Buscar

microbiologia_de_alimentos 2

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

MICROBIOLOGIA DE ALIMENTOS
INTRODUÇÃO
São grandes as chances de o surgimento dos alimentos terem acontecido em paralelo a origem humana, a aproximadamente 1 milhão de anos atras. No inicio a alimentação era toda baseada em recursos provenientes da natureza, o homem era responsável por plantar, pela criação dos animais e pela produção de seus alimentos. Com o passar dos anos e evolução humana surgiram novas fórmulas de preparação e consequentemente doenças foram aparecendo pela falta de experiencia na preparação e no armazenamento.
Em meados do ano de 1795, na França o então representante do país na época, vendo a importância da conservação dos alimentos em casos de guerra ou situações climáticas, criou um prêmio no valor de 12 mil francos a quem conseguisse criar uma nova formula de preservação de alimentos para o exército. 
Alguns anos após o anuncio do prêmio o inventor industrial Nicholas Appert inaugura a primeira fabrica de conservas e acabando assim recebendo o prêmio das mãos do Napoleão Bonaparte.
CONCEITO DA MICROBIOLOGIA DOS ALIMENTOS
A microbiologia dos alimentos é a área da microbiologia que estuda e analisa os procedimentos em que os microrganismos interferem nas características do produto, seja ele para o consumo humano ou de animais, além do risco a saúde pública. Por ser uma área de enorme conteúdo ela acaba abrangendo informações de outras áreas como ecologia microbiana e a biotecnologia da produção. Ao falar de micro-organismos automaticamente a grande maioria acha que são sempre negativos, porém na pratica não é bem assim que funciona, alguns são de extrema importância para o resultado final do produto, posso citar o caso da levedura na cerveja.
Todos os alimentos, de maneira geral, podem apresentar, desde sua origem, contaminações pelos mais diversos tipos de micro-organismos, os quais fazem parte de
suas floras habituais. Para se manterem ativos, ou seja, se multiplicando e crescendo,
esses micro-organismos necessitam de um meio favorável, que pode ser representado
por diversos fatores, como: composição do substrato, temperatura, pH, presença e
concentração de gases, umidade relativa, dentre outros. Seu desenvolvimento pode
ocorrer de duas maneiras: a célula revigora o protoplasma e aumenta seu tamanho;
na outra, o número de células da população aumenta. As preocupações que surgem
estão relacionadas ao crescimento e à multiplicação dos micro-organismos, na tentativa de evitar que eventos como esses sejam impedidos, e que outros tipos de micro
-organismos sejam acrescentados à matéria-prima, devido à contaminação ambiental
ou manipulação inadequada (GERMANO; GERMANO, 2008)
FATORES DE SEGURANÇA
É de extrema importância que para o bem estar da sociedade os responsáveis pela produção de alimentos sigam uma linha de produção higienizada, organizada e de acordo com os padrões impostos pela legislação responsável.
· Produção: É necessário que as empresas produzam de forma racional e conduza com preocupação as etapas de manipulação e processamento.
· Transporte: A distribuição de uma forma adequada é essencial para que o produto chegue ao consumidor final saudável para o consumo.
· Industrialização: Importante fator para que o produto se mantenha em bom estado, porém para que o alimento não perca suas características e sabor é preciso dosar na quantidade certa a quantidade de conservantes.
· Segurança: Com o intuito de evitar com que cada empresa faça da sua maneira foi criado leis e órgãos regulamentadores para que todos sigam um padrão técnicos e higiênicos.
CONTAMINAÇÃO DOS ALIMENTOS
Segundo Silva Junior (2008), doenças transmitidas por alimentos (toxi-infecção) são todas as ocorrências clinicas contaminados com micro-organismos patogênicos (infecciosos, toxinogênicos ou infestantes), substâncias químicas, objetos
lesivos ou que contenham em sua constituição estruturas naturalmente tóxicas,
ou seja, são doenças consequentes à ingestão de perigos biológicos, químicos,
físicos, ou presente nos alimentos.
A contaminação dos alimentos é um fator que a OMS está em alerta, pois de acordo com estudos realizados por ela, um terço da população de países desenvolvidos sofre com doenças transmitidas através do consumo de alimentos. A principal função exercida pelos microrganismos na degradação é retirar tudo que é nutritivo do alimento para que ela consiga se proliferar, além de utilizar o alimento como um trampolim para se propagar entre os indivíduos.
 É fundamental para o bem estar social que as empresas sejam cada vez mais fiscalizadas para que os alimentos cheguem de forma saudável as casas dos consumidores. É extremamente importante que as industrias se atentem sempre em todos os processos, pois a contaminação pode vir de qualquer área, sendo assim um processo inadequado acaba afetando todo o entorno. Abaixo segue um organograma de como pode ocorrer a contaminação. 
· Se enquadram no item citados acima:
· Composição química
· Forma física, temperatura e umidade
· Ph
TIPOS DE CONTAMINAÇÃO
· Microrganismos de floras não patogênicas: Aceleram o processo degradação dos alimentos
· Microrganismo de floras patogênicas: Esses microrganismos se utilizam dos alimentos para conseguir transmitir ao indivíduo seus processos tóxicos e infecciosos.
· Contaminação por substancias químicas: Agrotóxicos, solos contaminados por detritos tóxicos, toxinas de algas, metais pesados e drogas veterinárias.
Segue abaixo os possíveis causadores de contaminação
· Parasitas: Ameba, giárdia e vermes que são presentes tanto no solo, quanto na água e no corpo humano e dos animais.
· Microrganismos: Se multiplicam de forma extremamente rápida fazendo com que o infectado se sinta mal ( mal estar, diarreia, marcas avermelhadas e etc) e até em casos extremos doenças graves.
ALIMENTOS COM MAIS POSSIBILIDADES DE CONTAMINAÇÃO
· Carnes in natura (de todos os tipos de animais)
· Leite e derivados
· Ovos
· Alimentos prontos para consumo, ao ser mantido fora da temperatura correta, após algumas horas se tornam vulneráveis a contaminação.
 FOCOS DE MICRORGANISMOS E O PAPEL DO HOMEM NA TRANSMISSÃO
· BOCA E NARIZ: Através de espirros, tosse, inflamações bucais.
· MÃOS: Falta de higiene, contato com partes infectadas do corpo por movimentos rotineiros como (alisar os cabelos, esfregar o nariz, ao fumar pelo fato de ter contato dos dedos com a saliva.)
· INTESTINO: Ao excretar em locais inadequados, a contaminação pode ocorrer através de moscas.
· LESÕES: Ferimentos e derivados.
· Todas as ações citadas acima são transmitidas por falta de cuidados humanos.
ANIMAIS, RATOS E ANIMAIS DOSMETICOS
· Entre os microrganismos citados pode se encontrar salmonelas, clostridium perfringens e bacilos disenteróides. Os animais domésticos podem transportar e contaminar pelo contato direto ou através do seu pelo.
MEDIDAS PREVENTIVAS
· A bactéria é capaz de se multiplicar em 130.000 em seis horas apenas portanto todo cuidado é sempre necessário. O mais simples desse é a realização da lavagem das mãos de forma correta e sempre que for preciso.
· Ao descongelar o alimento, ele nunca deve ser feito em temperatura ambiente, o armazenamento de alimentos congelados não deve passar dos cinco dias.

Continue navegando

Outros materiais