Buscar

socializacao escola e educacao

Prévia do material em texto

Socialização – Escola e Sociedade
Nome do Tutor (a) : Marlise Rahmeier
Nome dos alunas : Ana Paula de C. Medeiros, Ana Paula D. Pacheco
Fernanda de O. da Silva, Noira I. Dillenburg e Rayssa S. de Melo 
1
Ser a melhor solução de educação para a construção da sua própria história.
Ser líder nas regiões onde atua, referência de ensino para a melhoria de vida dos nossos alunos, com rentabilidade e reconhecimento de todos os públicos.
MISSÃO
VISÃO
VALORES
Ética e Respeito: Respeitar as regras sempre, com transparência e respeito, é a base do nosso relacionamento com alunos, funcionários e parceiros.
Valorização do Conhecimento: Não basta saber, é preciso saber fazer. Valorizamos o conhecimento como forma de inspirar e aproximar as pessoas.
Vocação para Ensinar: Nossos profissionais têm prazer em educar 
e contribuir para o crescimento dos nossos alunos.
Atitude de Dono: Pensamos e agimos como donos do negócio.
Simplicidade e Colaboração: Trabalhamos juntos como um time, com diálogo aberto e direto.
Foco em Resultado e Meritocracia: Nossa equipe cresce por mérito através da superação de metas e dedicação de cada um.
3
ESCOLA E SOCIEDADE
A ESCOLA E A SOCIEDADE COMO BASE PARA O DESENVOLVIMENTO DO ALUNO
INTRODUÇÃO
 
O objetivo deste trabalho é abordar aspectos da escola e da sociedade, bem como a contribuição da educação contemporânea e a importância da ampliação das oportunidades educacionais, além de um direito social, a base fundamental para convivência em grupos sociais.
Abordaremos também pensamentos de um dos maiores influenciadores da Evolução da Educação na Esfera Social, Émile Durkheim. David Emile Durkheim nasceu no dia 15 abril de 1858, morreu em 15 de novembro de 1917, considerado o "pai" da sociologia Muitas obras marcam o desenvolvimento dessa trajetória, entre elas: Elementos da Sociologia (1889), Educação e Sociologia (1922), Educação Moral (1928), etc.
FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
 
Conforme Álvaro Vieira Pinto (1989, p.29), a educação desempenha um papel fundamental na socialização dos indivíduos, moldando suas crenças, valores e comportamentos de acordo com as normas e interesses da sociedade em que vivem. Deste conceito pode-se concluir que embora a educação seja um processo contínuo na história de todas as sociedades não é a mesma sempre e em todos os lugares, sempre estará relacionada com o projeto do homem e da sociedade que quer ser visto através do processo de aprendizagem.
A educação desempenha um papel crucial na formação da consciência coletiva. Ela transmite os valores e normas que mantem a coesão social. Além disso, a educação prepara os indivíduos para desempenhar papeis específicos na divisão do trabalho, contribuindo assim para a solidariedade orgânica. É por meio da educação que a sociedade reproduz sua cultura e garante a continuidade de suas estruturas. (DURKHEIM, 1922, p. 20)
FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
 
Figura 1- David Émile Durkheim
 
.
FONTE: Disponível em: Durkheim – Amiens Sociologie . Acesso em: 5 ago. 2023. 
Sociólogo David Émile Durkheim, criador de várias obras como As Regras do Método Sociológico (1895), A Educação Moral (1902), Sociedade e trabalho (1907), entre outros, e a principal obra utilizada como método de estudo Educação e Sociologia (1922).
FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
 
Figura 3-Interpretação de texto em forma de desenhos, tema: Conto
FONTE: Autoria própria 
Alunos do ensino fundamental, realizando uma atividade de língua portuguesa, os alunos juntamente com a professora criaram um conto que deveria ter início, complicação, suspense e o fim, o assunto escolhido foi sobre uma princesa e uma ervilha, após a produção do conto, os alunos em grupo desenvolveram desenhos referente ao conto, além da socialização usaram a criatividade, e compartilharam suas ideias.
RESULTADOS E DISCUSSÕES
 
Pode-se concluir que as escolas são a base da reconstrução social porque nela, os indivíduos podem manter conexões sociais com outras culturas e saberes diversos. A socialização é combinada com a prática de ensino para preparar os alunos para a vida real, promover a formação do caráter, dos valores e dos princípios morais necessários à sociedade.
A interação escolar orienta os alunos a aplicar o conhecimento de forma eficaz para se tornar cidadão, a socialização é, portanto, importante para compreender como a vida funciona e também para criar respeito e empatia pelos outros. A sociedade só se modernizara com o desenvolvimento da educação, a principal tarefa das escolas é orientar a nova geração a seguir um caminho mais abrangente e que valoriza o desenvolvimento dos alunos em todas as áreas
REFERÊNCIAS
 
ARANHA, Maria Lúcia de Arruda. História da Educação, São Paulo-SP, Moderna, 2001.
 
DURKHEIM, David Émile. Educação e Sociologia. São Paulo: Melhoramentos, 1978. 
 
MORAN, José Manuel. Ensino e aprendizagem inovadores com tecnologias audiovisuais e telemáticas: Novas tecnologias e mediação pedagógica. Campinas, São Paulo: Papirus, 2000.
 
PINTO, Álvaro Vieira. Sete lições sobre educação de adultos. São Paulo: Cortez, 1989.
 
RODRIGUES, Alberto Tossi. Sociologia da Educação. 6. ed. Rio de Janeiro: Lamparina, 2007
image1.png
image2.png
image3.jpeg
image4.jpeg
image5.jpeg

Continue navegando