Buscar

O USO DAS OFICINAS PEDAGÓGICAS COMOESTRATÉGIA DE ENSINO peper

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

O USO DAS OFICINAS PEDAGÓGICAS COMO ESTRATÉGIA DE ENSINO. 
 
DARLENE ALVES CAVALCANTE[footnoteRef:1] [1: Acadêmica do Curso de Licenciatura em Pedagogia da Turma 2868PED do Centro Universitário Leonardo da Vinci polo Breves. E-mail: darlenylvs@gmail.com] 
 JOSIELI DO NASCIMENTO DIAS[footnoteRef:2] [2: Acadêmica do curso de Licenciatura em Pedagogia da Turma 2868PED do Centro Universitário Leonardo da Vinci polo Breves. E-mail:josieledias334@gmail.com] 
ERICA ROBERTA SILVA E LIMA[footnoteRef:3] [3: Tutor Externo do Curso de Licenciatura em Pedagogia – Polo Breves; E-mail: 100166279@tutor.uniasselvi.com.br] 
RESUMO 
As oficinas pedagógicas contribuem para a construção do conhecimento possibilitando educar uma criança de forma ativa. As oficinas pedagógicas são métodos que trabalham a assimilação, a reflexão e o prazer, visando à melhoria da aprendizagem. Dessa maneira, O objetivo deste papel é apresentar considerações a respeito da importância do uso das oficinas pedagógicas como estratégia de ensino e aprendizagem. Buscando compreender o que são oficinas pedagógicas, entender sua importância e como criar de forma interdisciplinar, de que maneira essas oficinas acrescentam nas práticas de ensino, por que os alunos aprendem mais facilmente e quais são as dificuldades encontradas na realização dessas oficinas.
Palavras-chave
Oficinas Pedagógicas. Práticas Interdisciplinaridade.
1. INTRODUÇÃO
Por melhores que sejam a estrutura física, o corpo técnico e os recursos tecnológicos oferecidos por uma instituição. Sua qualidade só será realmente reconhecida devido a excelência dos resultados que ela pode obter com seus alunos. Para isso, ela precisa se reinventar e buscar alternativas diversas que façam com que seus alunos demonstrem interesse em participar, tendo em vista o crescente desinteresse e a indisciplina dos alunos, que valorizam cada vez menos, os professores e a própria escola. Tudo isso decorrente do acelerado desenvolvi mento científico-tecnológico. O acesso às informações vem com uma velocidade cada vez mais acelerado, o que determina uma constante necessidade de aprender e inovar. Nesse sentido, o ensino deve ser repensado e renovado didática e metodologicamente, o que requer um novo posicionamento do professor em sala, inovando sempre suas aulas. Para que este possa proporcionar ao educando condições para conhecimento do conteúdo, sua compreensão e a oportunidade de aplicação do mesmo em situações concretas, além de criação, desenvolvimento de novos conhecimentos. 
A utilização de oficinas pedagógicas no ensino, pode promover as mudanças almejadas pois, trata-se de uma metodologia que pouco te m do modelo tradicional de ensino, pois está voltada para realização d e atividades coletivas, onde se promove a investigação, ação e reflexão, integrando o conhecimento teórico com a prática. Este papel caracteriza a oficina pedagógica como forma de construir conhecimento a partir da ação e da reflexão sobre as oportunidades práticas que essa metodologia de ensino proporciona. 
2. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
As oficinas podem ser definidas como uma técnica na aprendizagem que incentiva o conhecimento e a compartilhar informações de uma forma mais lúdica, dinâmica e interativa. Com o uso de ferramentas educacionais complementares, é possíveis despertar a atenção do aluno de varias formas, as oficinas pedagógicas têm como objetivo torna a vivencia e os conhecimentos da criança um ponto de partida e a ampliação de leva-la a construção de novos conhecimentos, valorizando suas descobertas, incentivando a sua forma de comunicação, criatividade, em um ambiente e experiências prazerosas. Por meio da brincadeira a criança se humaniza. Nesse sentido, percebemos a importância das atividades lúdicas, por meio da brincadeira, a criança passa a entender o mundo que está a sua volta, cria, fantasia, e imagina inúmeras possibilidades para compreender o mundo dos adultos. Neste sentido, valorizam-se as brincadeiras tradicionais, pois estas promovem a socialização e a relação com o outro. (SILVA, BARROS; LEITE, 2012, p.284).
Para Vygostky mesmo sendo importante, a atividade espontânea e individual da criança por si só não é suficiente para a apropriação dos conhecimentos adquiridos pela humanidade. Por isso deve ser levado em consideração de como o educador pode intervir, pois é considerado o condutor do processo, trabalhando na zona de desenvolvimento, estimulando avanços que não serão espontâneos.
As oficinas pedagógicas são instrumentos poderosos para o aperfeiçoamento didático em uma escola. Trata-se de uma situação de aprendizagem aberta e dinâmica, que possibilita a inovação, a troca de experiências e a construção de conhecimentos. Nesse momento, a instituição de ensino reserva um espaço para a aprendizagem coletiva. Nele, os educadores têm a oportunidade de interação com o grupo, o que torna a experiência ainda mais enriquecedora. Diferentemente de um modelo mais engessado e baseado na mera transmissão de informações, o estudo de um tema em oficinas pedagógicas permite a comparação entre experiências diversificadas, o que propicia uma abordagem reflexiva dos desafios enfrentados pelos docentes. Não podemos negar que a rotina escolar é muito corrida. A grande demanda de trabalho, o conteúdo massacrante e a necessidade de despender uma quantidade significativa de tempo em tarefas burocráticas podem gerar a tendência de repetir práticas de ensino e aprendizagem.
 Dessa forma, se não houver um esforço intencional da instituição no sentido de promover a reflexão sobre a prática pedagógica, avaliar de fato seus resultados e utilizar os conhecimentos para gerar propostas inovadoras, a escola pode ficar estagnada. Além dessa reflexão e inovação, como já falamos, as oficinas pedagógicas são uma estratégia muito eficiente para a formação continuada de educadores e atualização dos docentes. Quando bem dirigidas, elas mostram como os conhecimentos teóricos podem ser aplicados aos desafios enfrentados na sala de aula, contribuindo para uma prática mais efetiva e para destacar a sua escola no mercado.
3. METODOLOGIA 
Aos nos referimos às oficinas pedagógicas imediatamente imaginamos espaços coloridos com atividades diferenciadas e crianças protagonizando seu aprendizado. Neste contexto, o presente paper buscou averiguar as especialidades deste contexto, bem como seus benefícios para o desenvolvimento infantil e para a aprendizagem. Para tanto, realizamos diversas leituras, principalmente em livros e artigos, os quais auxiliam a compreender o contexto das oficinas pedagógicas.
No decorrer das leituras observamos a existência de variadas organização que só denominadas como oficinas, contudo o que diferencia são o publico alvo ou o conteúdo que priorizam. A pesquisa bibliográfica sustenta e da base a qual quer trabalho acadêmico e visa caracterizar todo levantamento bibliográfico já publicado sobre o assunto em seus mais diversos formatos. Nesta perspectiva, buscamos aprofundar nossos conhecimentos nas oficinas pedagógicas que trabalham a partir da interdicisplinaridade, visto que, permitem a construção do conhecimento de modo significativo e consideram a criança protagonista do seu conhecimento.4. RESULTADOS E DISCUSSÕES
Com o uso das oficinas pedagógicas o professor tem a oportunidade de tornar sua prática inovadora, pós tanto desenvolve atividades divertidas, o professor pode proporcionar interações entre os alunos melhorando assim o relacionamento entre eles. Usando os jogos para os fins educativos podem levar o ensino-aprendizagem visto pela criança que pode aprender de forma participativa e prazerosa. O jogo contribui para a criança adquirir conhecimento e desenvolver novas habilidades e competências. Diante disto o professor deve procurar proporcionar situações de aprendizagem motivadoras, de acordo com o desenvolvimento cognitivo da criança, com atividades que possam desafia-los e despertar o seu interesse.
5. CONCLUSÃO
O uso das oficinas pedagógicas da possibilidade aos professores de tornarem as aulas mais dinâmicas, contribuindo para que a aprendizagem seja espontânea fazendo o uso dos jogos adequados, o professor pode usufruir de uma estratégia que ira lhe auxiliar no planejamento de suas aulas. Para que o professor possa utilizar o jogo como recurso pedagógico, e preciso o professor conhecer a funcionalidade do recurso escolhido, como ser aplicado e os objetivos a ser alcançados. Com o uso dos jogos as crianças obtêm prazer, ao chegar ao objetivo, consegue aprender, descobrir, investigar, elaborar estratégias, ir à busca de soluções. As oficinas pedagógicas são instrumentos poderosos para o aperfeiçoamento dos profissionais e traz condições melhores na escola relacionado as didáticas aplicadas pelas mesmas. As instituições de ensino ao reservar um espaço para a aprendizagem os educadores então tem a oportunidade de interação com os seus alunos e o que torna a experiência vivenciada por ambas ainda mais enriquecedoras. 
REFERÊNCIAS
KISHIMOTO, Tizuko. M., O jogo e a educação infantil. São Paulo, Cortez Editora: 1996. (org.). Jogo, brincadeira e a educação. São Paulo. Cortez, 200. 
_____. A formação do símbolo na criança, Rio de Janeiro, Livros Técnicos e Científicos Editora, 1990. 
PIAGET, Jean. Psicologia e Pedagogia. 3. ed Rio de Janeiro: Forense: 1975. 
TEZANI, T. C. R., O jogo e os processos de aprendizagem e desenvolvimento: aspectos cognitivos e afetivos. (artigo publico). 2004. Disponível em:http://www.psicopedagogiaonline.com.br Acesso em: 09/06/2022. 
VIGOTSKY, L, S. A formação social da mente: o desenvolvimento dos processos psicológicos superiores [tradução: Jose Cipolla Neto, Luis Silveira Menna Barreto, Solange Castro Afeche] 4 ed. São Paulo: Martins Fontes, 1991. 
WALLON, H., Evolução psicológica da criança. Andres, Rio de Janeiro: 1941. 
WINNICOTT, D. W. A Criança e seu mundo. Rio de Janeiro: Zahar, 1979. 
https://escolaweb.com.br/coordenacao-pedagogica/entenda-a-importancia-das-oficinas-pedagogicas-e-saiba-como-cria-las.

Outros materiais