Buscar

Doenças Infecciosas II - Relatório de Aula Prática 4

Prévia do material em texto

RELATÓRIO DE AULA PRÁTICA 4 – DOENÇAS INFECCIOSAS II
1) Quais são as recomendações para utilização de vacinas polivalentes e monovalentes (antirrábica) para cães e gatos?
R: É recomendado que o animal esteja bem clinicamente, sem ter tido doenças recentes que podem comprometer o sistema imune no momento de receber a vacina. No caso das polivalentes, aplicar as três doses iniciais (com o intervalo de um mês) no animal ainda filhote (por volta do segundo ou terceiro mês de idade) e depois repetir a aplicação anualmente. No caso da monovalente (antirrábica), a primeira dose é recomendada em cães e gatos a partir dos quatro meses de idade, sendo necessário apenas uma dose inicial e repetição da aplicação anual. 
2) Defina "cadeia de frio".
R: A cadeia de frio é caracterizada pela conservação de imunógenos/vacinas, desde o momento em que é produzido no laboratório até a destinação ao usuário, sempre utilizando temperaturas corretas para que não perca suas características originais e principalmente sua eficácia.
3) Descreva a importância da cadeia de frio na conservação de imunógenos.
R: A cadeia de frio é de extrema importância na conservação de imonógenos pois visa preservar estes em condições de refrigeração corretas, para manter suas características originais, mantendo um bom armazenamento e conservação pois, os componentes farmacológicos e biológicos vivos são considerados produtos sensíveis ao calor, extremo frio e à luz, sendo a cadeia de frio muito importante para manter sua eficácia.
4) Descreva as possíveis causas de falhas vacinais e
reações adversas frente a vacinas para cães e gatos.
R: As vacinas para cães e gatos podem ter falhas devido à própria vacina, onde houve erro no momento da fabricação, transporte, armazenamento ou aplicação, podendo ter erros no volume recomendado e conservação do produto. As reações adversas podem ocorrer devido ao próprio organismo do animal, que pode ou não ter uma reação se hipersensibilidade na hora da aplicação, por uma limpeza inadequada dos materiais utilizados na hora da aplicação da vacina, pela aplicação em uma via contraindicada etc.
 
5) Cite as contraindicações para a utilização de vacinas em cães e gatos.
R: A vacina em cães e gatos é contraindicada em casos de animais que não estejam bem clinicamente no momento, em casos de animais que possuem reações de hipersensibilidade ao fenol e timersol ou em situações que o animal tenha uma resposta imune muito deficiente.