV estão corretas.
D As afirmativas I e IV estão corretas.
Data do ano de 1951 a primeira lei brasileira que prevê, expressamente, a responsabilidade 
penal por condutas relacionadas à discriminação relativa à etnia ou cor da pele (Lei Afonso Arinos), 
em consonância com a Declaração Universal dos Direitos Humanos (1948) que anuncia, já em seu 
artigo primeiro, a liberdade e igualdade entre todas as pessoas, com relação à sua dignidade e direitos. 
A respeito da preocupação, ainda atual, no combate à discriminação racial, classifique V para as 
sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) Problemas relacionados à discriminação e preconceito racial são mais visíveis no Brasil, 
enquanto que em países do circuito europeu, como a Alemanha e a Itália, tal situação é praticamente 
inexistente. 
( ) É visível que as expressões do racismo se modificam com o passar do tempo, porém 
manifestam-se de diferentes modos, reproduzindo estruturas de discriminação e desigualdade entre a 
população branca e negra/indígena do país. 
5
6
15/06/2023, 15:43 Avaliação Final (Objetiva) - Individual
about:blank 4/7
( ) Princípios gerais de igualdade de tratamento entre as pessoas, com relação a diversos fatores - 
inclusive à etnia/raça - estão presentes na legislação de outros países, inclusive na Constituição 
Italiana de 1948.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
FONTE: Disponível em: . Acesso em: 10 out. 2017.
A V - F - F.
B F - V - F.
C F - V - V.
D V - V - F.
No Art. 227, § 1º-II, a Constituição de 1988 prevê a criação de programasde prevenção e 
atendimento especializado para os portadores de deficiência física, sensorial ou mental, bem como de 
integração social do adolescente portador de deficiência, mediante o treinamento para o trabalho e a 
convivência, e a facilitação do acesso aos bens e serviços coletivos, com a eliminação de preconceitos 
e obstáculos arquitetônicos. Sobre o tema abordado, analise as sentenças a seguir:
I- A educação é uma pedagogia centrada no sujeito.
II- A educação inclusiva deve atender à pedagogia centrada no sujeito.
III- Diante do processo de aprendizagem, a educação inclusiva deve atender a todos através de uma 
pedagogia centrada no sujeito.
IV- A educação inclusiva deve atender a todos através de uma pedagogia centrada no sujeito.
Assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: https://www.senado.leg.br/atividade/const/con1988/con1988_06.06.2017/art_227_.asp. 
Acesso em: 20 mar. 2020.
A Somente a sentença IV está correta.
B As sentenças I e II estão corretas.
C As sentenças II e IV estão corretas.
D As sentenças II e III estão corretas.
A escola reflete as transformações sociais de cada momento histórico. O que foi relevante em 
décadas anteriores, hoje já não faz sentindo. Por esse motivo é que a escola deve caminhar em 
contínua transformação e reformulação. Nesse sentido, há caminhos para adaptar a educação às 
exigências da sociedade e, ao mesmo tempo. Sobre esses caminhos, assinale a alternativa CORRETA:
A A valorização de cada integrante do contexto escolar, enfatizando uma cultura homogênea e a
transmissão de conhecimentos de forma igualitária.
B A identificação do caráter polissêmico da escola e a consideração aos diferentes contextos de
professores e alunos.
7
8
15/06/2023, 15:43 Avaliação Final (Objetiva) - Individual
about:blank 5/7
C O reconhecimento do papel do professor como autoridade fundamental de todo o processo de
aprendizagem.
D O reconhecimento de uma concepção educadora desvinculada de um caráter multicultural e
valorização apenas das culturas a qual a escola está inserida.
Como um reflexo da legislação vigente e da posição do Estado brasileiro com relação à garantia 
da cidadania, as políticas educacionais brasileiras preveem o direito à diversidade e à inclusão. Tais 
direitos são reforçados nos documentos que orientam a elaboração dos currículos e as práticas 
educacionais no país com os Parâmetros Curriculares Nacionais. Sobre o exposto, assinale a 
alternativa CORRETA:
A Em nossas escolas brasileiras existem aspectos importantes, que evidenciam a qualidade e a
permanência da criança na escola, sendo necessário privilegiar somente os menos favorecidos.
B O acesso à educação no Brasil, depois do acordo firmado do Fórum Internacional de Direitos das
Crianças, é evidente o discurso e a preferência pelas crianças com altas habilidades.
C No dia a dia nas escolas brasileiras, o acesso à educação de qualidade e sem distinção permanece
cada vez mais presente nos discursos e avança em muitas práticas, pois o processo é moroso.
D A acessibilidade não garante o direito do sujeito com deficiência, mesmo sabendo que isso não se
institui uma nova forma de olhar para uma educação de qualidade.
No dia a dia, é comum ouvir-se falar em sexo, em gênero e em sexualidade. A tendência é de as 
pessoas considerarem estes três fatores iguais, tratando-os da mesma maneira, ou ainda de ver entre 
eles única e exclusivamente relação direta com as diferenças biológicas, ou seja, diferenças entre 
homens e mulheres. Esses fatores, se mal compreendidos, ou dependendo das concepções que se tem 
acerca deles, podem ser contribuidores para a promoção das diferenças individuais, ou ainda para a 
criação de estereótipos. Acerca das diferenças existentes entre sexo, gênero e sexualidade, assinale a 
alternativa CORRETA:
A As palavras sexo, gênero e sexualidade, de modo algum, expressam alguma relação política.
B As palavras sexo, gênero e sexualidade não mantêm relação com as lutas de poder.
C As palavras sexo, gênero e sexualidade, de um modo geral, recebem, da parte da sociedade, a
correta interpretação.
D As palavras sexo, gênero e sexualidade, geralmente, são concebidas na ótica das características
individuais.
A notícia veio de supetão: iam meter-me na escola. Já me haviam falado nisso, em horas de 
zanga, mas nunca me convencera que realizassem a ameaça. A escola, segundo informações dignas 
de crédito, era um lugar para onde se enviavam as crianças rebeldes. Eu me comportava direito: 
encolhido e morno, deslizava como sombra. [...] A escola era horrível e eu não podia negá-la, como 
negara o inferno. Considerei a resolução de meus pais uma injustiça. [...] Lembrei-me do professor 
público, austero e cabeludo, arrepiei-me calculando o rigor daqueles braços. Não me defendi, não 
mostrei as razões que me fervilhavam na cabeça, a mágoa que me inchava o coração. Inútil qualquer 
resistência. 
RAMOS, Graciliano. Infância, Rio de Janeiro: Record, 1995, p. 104.
9
10
11
15/06/2023, 15:43 Avaliação Final (Objetiva) - Individual
about:blank 6/7
O texto do escritor Graciliano Ramos traz lembranças de sua entrada na escola, que expressam um 
momento da Educação brasileira. Entretanto, o pensamento pedagógico tem-se modificado ao longo 
do tempo, contrapondo-se ao modelo de escola evidenciado no texto.
Este contraponto é expresso por: 
I- Transmissão cultural que considera o aluno como um ser passivo, atribuindo caráter dogmático aos 
conteúdos de ensino.
II- Valorização da criança, do afeto entre professor e aluno, das reflexões sobre as formas de ensino 
que considerem o saber das crianças.
III- Dimensão dialógica do processo ensino/aprendizagem com ênfase nas relações igualitárias.
IV- Preocupação com a formação humana relacionando às dimensões humana, econômica, social, 
política e cultural. 
São corretos:
A I, II e III.
B II, III e IV.
C I, II, III e IV.
D III e IV.
(ENADE, 2014) O compromisso com a construção da cidadania pede, necessariamente, uma 
prática educacional voltada para a compreensão da realidade social e dos direitos e responsabilidades 
em relação à vida pessoal, coletiva e ambiental. Nessa perspectiva, é que foram incorporadas como 
temas transversais as questões da ética, da pluralidade cultural, do meio ambiente, da saúde e da 
orientação sexual. Amplos o bastante para traduzir preocupações da sociedade brasileira de hoje, os 
temas transversais correspondem a questões importantes, urgentes e presentes de várias formas na 
vida cotidiana. O desafio que se apresenta às escolas é o de abrirem-se para seu debate.
BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: apresentação dos 
temas transversais, ética. Brasília: MEC/SEF, 1997 (adaptado).
O texto acima ressalta a importância de a escola planejar seu trabalho e o professor preparar aulas 
com o objetivo de desenvolver:
I. A consciência da condição sócio-histórica da sociedade brasileira, que carrega marcas de 
autoritarismo.
II. A consciência de uma sociedade para todos, a qual prepara o cidadão nos limites de sua condição 
socieconômica. 
III. O pensamento de que a democracia, no seu sentido amplo, é o direito do cidadão de ir e vir e de 
exercer o seu direito de voto.
IV. A capacidade de buscar soluções e alternativas para questões da vida coletiva, posicionando-se e 
respeitando opiniões divergentes.
V. A capacidade de participar da sociedade, de forma efetiva, realizando ações que visem à superação 
da desigualdade social.
É correto apenas o que se afirma em:
A I, IV e V.
B III, IV e V.
12
15/06/2023, 15:43 Avaliação Final (Objetiva) - Individual
about:blank 7/7
C I, II e III.
D I e II.
Imprimir

Mais conteúdos dessa disciplina