Buscar

ESCOLA E SOCIEDADE PAPPER 8

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

2
 Escola como reconstrutora da sociedade 
 
Ana Luiza ¹
Itassia Andrade ¹
Jayne Kellen ¹
Ranna Cairen ¹
 Valdenilda Luz ¹ 
 Mahele Verônica dos Santos² 
1. INTRODUÇÃO
	
 A escola desempenha um grande papel na reconstrução da sociedade. A escola tem a capacidade de influenciar e transformar não apenas os indivíduos envolvidos, mas também as comunidades como um todo. 
 Além disso a escola é um ambiente onde crianças e jovens adquirem conhecimento, valores e habilidades que moldarão o seu papel como cidadãos responsáveis e participantes ativos da sociedade. 
 Uma das principais maneiras pelas quais se reconstrói a sociedade é por meio da educação. A educação da capacidade os indivíduos, fortalecendo-lhes as habilidades necessárias para enfrentar os desafios da vida, tomar decisões e contribuir de maneira significativa para a sociedade. FREIRE (2000,p.67): “ A educação sozinha não transforma a sociedade, sem ela tão pouco a sociedade muda”.
Ao se investir na educação e fortalecer o sistema educacional, podemos construir uma sociedade mais democrática, justa e sustentável, a escola desempenha um papel crucial na reconstrução da sociedade por meio da educação, formação cívica, transmissão de valores, impulsionando a inovação e a mudança social e a promoção da igualdade e inclusão.
O presente trabalho tem o objetivo geral de identificar a escola como sociedade e mostrar que a escola é proporcionar educação e promover o desenvolvimento integral dos indivíduos. Além disso, a escola busca preparar os educandos para o futuro, fornecendo-lhes as ferramentas necessárias para enfrentar os desafios da vida pessoal, cidadã e profissional. 
A escola também tem o objetivo de promover a igualdade de oportunidades, buscando superar desigualdades socioeconômicas e oferecendo acesso equitativo à educação para todos os indivíduos, independentemente de sua origem, gênero, religião, etnia ou outras características.
 Em resumo, o objetivo geral da escola como sociedade é proporcionar uma educação de qualidade que capacite os indivíduos a se tornarem cidadãos conscientes, informados, ativos e críticos, capazes de contribuir para o desenvolvimento da sociedade como um todo.
2. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
	
 Visando a construção de uma sociedade mais justa, inclusiva e desenvolvida a escola desempenha um papel como reconstrutora da sociedade. A escola promove a educação, desenvolve habilidades, agrega valores a cidadania. Reconhecer a importância da escola é fundamental, para valorizar e investir em uma educação de qualidade, engajados em construir um mundo melhor e comprometido com a transformação social, pois através de seu trabalho a escola contribui para a formação de indivíduos preparativos para enfrentar os desafios que a vida trás.
 Por diversos fatores a sociedade é moldada, a instituição escolar é um dos mais impactantes, pois a escola desempenha um papel fundamental na formação dos indivíduos e na construção de uma sociedade igualitária, desenvolvida e mais justa.
 A escola desempenha um grande papel ao proporcionar valores e na formação etiqueta dos indivíduos como também é responsável pelo desenvolvimento de habilidades e competências necessárias para o mundo contemporâneo. São grandes desafios, a escola precisa preparar o indivíduo para lidar com os desafios do século XXI, em diversos fatores, como o trabalho em equipe, resolver problemas complexos, pensamentos críticos, no desenvolvimento de habilidades socioemocionais e no desenvolvimento da criatividade. Através do currículo e das práticas pedagógicas a escola transmite valores como o respeito, tolerância, solidariedade, justiça e honestidade. 
 Esses valores são essenciais para convivência em sociedade e para a construção de relações saudáveis e harmônicas. Na formação de cidadãos responsáveis e comprometidos com o bem comum a escola pode promover a educação moral e cívica e para que a escola possa cumprir seu papel como reconstrutora da sociedade é necessário investimento adequado em recursos educacionais, infraestrutura adequada, investimento adequado e políticas educacionais que garantam a qualidade, comprometimento e equidade para uma boa educação. A união entre a escola, família e comunidade também é essencial para fortalecer a parceria e o impacto da educação na reconstrução da sociedade.
 O processo de socialização no que se refere à educação no Brasil, segundo Aranha (2001), a educação era feita por duas instituições básicas: a família e a igreja, sendo que as duas estavam baseadas na moral e na ética. A terceira era a escola, e esta estava incumbida de transmitir os conhecimentos gerais da humanidade.
FIGURA 1 – ESCOLA E FAMÍLIA 
FONTE:http://www.educadores.diaadia.pr.gov.br/modules/conteudo/conteudo.php?conteudo=773. Acesso em 25 de mai. de 2023.
 O primeiro grupo que a criança está incluída é a família, a família tem um papel importante no aprendizado e na construção de valores, a escola como reconstrutora da sociedade desempenha um papel crucial na promoção da educação. A educação proporcionada pela escola é um instrumento poderoso na transformação social e no seu empoderamento. Freire (2000, p.:67): “ A educação sozinha não transforma a sociedade, sem ela tampouco a sociedade muda”. É através da escola que crianças e jovens adquirem competências, conhecimentos e habilidades que são essenciais para vida pessoal, profissional e cidadã. A educação fornece oportunidades de superar desigualdades e abrir novas portas para um futuro melhor. A escola ao proporcionar o acesso ao conhecimento e a cultura, contribui para a formação de cidadãos críticos, conscientes e capazes de tomar suas próprias decisões. 
 Uma escola verdadeiramente concentrada na criança não ignora o lar, mas pelo contrario, trabalha em colaboração com ele. Uma tal escola preocupa -se com o tipo de lar no qual a criança está a ser criada, interessar-se-à pela sua biografia, toda criança chega à escola com uma longa carreira atrás dela. (...) Os pais podem ajudar tanto o professor como a criança a fornecerem informações significativas à atenção na escola. GESSEL, (1977, p.401).
 A importância da escola reside no fato de ser um espaço dedicado especificamente à educação, com profissionais capacitados e recursos adequados. A escola oferece um currículo estruturado que abrange diversas áreas do conhecimento, desde disciplinas acadêmicas até habilidades socioemocionais. Ela promove a aprendizagem formal, estimula a curiosidade, desenvolve o pensamento crítico, fomenta o trabalho em equipe e oferece oportunidades de descoberta e experimentação.
3. RESULTADOS E DISCUSSÕES
	
Diante dessa pesquisa podemos afirmar que a parceira da família junto a escola trás muitos benefícios para nossas crianças e nossos jovens pois a família tem um papel importante no aprendizado e na construção de valores e a escola também desempenha um importante papel na reconstrução da sociedade, promove a educação e desenvolve habilidades e agrega valores a cidadania, com essa junção teremos a formação de cidadãos responsáveis e comprometidos por um bem comum.
Na figura 1, podemos observar que com a parceira da família e da escola as crianças e jovens tem uma base forte para crescerem com educação e valores, “A participação da família é muito importante no desempenho escolar do aluno, e todo educador deseja que os pais acompanhem as lições de casa, participem das reuniões escolares e sejam cooperativos e atentos no desempenho escolar dos filhos na medida certa”. BENCINI 2003, p. 38).
4. REFERÊNCIAS
	ARANHA, Maria Lúcia de Arruda. História da Educação, São Paulo – SP, Moderna, 2001.
BENCINI, Roberta. Como atrair os pais para a escola. In Revista Nova Escola. p.38. Ano XVIII ,nº 166, Outubro de 2003.
FREIRE,Paulo. 2000.p.67. Por uma pedagogia das grandes urgências planetárias. Revista centro de educação UFSM, Santa Maria, 30 de Nov. 2016
GESSEL,Arnold etal. A criança dos 5 aos 10 anos. Lisboa: Dom Quixote,1977.
1 Nome dos acadêmicos
2 Nome do Professor tutor externo
Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI - Curso (Código da Turma) – Prática do Módulo III - 21/06/2023.

Outros materiais