Buscar

DOC-20230411-WA0048.

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

2
SINTESE DE FÁRMACOS E A POLÍTICA NACIONAL DE MEDICAMENTOS
Anelise Herynkopf Figueira1
Aracelle Gimenez de Jesus Salvio1
Gislaine Kaefer dos Santos1
Maria Aparecida Meira dos Santos1
Roberto de Oliveira Reis1
Grasielly Rocha Souza²
1. INTRODUÇÃO
A política nacional de medicamentos aprovada pela portaria 3.916/98 definiu as funções e finalidades da assistência farmacêutica dentro do SUS e um sistema de aquisição e distribuição de medicamentos, destinadas a apoiar as ações de saúde demandadas por uma comunidade, como o abastecimento de medicamentos incluindo a seleção, programação e aquisição com base na adoção da Relação Nacional de Medicamentos Essenciais (RENAME), a conservação e o controle de qualidade, a segurança e a eficácia terapêutica e o acompanhamento e avaliação da utilização para assegurar o seu uso racional.
Visando contemplar elementos para efetiva implementação em promover a melhoria das condições da assistência à saúde da população com isto garantindo a necessária segurança, eficácia e qualidade de produtos, a promoção do uso racional e o acesso da população àqueles considerados essenciais. Tem como princípios e diretrizes do SUS a implementação, a definição ou redefinição de planos, programas e atividades específicas nas esferas federal, estadual e municipal. 
A partir do exposto percebem-se a importância do desenvolvimento de revisão da literatura na área de saúde pública devido as mudanças sociais, políticas e culturais na nossa sociedade com o objetivo de avaliar e melhorar a segurança, eficácia e qualidade destes produtos, bem como a promoção do uso racional e o acesso da população à medicamentos.
REFERÊNCIAS
1. ALMEIDA, Henriqueta galvinin Guido de; HADDAD, Maria do Carmo; TAKAHASHI, Olga Chizue. Diabetes Mellitus: A Universidade No Treinamento De Equipes Das Unidades Básicas De Saúde. Revista Gaúcha De Enfermagem, Porto Alegre, v. 18, nº. 1, p. 63-70, jan. 1997.
2. BRASIL. Ministério da Saúde. Portaria nº. 3.916, de 30 de outubro de 1998. Aprova a Política Nacional de Medicamentos. Diário Oficial da União. 10 de nov. de 1998a. Disponível em: https://bvsms.saude.gov.br/bvs/saudelegis/gm/1998/prt3916_30_10_1998.html. Acessado em: 26 de março de 2023
3. BRASIL. Ministério da Saúde. Fundação Oswaldo Cruz. Desafios do Acesso a Medicamentos no Brasil. 2020b. Disponível em: https://www.arca.fiocruz.br/bitstream/icict/41803/2/Desafios_do_Acesso_a_Medicamentos_2020.pdf. Acessado em: 26 de março de 2023
4. FREITAS, Elizabete; NERI, Anita; PY, Ligia; CANÇADO, Flávio; GORZONI, Milton; ROCHA, Sonia. Tratado De Geriatria E Gerontologia. Editora Guanabara Koogan, Rio de Janeiro: 2002.
1 Nome dos acadêmicos
2 Nome do Professor tutor externo
Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI - Curso (Código da Turma) – Prática do Módulo I - dd/mm/aa

Outros materiais