Buscar

Módulo E - 122306 7 - Pedagogia Social em Ambientes Não Escolares - D 20222 E

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Módulo E - 122306 . 7 - Pedagogia Social em Ambientes Não Escolares - D.20222.E
AV1 - Atividade Contextualizada
Parte superior do formulário
Parte inferior do formulário
Conteúdo do exercício
Parte superior do formulário
Metodologia Ativa - Resolução de problemas: O objetivo dessa atividade é instigar a resolução de problemas com base no que foi estudo nesta disciplina. Aqui você deve explorar as possibilidades da metodologia ativa na contextualização do assunto proposta para solução de problemas.
 
Preparado (a)? Vamos começar!
 
Desejo boas-vindas a você na Atividade Contextualizada da disciplina. Agora, teremos uma oportunidade diferenciada de estudo, reflexão e construção de conhecimento dos temas abordados em nossa disciplina.
 
Aqui, você irá desenvolver e apresentar sua opinião no que diz respeito à disciplina. Além disso, para concluir esta atividade, é necessário que você leia textos, artigos científicos, artigos publicados em revistas e demais informações que te auxiliem em seus argumentos e possíveis questionamentos. Por isso, atenha-se ao tema proposto e busque utilizar de termos técnicos com clareza, para a compreensão do texto.
 
Lembre-se de que, durante o estudo de nossa disciplina, você agregou informações de extrema importância para sua vida acadêmica e/ou profissional. Baseado (a) nesses conhecimentos adquiridos e em suas pesquisas, elabore sua resposta autoral e evite utilizar textos integrais, tanto dos materiais de estudo, quanto dos disponíveis na internet. Não se esqueça de inserir as devidas referências utilizadas na sua produção. 
 
Dito isso, vamos em frente!
  
1. Para começar, análise com atenção o texto abaixo:
Um pedagogo inserido nas mais diferentes organizações requer informações para as ações e intervenções pedagógicas. Muito além de aplicar métodos ou técnicas, ou ainda, atividades voltadas para temas específicos, é muito importante que o pedagogo organizacional conheça o seu público-alvo, além da realidade daquele grupo e de outras informações essenciais para ações. O pedagogo, ao desempenhar o seu papel por meio das suas atividades e práticas pedagógicas, proporciona meios de crescimento individual e coletivo aos educandos, sem esquecer da descoberta de potencialidades e, em especial, no auxílio no processo de cidadania. 
O pedagogo nas organizações contribui para o conhecimento próprio dos indivíduos não só no ambiente educacional em que estão inseridos, mas em outros espaços, como na família, trabalho e na sociedade em geral. Um dos questionamentos necessários para a elaboração de projetos nos mais diferentes espaços, sejam eles escolares ou não, se fundamenta no público que deve ser alcançado. 
A identidade do público-alvo é o pontapé inicial para o desenvolvimento de projetos pedagógicos significativos, considerando que os outros elementos devem ser desenvolvidos a partir da identidade do projeto.
 
2. Com base na interpretação do texto acima, juntamente com seus conhecimentos adquiridos ao longo da disciplina, elabore o seu texto argumentativo-dissertativo, respondendo aos questionamentos abaixo:
 
Considerando os estudos da nossa disciplina e o conteúdo do e-book, elabore um texto argumentativo-dissertativo sobre o tema: Elaborando projetos organizacionais, sociais e hospitalares.
 
3. Não se esqueça: Sua dissertação deverá conter até 30 (trinta) linhas.
 
Aguardo sua produção.Parte inferior do formulário
Os projetos sociais desempenham um papel importantíssimo e fundamental para a transformação de uma sociedade, ele incentiva o lado humanitário entre as pessoas e colabora para uma melhor qualidade de vida delas e nos ajuda a ampliar a nossa visão de mundo hoje, nos ajudando a perceber as diferentes perspectivas de vida existentes. Segundo o IBGE, os índices de desigualdade no Brasil aumentaram consideravelmente, isso porque de toda renda do país 40% estão concentrados nas mãos de 10% da população. Outros dados do IBGE revelam ainda que o Brasil tem 25,3% da população na linha da pobreza, o que equivale 52,5 milhões de pessoas.
O Estado não consegue atender a necessidade de todos e por isso entra a importância dos projetos sociais, pois, graças a ele muitas vidas são transformadas, pois são financiados pelo Estado ou por empresas privadas, são organizações sem fins lucrativos fica claro a necessidade de projetos sociais que forneçam amparo a essa determinada parcela da população que sofre por conta da pobreza, violência, falta de acessibilidade ou até risco de saúde.
Os impactos dos projetos sociais podem ser percebidos tanto para quem recebe as ações sociais tanto para quem as práticas com a boa ação, ou seja, todo mundo sai ganhando.
Engajar-se em projetos que visam ajudar o próximo ajuda a fortalecer o nosso senso de empatia e propósito, nos leva a perceber o quanto as pessoas ao nosso redor precisam da nossa atenção, nosso apoio, esses projetos trazem credibilidade social e profissional para a nossa vida.
A Pedagogia em espaços não escolares se faz importante, pois garante o direito do ensino a todos os indivíduos, mesmo que por qualquer razão estejam impossibilitados a comparecer em uma escola ou uma instituição de ensino. Percebe-se que este processo visa o desenvolvimento educacional procurando possibilitar uma educação ou um aperfeiçoamento em espaços também não escolares.
Sendo assim, é imprescindível entender que a Pedagogia não pode ser limitada apenas a um único ambiente (o escolar), pois para muitas pessoas comparecer à é difícil, sendo assim a educação deve ser um direito de todos, e para isso é necessário que a atinja todos os cidadãos, independentemente do ambiente em que se encontram.
 
REFERÊNCIAS
FRISON, Lourdes Maria Bragagnolo. O pedagogo em espaços não escolares: novos desafios. Ciência. Porto Alegre: n. 36, p. 87-103, jul./dez. 2004.
Desigualdades Sociais por Cor ou Raça no Brasil | IBGE. Acesso 08/12/2022
LIBÂNEO, Jose Carlos. Adeus professor, adeus professoras? Novas exigências educacionais e profissão docente. São Paulo: Editora Cortez, 1998

Outros materiais