Buscar

PROVA PRESENCIAL - LEGISLAÇÃO SOCIAL E TRABALHISTA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

PROVA PRESENCIAL - LEGISLAÇÃO SOCIAL E TRABALHISTA
Questão 1
A respeito da gorjeta, leia atentamente, o texto que segue na sequencia:
"É prática arraigada em nosso cotidiano a cobrança de gorjeta em bares, restaurantes, casas noturnas, pousadas etc., como forma de remunerar garçons e outros empregados desses estabelecimentos, no momento em que a conta do consumo é apresentada ao consumidor, fazendo com que sobre o total consumidor seja acrescido 10% a tal título. Ocorre, contudo, que não é raro esse tipo de cobrança ser verdadeiramente imposta ao consumidor, o qual muitas vezes sente-se constrangido pelos estabelecimentos a efetuar o pagamento dessa importância. Alguns estabelecimentos chegam até mesmo a veicular no rodapé das "notinhas" que a cobrança possui respaldo legal, em razão da existência de Convenções Coletivas firmadas entre sindicatos de patrões e empregados, de modo a constranger o consumidor, fazendo-o crer que as Convenções Coletivas trabalhistas têm o condão de tornar a gorjeta exigível do cliente. Todavia, esse argumento não procede. Constranger o consumidor a pagar os 10% é prática abusiva, e portanto ilegal. Nesse sentido, cabe destacar que as Convenções Coletivas são fontes normativas do Direito do Trabalho, não produzindo efeitos em relação a terceiros totalmente estranhos à relação de trabalho. Sendo assim, não incide sobre a relação de consumo. Mas, aproveitando-se da ignorância do consumidor em relação a esse detalhe técnico, o qual não é de conhecimento amplo por parte do leigo, o fornecedor acaba ludibriando o cliente no momento da apresentação da conta".
A respeito da gorjeta, assinale a alternativa correta:
A)  É parte integrante da remuneração do empregado.
Questão 2
O art. 118 da Lei 8.213/91 prevê o instituto da estabilidade provisória bem como os requisitos próprios para a sua aquisição. A respeito do tema, julgue as afirmativas a seguir e assinale a alternativa correta.
I. O trabalhador faz jus à estabilidade provisória se for vítima de acidente de trabalho, doença do trabalho ou doença ocupacional.
II. O período de estabilidade é de 24 meses após o retorno do trabalho à empresa.
III. Um dos requisitos para a aquisição da estabilidade é o afastamento do trabalhador por mais de 15 dias.
IV. Um dos requisitos para a aquisição da estabilidade é o recebimento do auxílio-saúde.
Estão corretas: 
C) Apenas I e III.
Questão 3
O __________________ , tal qual o conhecemos hoje, nasceu para proteger e regular as relações de __________________ , sendo especialmente voltado à pessoa do empregado, que é a parte mais ____________ da relação empregado-empregador. Assinale a alternativa que preencha corretamente e na ordem as lacunas acima.
B) Direito do Trabalho – trabalho e emprego – frágil.
Questão 4
Rodolfo foi contratado por uma Organização não governamental, portanto, que não possui fins lucrativos, para realizar serviços de segurança no período noturno. Rodolfo cumpre jornada de trabalho e horário pré-determinado, recebe salário compatível à sua categoria profissional e subordina-se às ordens de seu empregador.
Em relação à ONG, é correto afirmar que:
B) A ONG é considerada para todos os efeitos legais como empregadora.
Questão 5
Analise as assertivas a seguir: 
I. O texto constitucional também garantiu a liberdade aos sindicatos
PORQUE
II. Empregadores e empregados não possuem a prerrogativa de se organizarem livremente, pois o Estado deve interferir nos sindicados.  
Assinale a alternativa correta. 
A) A assertiva I é verdadeira e a II é falsa. 
Questão 6
Leia as afirmativas e marque V para verdadeiro ou F para falso:
( ) Todo o sistema jurídico trabalhista está envolto de questões que, por si só, necessitam de um amparo legal, porém,
esse amparo tende a encontrar determinados problemas, sendo alguns de fácil solução e outros mais complexos.
( ) Por conta disso, o legislador procura encontrar a melhor maneira para suprir esses conflitos que afligem o cotidiano das pessoas, buscando na norma, a assistência necessária para a resolução mais favorável.
( ) Os princípios são a base estrutural de inspiração para o legislador no momento de elaborar as normas. Eles favorecem a integração de todo o ordenamento jurídico, pois são considerados alicerces para as resoluções dos diversos problemas existentes no mundo jurídico.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
B) V – F – V
Questão 7
O mais importante documento jurídico é a Constituição Federal. Referido documento prevê, em seu artigo 7o, uma diversidade de direitos trabalhistas que são considerados como direitos mínimos a serem aplicados ao trabalhador.
Assinale a alternativa que apresenta corretamente um desses direitos: 
E) Licença paternidade conforme disposto em lei. 
Questão 8
Nos termos da CLT, a caracterização da figura de empregado e a consequente relação de emprego exigem o preenchimento dos pressupostos legais. 
Assim, NÃO é um elemento principal da relação de emprego, gerada pelo contrato de trabalho:
A) Impessoalidade.
Questão 9
Acerca do contrato de trabalho, analise o texto a seguir: "Na _________ do contrato, o empregado não presta serviço, o seu período de afastamento é computado para todos os efeitos legais, inclusive permanece a obrigação de pagar salários e outras vantagens. Já na _________, não há prestação de serviço por parte do trabalhador, mas também não há pagamento de salário e o seu período de afastamento não é considerado para os efeitos legais.TESTA, JANAINA CARLA AS SILVA VARGAS. Legislação social e trabalhista. Londrina: Editora e Distribuidora Educacional S.A: 2019. P. 69.
Assinale a alternativa que indica os conceitos que completam corretamente as lacunas do texto acima:
C) (I) interrupção; (II) suspensão.
Questão 10
Considere as seguintes assertivas e marque V para verdadeiro ou F para falso:
( ) Interpretação gramatical é entendida como a própria redação, por meio da linguística e regras gramaticais, é possível entender o texto.
( ) Interpretação sistemática é interpretada de acordo com o sistema que se encontra inserida e não de forma isolada, deve ser interpretada de forma coletiva e harmônica.
( ) Interpretação lógica é entendida como o conhecimento que a norma traz e não a vontade de quem as produziu, deve ser interpretada com razoabilidade.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
C) V – V – V
Questão 11
Uma rede de lojas denominada Jubaba Luz terceirizou o serviço de limpeza à empresa Limpa Tudo e o de segurança e vigilância à empresa Vigia Tudo.
No caso de inadimplência das obrigações trabalhistas, a rede de lojas Jubaba Luz: 
B) Poderá ser responsabilizada subsidiariamente pelos empregados das empresas Limpa Tudo e Vigia Tudo. 
Questão 12
Segundo a doutrina de direito do trabalho, o contrato individual de trabalho caracteriza-se por um acordo bilateral correspondente à relação de emprego formada entre empregado e empregador.
Sobre o contrato de trabalho, suas características e requisitos/pressupostos, é correto afirmar: 
B) O trabalho realizado no domicílio do empregado ou à distância, se preenchidos os requisitos legais, também é caracterizado como relação de emprego.

Continue navegando