Buscar

Abordagens em Psicologia e Ética Profissional

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Personalidade, caráter e ética
 
Sigmund Freud desenvolveu sua abordagem tendo como base a observação da experiência subjetiva e o histórico de seus pacientes.
Assinale a alternativa correta quanto às ideias defendidas por Freud em relação à constituição do indivíduo.
A. 
Comparava a mente a um iceberg, em que a consciência é a dimensão mais aparente, mas é influenciada largamente pelo inconsciente.
Freud comparava a mente humana a um iceberg, pois ambos são formados por camadas visíveis e invisíveis. Em uma primeira teorização, defendia que a mente era formada pelo consciente, pré-consciente e inconsciente; em uma segunda teorização, pelo ego, superego e id. O comportamento humano, para Freud, era moldado por impulsos e pulsões. A explicação de que o comportamento humano é moldado pelo ambiente e pode ser condicionado a partir de estímulos é característica do behaviorismo, uma teorização divergente da psicanálise. Sobre a causa de neuroses como a histeria, Freud enfatizava os conteúdos sexuais e os conflitos psicológicos. O inconsciente, na teorização de Freud, poderia ser acessado por meio do tratamento psicanalítico, processos de associação livre e atos falhos. Uma frase clássica atribuída a Freud é a de que ele não descobriu o inconsciente, pois poetas e filósofos realizaram essa proposição antes dele. O que ele descobriu foi o método científico para estudá-lo.
 
Para Skinner, representante do behaviorismo radical, o comportamento emitido por uma pessoa é influenciado por elementos genéticos e ambientais e pode ser estudado e modelado de forma experimental.
Avalie e selecione, entre as alternativas a seguir, as proposições corretas acerca da compreensão da personalidade na abordagem do behaviorismo radical:
I. A personalidade é resultado de um conjunto de respostas funcionalmente unificadas.
II. A personalidade causa e explica os comportamentos.
​​​​​​​III. O comportamento humano é moldado por reforços positivos e negativos.
E. 
As afirmativas I e III estão corretas.
A perspectiva do behaviorismo radical defende que o comportamento humano pode ser condicionado por meio de reforços positivos e negativos que, respectivamente, aumentam a probabilidade e diminuem a probabilidade de um comportamento ocorrer. Skinner denomina esse processo de "condicionamento operante". O behaviorismo radical não nega, mas rejeita as teorias de personalidade que enfatizam o papel de estruturas e processos mentais na explicação dos comportamentos, pois estes não podem ser diretamente observados. Em virtude disso, Skinner defende que a personalidade não é causadora, tampouco explica os comportamentos, pois ela é um resultado do condicionamento operante, podendo ser definida como um conjunto de respostas unificadas de maneira funcional.
Carl Rogers é representante da psicologia humanista e fundador da abordagem centrada na pessoa. Sua proposição é marcada por uma imagem positiva da humanidade.
Sobre as ideias de Rogers acerca da formação da personalidade e constituição de patologias psíquicas, analise as assertivas e assinale a alternativa que abrange a(s) correta(s):
I. A personalidade do indivíduo é uma entidade fixa.
II. As patologias relacionadas à saúde mental não podem ser curadas.
III. O processo terapêutico deve incentivar a autoconsciência e a autoconfiança do cliente.
E. 
Apenas a afirmativa III está correta.
Para Carl Rogers, a base para a formação da personalidade é a experiência. E, em virtude disso, as pessoas estão em constante transformação. Enquanto a psicanálise e o behaviorismo se focavam na patologia e na cura, a abordagem proposta por Rogers enfatiza a capacidade de crescimento e da pessoa atingir o seu potencial. Para tanto, o terapeuta deve atuar como um facilitador, para que o cliente desenvolva sua autoconfiança e autoconsciência, para descobrir as próprias respostas para os problemas que enfrenta.
Um código de ética profissional pode ser definido como um documento que enumera uma série de princípios, responsabilidades e deveres a serem seguidos por um profissional, com o intuito de manter padrões de qualidade no trabalho realizado. O Código de Ética Profissional do Psicólogo foi lançado em 27 de agosto de 2005 e, desde então, regula as ações e as condutas no âmbito da disciplina.
A respeito das responsabilidades e dos deveres dos psicólogos, assinale a alternativa correta.
D. 
Atuar na promoção da saúde e da qualidade de vida de indivíduos e coletivos, compartilhando conhecimentos da psicologia com o intuito de universalizar o seu acesso na sociedade.
Segundo o Código de Ética do Psicólogo, é dever fundamental desse profissional a prestação de serviços em situações como as calamidades públicas e as emergências, incluindo os desastres. Nessas situações, o psicólogo deve tomar as medidas cabíveis para contornar os riscos para sua integridade física e atuar em benefício da sociedade, e não próprio. Para garantir a qualificação dos serviços psicológicos prestados, o profissional precisa estar devidamente capacitado do ponto de vista teórico e técnico. A qualidade na prestação de serviços também está relacionada com a adoção de teorias e técnicas reconhecidas no âmbito da ciência psicológica e na legislação profissional. Ainda assim, independentemente da corrente teórica adotada, para atuar de acordo com os princípios de responsabilidade social, não discriminação e não violência, o psicólogo deverá levar em conta aspectos contextuais, sociais, históricos e culturais dos envolvidos na sua atuação e intervenção. São princípios fundamentais da atuação do psicólogo a promoção de saúde e qualidade de vida dos indivíduos e das coletividades, bem como a promoção da universalização do acesso: aos conhecimentos desenvolvidos pela ciência psicológica, aos serviços oferecidos pela área e às questões éticas, para a sociedade em geral. O fornecimento dos resultados das avaliações realizadas no âmbito da prestação de serviços psicológicos deve ser feito a quem de direito e de forma restrita, divulgando-se apenas os dados pertinentes para as tomadas de decisões que afetam os interessados.
A personalidade é composta por traços de comportamento que persistem no tempo e no espaço. À medida que esses traços se tornam rígidos, desadaptativos e causadores de prejuízos ou sofrimentos para o indivíduo, eles passam a ser considerados disfuncionais, podendo configurar patologias e transtornos da personalidade.
Acerca dos transtornos da personalidade, relacione os itens, conectando o transtorno da personalidade às suas respectivas características marcantes.
Transtorno da personalidade:
I. Paranoide
II. Esquizoide
III. Histriônica
IV. Antissocial
Características marcantes:
1. Dramatização e emotividade
2. Concepção dos outros como maldosos
3. Manipulação para obtenção de benefícios
​​​​​​​4. Falta de interesse no contato social
D. 
I-2; II-4; III-1; IV-3.
O transtorno da personalidade paranoide é marcado pela desconfiança e pela suspeita em relação às atitudes das outras pessoas. O transtorno da personalidade esquizoide é marcado pela falta de interesse no estabelecimento de relacionamentos interpessoais. Ambos são caracterizados pelo aspecto estranho ou excêntrico. O transtorno da personalidade histriônica é marcado pela emotividade e busca por atenção. O transtorno de personalidade antissocial é marcado pelo desrespeito, irresponsabilidade com os outros e manipulação para obtenção de benefícios. Ambos são caracterizados pelo aspecto dramático.

Continue navegando