Buscar

EXERCICIOS FARMACOLOGIA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Sobre pesquisa clínica, analise as características a seguir.
I. Ensaio randomizado e controlado.
II. Participação no ensaio de 50 mil indivíduos, sexo masculino e feminino, de 18 a 49 anos de idade.
III. Alocação aleatória de indivíduos no grupo controle e no grupo tratamento.
IV. O objeto do ensaio é a mensuração da eficácia e segurança do fármaco.
As características relacionadas representam o seguinte tipo de estudo de intervenção:
	
	
	Ensaio Fase III.
	
	
	Ensaio Fase II.
	
	
	Ensaio Fase I.
	
	
	Ensaio de fase pré-clínica.
	
	
	Ensaio Fase IV.
	
		Explicação:
A resposta correta é: Ensaio Fase III.
	
	
	 
		
	
		2.
		A Lei nº 9.787, de 10 de fevereiro de 1999, fixa os requisitos mínimos exigidos para os medicamentos genéricos no Brasil.
	
	
	
	Pela legislação atual, os genéricos devem apresentar registro pela Anvisa, comprovando a biodisponibilidade, porém só há necessidade de teste de bioequivalência para os medicamentos tarjados.
	
	
	Pela legislação atual, os genéricos são medicamentos inovadores (inéditos no mercado), desenvolvidos por laboratórios farmacêuticos.
	
	
	Pela legislação atual, os genéricos têm o mesmo princípio ativo, mas apresentam em sua fórmula outras substâncias, como corantes e excipientes (substância usada para dar forma ao medicamento, mas sem efeito farmacêutico) e podem ter forma de apresentação diferente.
	
	
	Pela legislação atual, os genéricos devem possuir, além do princípio ativo, as mesmas características físicas, a mesma composição de substâncias, o mesmo tempo de ação no organismo e de absorção pela corrente sanguínea apresentados pelo produto de referência.
	
	
	Pela legislação atual, os genéricos terão sua patente concedida por até 20 anos; eles precisam passar por testes de eficácia, segurança e qualidade.
	Data Resp.: 21/08/2023 20:42:46
		Explicação:
A resposta correta é: Pela legislação atual, os genéricos devem possuir, além do princípio ativo, as mesmas características físicas, a mesma composição de substâncias, o mesmo tempo de ação no organismo e de absorção pela corrente sanguínea apresentados pelo produto de referência.
	
	
	 
		
	
		3.
		Todos os fármacos novos precisam ter seus princípios ativos registrados no DCB e no DCI, sobre esses órgãos analise as afirmativas:
I. DCB (Denominação Comum Brasileira) surgiu em 1970, sendo responsável pela aprovação da denominação dos fármacos em âmbito nacional.
II. DCB não sofre atualização nacionais o que dificulta o processo de alguns novos fármacos no mercado.
III. DCI (Denominação Comum Internacional) responsável pela denominação em âmbito Internacional uniformizando as informações.
É correto o que se afirma:
	
	
	
	III, apenas.
	
	
	I e III, apenas.
	
	
	I e II, apenas.
	
	
	I, II e III, apenas.
	
	
	I, apenas.
	Data Resp.: 21/08/2023 20:44:08
		Explicação:
DCB (Denominação Comum Brasileira) surgiu em 1970, sendo responsável pela aprovação da denominação dos fármacos em âmbito nacional. Sofre constantes atualizações para ajudar a uniformizar as nomenclaturas dos fármacos.
	
	
	 
		
	
		4.
		Adaptado de: ADM&TEC - Órgão: Prefeitura de Teotônio Vilela - AL- 2019.
Leia as afirmativas a seguir:
I. Os testes pré-clínicos não fornecem informações sobre os efeitos dos novos fármacos.
II. As equipes das Unidades de Saúde da Família não devem realizar o cadastramento das famílias em sua área de abrangência.
Marque a alternativa CORRETA:
	
	
	
	As duas afirmativas são verdadeiras.
	
	
	A afirmativa II justifica a I.
	
	
	A afirmativa II é verdadeira, e a I é falsa.
	
	
	A afirmativa I é verdadeira, e a II é falsa.
	
	
	As duas afirmativas são falsas.
	Data Resp.: 21/08/2023 20:45:05
		Explicação:
A resposta correta é: As duas afirmativas são falsas.
	
	
	 
		
	
		5.
		A farmacologia é a área da farmácia em que as substâncias químicas interagem com o sistema fisiológico e que ganhou espaço ao longo dos anos. Analise as afirmativas sobre a evolução da farmácia:
I. Grande parte dos medicamentos surgiram de origem natural extraídos de animais, vegetais e minerais;
II. Os fármacos de origem sintética surgiram no mercado, porém não tinham tanta importância quanto os fármacos naturais;
III. Atualmente os fármacos são produzidos em indústrias e respeitam uma legislação.
É correto o que se afirma:
	
	
	
	I e III, apenas.
	
	
	I e II, apenas.
	
	
	I, II e III, apenas.
	
	
	III, apenas.
	
	
	I, apenas.
	Data Resp.: 21/08/2023 20:46:30
		Explicação:
No século XX, novos fármacos foram desenvolvidos, muitos de origem sintética, e introduzidos no mercado, proporcionando aos pacientes uma possibilidade de cura para doenças ditas fatais e, frequentemente, de natureza infecciosa, como tuberculose, varíola e gripe espanhola.
	
	
	 
		
	
		6.
		Na era das enfermarias e boticas dos colégios jesuítas, o povo do Brasil colonial encontrava drogas e medicamentos vindos da Europa. Sobre a história da Farmácia, julgue a afirmativa correta:
	
	
	
	O comércio de drogas e medicamentos era privativo dos hospitais, segundo "Ordenações", conjunto de leis portuguesas que regeram o Brasil durante todo o período colonial.
	
	
	O boticário no Brasil surgiu no período colonial, e os medicamentos e outros produtos com fins terapêuticos podiam ser comprados nos hospitais. Geralmente, os hospitais manipulavam e produziam os medicamentos na frente do paciente, de acordo com a farmacopeia e a prescrição médica. Com o tempo, os hospitais originaram dois novos tipos de estabelecimentos: Farmácia e Laboratório Industrial Farmacêutico.
	
	
	O primeiro boticário no Brasil foi Diogo de Castro, trazido de Portugal pelo governador geral, Thomé de Souza (nomeado pela coroa portuguesa), com o intuito de obter conhecimentos através da utilização de matéria-prima natural. Seu conhecimento adquirido no Brasil foi de extrema importância, já que a Europa só tinha o acesso ao medicamento quando expedições brasileiras apareciam com suas esquadras, onde sempre havia um cirurgião barbeiro ou algum tripulante com uma botica portátil cheia de drogas e medicamentos.
	
	
	A botica mais importante dos jesuítas foi a de São Paulo; sua importância a tornou um centro distribuidor de medicamentos para as demais boticas dos vários colégios de Norte a Sul do país.
	
	
	Os jesuítas, ao chegar ao Brasil, conheceram os remédios preparados com plantas nativas para combater as doenças, curar ferimentos e neutralizar picadas de insetos. Os remédios eram, em sua grande maioria, plantas medicinais.
	Data Resp.: 21/08/2023 20:48:07
		Explicação:
Ao chegar ao Brasil, Diogo de Castro (primeiro boticário no Brasil) e os padres jesuítas, observaram as comunidades indígenas que utilizava raízes, folhas, flores e sementes para tratar seus doentes. Os portugueses vieram com o intuito de criar missões junto aos índios, mas, através desse trabalho, acabaram se dedicando ao aprendizado da manipulação de matérias-primas extraídas da natureza para a produção de remédios. Diogo de Castro, trazido de Portugal pelo governador geral, Thomé de Souza, com o intuito de detectar que no Brasil, o acesso ao medicamento à população só acontecia quando expedições vindas da Europa apareciam com seus navios, onde sempre havia um cirurgião barbeiro ou algum tripulante com uma botica portátil cheia de drogas e medicamentos. O boticário no Brasil surgiu no período colonial, os medicamentos e outros produtos com fins terapêuticos podiam ser comprados nas boticas. Geralmente, o boticário manipulava e produzia o medicamento na frente do paciente, de acordo com a farmacopeia e a prescrição médica. A botica mais importante foi a da Bahia, pois se tornou um centro de distribuição. O comércio de drogas e medicamentos era privativo dos boticários (atuais farmacêuticos).
	
	
	 
		
	
		7.
		Adaptado de: CCV-UFC - Órgão: UFC  - 2019.
Fosfoetanolamina, a "pílula do câncer", começa a ser testada em humanos pela UFC. O Núcleode Pesquisa e Desenvolvimento de Medicamentos (NPDM) da Universidade Federal do Ceará iniciou, nesta segunda-feira (17), os testes em seres humanos com a fosfoetanolamina, a chamada "pílula do câncer".
 
Fonte: Portal UFC notícias: http://www.ufc.br/noticias/13120- fosfoetanolamina-a-pilula-do-cancer-comeca-a-ser-testada-em-humanos-pela-ufc. Acesso em 18/06/2019.
 
Sobre os estudos clínicos e suas fases, assinale a alternativa incorreta.
	
	
	
	Na Fase 3, procura-se perfil terapêutico, indicações e contraindicações. Farmacoeconomia e qualidade de vida também podem ser avaliadas. É a última fase pré-registro.
	
	
	O acesso à terapia pode ser ampliado a outros indivíduos na Fase 4, pois não há exigência de que sejam participantes de estudo para receberem a terapia.
	
	
	A Fase 4 é a última fase de teste de determinado medicamento para que ele possa ser registrado.
	
	
	Na Fase 1, procura-se a dose segura, efeitos relacionados ao medicamento-teste, o grupo de indivíduos a ser observado é pequeno, os participantes não têm a enfermidade, e ainda são realizados os testes farmacodinâmicos e farmacocinéticos.
	
	
	A Fase 2 engloba participantes com a enfermidade, estudos mais longos que na fase 1 e avalia-se a eficácia e segurança do medicamento teste.
	Data Resp.: 21/08/2023 20:49:23
		Explicação:
A resposta correta é: A Fase 4 é a última fase de teste de determinado medicamento para que ele possa ser registrado.
	
	
	 
		
	
		8.
		Os medicamentos são substâncias feitas para curar a doença ou amenizar sintomas. Podendo ser divididos em diferentes classificações de acordo com sua eficácia e segurança. A classe que pode ser prescrita para pacientes em âmbito nacional, com pelo menos um de seus componentes com patente com agregação de ganho terapêutico é:
	
	
	
	Medicamentos Biossimilares.
	
	
	Medicamentos Genéricos.
	
	
	Medicamentos Similares.
	
	
	Medicamentos Inovadores.
	
	
	Medicamentos de Referência.
	Data Resp.: 21/08/2023 20:50:28
		Explicação:
São medicamentos comercializados em âmbito nacional, que apresentam como princípio ativo pelo menos um fármaco patenteado, caracterizando, desta forma, uma nova molécula que agregue ganhos terapêuticos. De modo geral, os medicamentos inovadores podem ser reconhecidos como medicamentos de referência.
	
	
	 
		
	
		9.
		Adaptado de: CONSULPLAN - Órgão: Prefeitura de Venda Nova do Imigrante - ES - 2016.
A Farmacologia, no seu sentido mais amplo, é a ciência que estuda as drogas (do grego, pharmakos, droga; elogos, estudo), ou seja, é a ciência que estuda como os medicamentos interagem com os organismos vivos. Essa ciência utiliza-se de conceitos e nomenclaturas próprias. Sobre alguns dos conceitos da Farmacologia, é INCORRETO afirmar que:
	
	
	
	Efeito indesejável é um efeito que não desejamos, mas é produzido pelo mesmo medicamento. Frequentemente, são inevitáveis e pouco graves, mas, às vezes, podem ser muito graves.
	
	
	Farmacoterapêutica é o uso de fármacos ou medicamentos no diagnóstico, na prevenção e no tratamento de doenças.
	
	
	Toxicologia: a toxicologia analisa os efeitos das diversas substâncias químicas sobre os organismos vivos, seja humano, seja animal, seja ambiente, observando seus danos e benefícios a curto e longo prazos.
	
	
	Farmacocinética é a análise quantitativa dos processos de absorção e o destino dos fármacos no organismo.
	
	
	Farmacodinâmica é ocupada pelas reações adversas de fármacos e estuda a absorção e a distribuição dos medicamentos.
	Data Resp.: 21/08/2023 20:51:16
		Explicação:
A resposta correta é: Farmacodinâmica é ocupada pelas reações adversas de fármacos e estuda a absorção e a distribuição dos medicamentos.
	
	
	 
		
	
		10.
		Medicamentos que apresentam formatos e cores diferentes, assim como a validade do produto, mas que apresentam a mesma eficácia e segurança, princípio ativo, concentração, via de administração e posologia iguais, são conhecidos como:
	
	
	
	Medicamentos Biossimilares.
	
	
	Medicamentos Similares.
	
	
	Medicamentos Inovadores.
	
	
	Medicamentos Genéricos.
	
	
	Medicamentos de Referência.
	Data Resp.: 21/08/2023 20:52:32
		Explicação:
Os medicamentos similares contêm mesmo princípio ativo, mesma concentração, forma farmacêutica, via de administração, posologia e indicação terapêutica dos medicamentos de referência, mas podem ser diferentes no tamanho e na forma do produto, no prazo de validade, na embalagem, rotulagem, em excipientes e no veículo e devem sempre ser identificados pelo nome comercial (marca). Testes de eficácia e segurança se fazem necessários para qualquer medicamento. Porém, os estudos de biodisponibilidade relativa e bioequivalência são obrigatórios no caso dos medicamentos classificados como tarjados.
	
		1.
		(ITEP_RN/2021) Durante o processo de metabolismo dos fármacos, as isoformas do citocromo 450 (CYP450) podem sofrer inibição ou indução. Diante disso, caso ocorra a inibição da isoforma responsável por metabolizar um fármaco X, o que pode ocorrer?
	
	
	
	Um aumento da ação do fármaco X pela inibição das isoformas do CYP450.
	
	
	Uma estabilização da ação do fármaco X pela inibição das isoformas do CYP450.
	
	
	Um aumento da eliminação do fármaco X pela inibição das isoformas do CYP450.
	
	
	Uma diminuição da ação do fármaco X pela inibição das isoformas do CYP450.
	
	
	Um redirecionamento da ação do fármaco X pela inibição das isoformas do CYP450.
	Data Resp.: 23/08/2023 20:37:33
		Explicação:
A biotransformação dos fármacos é majoritariamente realizada pelo fígado e ocorre por reações de fase 1 (oxidação, redução, hidrólise, e por ação das enzimas citocromo P450) e reações de fase 2 (conjugação). Como já relatado anteriormente, o TGI pode metabolizar fármacos, além de outros tecidos, como o pulmão, o rim e até mesmo as enzimas presentes no sangue; por isso, são chamadas de vias secundárias. ​
	
	
	 
		
	
		2.
		 (Adaptada- CESPE/2014) - Para exercer seu efeito farmacológico, um medicamento necessita chegar ao seu sítio de atuação. Para isso, ele precisa ser absorvido e, em seguida, distribuído no organismo. Nesse sentido, julgue o seguinte item:
I. A lipossolubilidade é uma característica que facilita a difusão dos fármacos.
II. A ionização é uma característica que facilita a difusão dos fármacos.
III. O pH do meio onde os fármacos estão, é responsável por favorecer ou não a difusão pelas membranas.​
É correto o que se afirma:
	
	
	
	I e II
	
	
	III, apenas
	
	
	II, apenas
	
	
	I e III
	
	
	I, II e III
	Data Resp.: 23/08/2023 20:38:15
		Explicação:
A lipossolubilidade é uma característica que facilita a difusão dos fármacos pelas membranas, sendo, portanto, a ionização do fármaco um fator que compromete essa difusão. De maneira geral, o pH do meio onde os fármacos são disponibilizados definirá quão ionizados eles estarão, favorecendo ou não sua difusão pelas membranas.​
	
	
	 
		
	
		3.
		A biotransformação é uma transformação metabólica no processo em que o fármaco passa por reações químicas, geralmente medidas por enzimas, que o convertem em compostos diferente do originalmente administrados, divididos em fase I e fase II. São consideradas reações de Fase II de biotransformação:
	
	
	
	reduções.
	
	
	hidrólises.
	
	
	conjugações.
	
	
	oxidações.
	
	
	desanimação.
	Data Resp.: 23/08/2023 20:38:59
		Explicação:
A biotransformação dos fármacos é majoritariamente realizada pelo fígado e ocorre por reações de fase 1 (oxidação, redução, hidrólise, e por ação das enzimas citocromo P450) e reações de fase 2 (conjugação).
	
	
	 
		
	
		4.
		Analise as afirmativas abaixo sobre distribuição de fármacos:
I - Após ser absorvido ou injetado na corrente sanguínea, o fármaco distribui-se para os líquidos extracelular.
II - Um volume de distribuição elevado indica que o fármaco é distribuído a várias partes do corpo, com a permanência de pequenafração no sangue.
III - A resposta terapêutica de um fármaco é dependente da porcentagem do fármaco livre. E quanto maior for a capacidade de se manter livre, menor será o tempo de meia vida desse fármaco.
IV - Para atravessar a barreira hematoencefálica e forma efetiva os fármacos devem ser pequenos e altamente lipossolúveis (apolares ou não-ionizados).
Sobre os itens acima, está correto o que se afirma em:
	
	
	
	II, III e IV.
	
	
	I, II e III.
	
	
	Todos os itens estão corretos.
	
	
	Somente III e IV.
	
	
	Somente I e II.
	Data Resp.: 23/08/2023 20:41:54
		Explicação:
Uma das medidas em farmacocinética utilizadas para mensurar, ainda que de forma pouco realística, a distribuição do fármaco administrado após uma dose é o volume de distribuição (Vd). O volume aparente de distribuição, Vd, é definido como o volume de líquido necessário para conter a quantidade total da substância no corpo, na mesma concentração presente no plasma. A resposta terapêutica de um fármaco é dependente da porcentagem do fármaco livre. E quanto maior for a capacidade de se manter livre, menor será o tempo de meia vida desse fármaco. Fármacos mais lipossolúveis, que conseguem se difundir pelas membranas celulares, possuem Vd mais alto (morfina Vd=2L/Kg).​
	
	
	 
		
	
		5.
		A farmacocinética analisa todo caminho que o fármaco percorre até chegar seu local de ação. Para que o fármaco chegue ao seu destino ele passa por diferentes barreiras celulares. Sobre esse contexto, analise as alternativas abaixo:
 
I. Permeação e grau de ionização são barreiras importantes.
II. Na permeabilidade seletiva da bicamada lipídica existem 2 mecanismos de transporte de fármaco.
III. No transporte ativo do fármaco não há gasto de energia.
IV. No transporte passivo do fármaco há gasto de energia.
 
É correto o que se afirma:
	
	
	
	I e IV
	
	
	I e III
	
	
	I, II, III e IV
	
	
	III e II
	
	
	I, II e III
	Data Resp.: 23/08/2023 20:45:44
		Explicação:
A permeação dos fármacos pode ser realizada através de dois mecanismos: Mecanismos passivos​ sem necessidade de gasto de energia e mecanismos ativos com a​​ necessidade de gasto de energia.
	
	
	 
		
	
		6.
		Quanto à distribuição tecidual de fármacos, é incorreto afirmar:
	
	
	
	Depende da solubilidade do fármaco no tecido.
	
	
	Quanto maior for a ligação do fármaco às proteínas plasmáticas, maior será a distribuição.
	
	
	Depende do fluxo sanguíneo e do tamanho do órgão.
	
	
	Quanto menor for a ligação do fármaco às proteínas plasmáticas, maior será a distribuição.
	
	
	Depende do gradiente de concentração entre sangue e tecido.
	Data Resp.: 23/08/2023 20:46:25
		Explicação:
A resposta correta é: Quanto menor for a ligação do fármaco às proteínas plasmáticas, maior será a distribuição.
	
	
	 
		
	
		7.
		Em uma infusão contínua de um fármaco, a concentração no estado de equilíbrio será alcançada quando:
	
	
	
	Após 1 tempo de meia-vida.
	
	
	A taxa e eliminação se igualar à taxa de eliminação.
	
	
	A absorção finalizar e apenas a eliminação ocorrer.
	
	
	A taxa de eliminação for superior à taxa de administração.
	
	
	A taxa de administração for superior à taxa de eliminação.
	Data Resp.: 23/08/2023 20:50:23
		Explicação:
A resposta correta é: A taxa e eliminação se igualar à taxa de eliminação.
	
	
	 
		
	
		8.
		Em relação aos perfis de eliminação de fármacos, vemos que dois modelos são observados: eliminação de primeira ordem e de ordem zero. Marque a questão correta a respeito desses conceitos:
	
	
	
	Na cinética de eliminação de primeira ordem, é previsto um perfil linear de eliminação, onde o fármaco é eliminado proporcionalmente ao aumento da concentração plasmática.
	
	
	Na cinética de eliminação de ordem zero, também descrita como de saturação, o aumento da concentração plasmática não é acompanhado de aumento da eliminação, entretanto a concentração no estado de equilíbrio é alcançada facilmente.
	
	
	Não há diferenças clinicamente importantes a serem consideradas para fármacos que apresentem cinética de eliminação linear ou saturável.
	
	
	A previsão da concentração plasmática de equilíbrio é mais provável para fármacos que possuem um perfil de eliminação de primeira ordem, pois nesse caso o processo é saturável.
	
	
	De acordo com um perfil de cinética de eliminação saturável, o fármaco não tem nenhum impedimento na sua eliminação; quanto maior a dose, maior a velocidade com que o fármaco é eliminado no organismo.
	Data Resp.: 23/08/2023 20:52:16
		Explicação:
A resposta correta é: Na cinética de eliminação de primeira ordem, é previsto um perfil linear de eliminação, onde o fármaco é eliminado proporcionalmente ao aumento da concentração plasmática.
	
	
	 
		
	
		9.
		Sobre a excreção renal de fármacos, assinale a alternativa incorreta.
	
	
	
	A secreção tubular é um processo ativo, e dois fármacos podem competir pelo mesmo carreador.
	
	
	A depuração renal de um fármaco é obtida através da razão entre a dose e a ASC deste fármaco.
	
	
	A forma ionizada de um fármaco sofre reabsorção tubular mais facilmente do que sua forma não ionizada.
	
	
	O valor de pH do filtrado renal é um dos determinantes da relação entre a concentração da forma ionizada e não ionizada das moléculas de um fármaco que se encontra nos túbulos renais.
	
	
	Quanto maior for o grau de ligação de um fármaco com proteínas plasmáticas, menor será a sua taxa de filtração glomerular.
	Data Resp.: 23/08/2023 20:52:53
		Explicação:
A resposta correta é: A forma ionizada de um fármaco sofre reabsorção tubular mais facilmente do que sua forma não ionizada.
	
	
	 
		
	
		10.
		As vias de administração de fármacos possuem biodisponibilidades diferentes, pois é preciso considerar particularidades dos tecidos onde os fármacos estão sendo introduzidos. Nesse contexto, é incorreto afirmar:
	
	
	
	A via intravenosa exige cuidados, mas uma vantagem é que se pode administrar fármacos com veículos oleosos por essa via.
	
	
	A via de administração intravenosa é considerada padrão-ouro, pois apresenta 100% de biodisponibilidade, ou seja, fator=1.
	
	
	Para a via sublingual, espera-se uma biodisponibilidade alta, embora menor que a da via intravenosa, pois os vasos do dorso da língua drenam boa parte da dose administrada.
	
	
	Pela via oral, o fármaco pode ter a biodisponibilidade comprometida em função do metabolismo de primeira passagem.
	
	
	Seguramente, administração pela via subcutânea gera 100% de biodisponibilidade, pois é uma via injetável.
	Data Resp.: 23/08/2023 20:53:37
		Explicação:
A resposta correta é: Seguramente, administração pela via subcutânea gera 100% de biodisponibilidade, pois é uma via injetável.
	
	
		1.
		Quando um fármaco se liga a um receptor, pode estabilizá-lo em uma conformação ativa ou inativa; a partir deste conceito, é possível dividir os fármacos em agonistas e antagonistas. A esse respeito, marque V para verdadeiro ou F para falso e, em seguida, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.
(  ) Agonista é uma molécula que se liga a um receptor, estabilizando-o na conformação ativa.
(  ) Antagonista é uma molécula que inibe a ação de um agonista, mas não exerce nenhum efeito na ausência deste.
(  ) Uma das maneiras de os antagonistas não competitivos reduzirem a ação dos agonistas é por sua afinidade muito maior com o receptor (sítio ativo).
(  ) Pode-se reverter a ação de antagonistas não competitivos, pelo aumento da concentração de agonista próximo ao receptor.
(  ) Um antagonista competitivo liga-se reversivelmente ao sítio de um receptor, estabilizando-o em uma conformação ativa.
	
	
	
	F/ F/ F/ V/ V.
	
	
	F/ F/ V/ V/ V.
	
	
	V/ V/ V/ F/ F.
	
	
	V/ F/ V/ V/ F.
	
	
	V/ V/ F/ F/ V.
	Data Resp.: 23/08/2023 20:55:49
		Explicação:
Receptores agonistas exercem uma ação similar à exercida pelo ligante endógeno no receptor. Ligando-sena mesma região que os ligantes endógenos são descritos como agonistas primários; caso a ligação seja em outra região do receptor, diferente da região de ligação do ligante endógeno, são definidos como agonistas alostéricos. Receptores antagonista normalmente apresentam ação que deriva de uma competição entre o fármaco antagonista e o agonista endógeno pelo mesmo sítio no receptor (antagonismo competitivo). Outras vezes, por ligação em um sítio diferente, em que a ligação do antagonista gera uma modificação no receptor que diminui a ligação do agonista (antagonismo alostérico).
	
	
	 
		
	
		2.
		Os receptores podem ser considerados como qualquer componente macromolecular funcional do organismo, normalmente sendo representado por uma proteína. Além disso, podem ser também partes de complexos lipoproteicos, (principalmente de membranas celulares), enzimas, canais transportadores, como os ácidos nucléicos, (principalmente para os quimioterápicos). Assinale a alternativa que representa o tipo de receptor que apresenta papel fundamental no sistema de transmissão de sinais intercelulares, através dos íons sinalizadores por um mecanismo de "comporta" ou "portão".
	
	
	
	Receptores enzimáticos.
	
	
	Receptores nucleares.
	
	
	Receptores antagonistas.
	
	
	Receptores Guanilil Ciclase.
	
	
	Receptores de canais iônicos.
	Data Resp.: 23/08/2023 20:56:20
		Explicação:
Os canais iônicos atuam nas células como portões que, de modo seletivo, permitem a passagem de determinados íons. Existem os canais controlados por ligantes, que se abrem quando agonistas se ligam e, por isso, são propriamente classificados como receptores; e os canais controlados por voltagem, que são regulados, não por ligação de um agonista, mas por alterações no potencial transmembrana.
	
	
	 
		
	
		3.
		O Brometo de Ipratrópio, fármaco muito conhecido e difundido como broncodilatador com ação antagonista muscarínica, desenvolve sua ação por atuar em:
	
	
	
	Receptores não metabotrópicos do tipo M2 acoplados à proteína Gs.
	
	
	Receptores metabotrópicos do tipo beta acoplados à proteína Sq.
	
	
	Receptores metabotrópicos do tipo muscarínico M3 acoplados à proteína Gq.
	
	
	Receptores não metabotrópicos do tipo alfa acoplados à proteína Gi.
	
	
	Receptores metabotrópicos do tipo muscarínico M4 acoplados à proteína Gi.
	Data Resp.: 23/08/2023 20:57:10
		Explicação:
Nota-se que os receptores que modulam canais iônicos também podem ser denominados como metabotrópicos. 
	
	
	 
		
	
		4.
		De maneira geral, a ação dos fármacos se inicia com uma ligação química do fármaco com o seu receptor, e seu efeito está relacionado à alteração da velocidade ou da magnitude de uma resposta celular intrínseca, sem produzir reações diferentes das específicas daquela célula/órgão. 
Sobre a interação fármaco-receptor, analise as afirmativas a seguir:
I. Agonista é um fármaco que se liga a receptores fisiológicos mimetizando os efeitos dos compostos endógenos (agonistas endógenos). Os fármacos desse grupo podem ser classificados como agonistas primários, quando se ligam no mesmo sítio de reconhecimento do composto endógeno, e alostéricos quando se ligam em regiões diferentes, conhecidas como sítios alostéricos.
 
II. Antagonistas são fármacos que bloqueiam ou reduzem a ação de um agonista. Os antagonistas também podem ser alostéricos, por combinação com o agonista (químico), por efeitos celulares ou fisiológicos diferentes (funcional).
 
 III. Agonistas parciais são fármacos que mostram apenas eficácia parcial, e agonistas inversos estabilizam o receptor em uma conformação inativa.
 
Assinale a alternativa correta:
	
	
	
	I, II e III estão corretas.
	
	
	Apenas I e III estão corretas.
	
	
	Apenas I e II estão corretas.
	
	
	Apenas a I está correta.
	
	
	Apenas a II está correta.
	Data Resp.: 23/08/2023 20:59:30
		Explicação:
Receptores agonistas exercem uma ação similar à exercida pelo ligante endógeno no receptor. Ligando-se na mesma região que os ligantes endógenos são descritos como agonistas primários; caso a ligação seja em outra região do receptor, diferente da região de ligação do ligante endógeno, são definidos como agonistas alostéricos. Receptores antagonista normalmente apresentam ação que deriva de uma competição entre o fármaco antagonista e o agonista endógeno pelo mesmo sítio no receptor (antagonismo competitivo). Outras vezes, por ligação em um sítio diferente, em que a ligação do antagonista gera uma modificação no receptor que diminui a ligação do agonista (antagonismo alostérico).
	
	
	 
		
	
		5.
		Para que um fármaco tenha seu efeito, ele necessita se ligar a um receptor, esse mecanismo faz parte da farmacodinâmica. Sobre esse contexto, assinale a alternativa que apresenta o conceito de farmacodinâmica CORRETO.
	
	
	
	A farmacodinâmica é o estudo das enzimas que atuam nas drogas.
	
	
	A farmacodinâmica é o estudo dos efeitos bioquímicos e fisiológicos das drogas e os seus mecanismos de ação.
	
	
	A farmacodinâmica é o estudo da toxicologia das drogas no organismo.
	
	
	A farmacodinâmica é o estudo da atuação do pH e de eletrólitos fracos das drogas no organismo.
	
	
	A farmacodinâmica é o estudo da taxa de absorção de uma droga.
	Data Resp.: 23/08/2023 21:03:01
		Explicação:
A Farmacodinâmica é o estudo dos efeitos fisiológicos, bioquímicos e celulares dos fármacos e seus mecanismos de ação. Esses efeitos resultam da interação dos fármacos com seus componentes macromoleculares (receptores), a fim de que uma resposta terapêutica seja produzida.
	
	
	 
		
	
		6.
		A alternativa que melhor correlaciona as proteínas G com os segundos mensageiros aumentados em função da ativação das mesmas é:
	
	
	
	Proteína Gi - Ca2+; Proteína Gq - Na+
	
	
	Proteína Gi - Na+; Proteína Gq - AMPc
	
	
	Proteína Gs - IP3 e DAG; Proteína Gq - AMPc
	
	
	Proteína Gs - AMPc; Proteína Gq - IP3 e DAG
	
	
	Proteína Gi - AMPc; Proteína Gq - JAK
	
	 
		
	
		7.
		A alternativa que melhor define o conceito de índice terapêutico é:
	
	
	
	É a razão entre a dose necessária para gerar tolerância e a dose necessária para gerar o efeito
	
	
	É o intervalo entre a concentração eficaz mínima e a concentração tóxica mínima
	
	
	É a dose na qual o indivíduo perde capacidade de resposta
	
	
	É a diferença entre a dose eficaz e a dose tóxica
	
	
	É a correlação entre a dose de um fármaco necessária à produção de um efeito desejado com aquela que produz um efeito indesejado, em geral letal
	Data Resp.: 23/08/2023 21:02:26
		Explicação:
A resposta correta é: É a correlação entre a dose de um fármaco necessária à produção de um efeito desejado com aquela que produz um efeito indesejado, em geral letal
	
	
	 
		
	
		8.
		Dependendo da forma como o fármaco se relaciona com o receptor, ele pode desenvolver uma ação agonista ou antagonista. Nesse contexto é verdade que:
	
	
	
	Os antagonistas possuem eficácia e, portanto, ao ligar no receptor geram uma resposta parcial
	
	
	O agonista parcial sempre promoverá resposta menor do que a apresentada pelo agonista pleno
	
	
	Os agonistas ligam-se aos receptores e sempre os ativam gerando a resposta máxima possível no receptor
	
	
	Tanto o agonista quanto o antagonista possuem eficácia, mas não apresentam afinidade pelo receptor
	
	
	Os fármacos antagonistas alostéricos ligam-se em regiões diferentes do agonista endógeno
	Data Resp.: 23/08/2023 21:01:41
		Explicação:
A resposta correta é: Os fármacos antagonistas alostéricos ligam-se em regiões diferentes do agonista endógeno
	
	
	 
		
	
		9.
		Em relação aos receptores é correto afirmar:
	
	
	
	Em geral são componentes proteicos e estão sempre disponíveis na superfície da membrana plasmática, possuindo uma região de acoplamento e outra efetora.
	
	
	Podem localizar-se intracelularmente, devendo o fármaco ser lipossolúvel o suficientepara acessar o ambiente intracelular para ativá-lo.
	
	
	Receptores que ativam enzimas quando sofrem estímulo atuam aumentado a atividade da enzima, não há mecanismo intracelular associado a esses receptores.
	
	
	Os receptores acoplados à proteína G são de rápida resposta, superior inclusive aos ionotrópicos.
	
	
	Os receptores ionotrópicos respondem tardiamente ao estímulo pois em sua via de sinalização consta modulação da expressão gênica.
	Data Resp.: 23/08/2023 21:01:03
		Explicação:
A resposta correta é: Podem localizar-se intracelularmente, devendo o fármaco ser lipossolúvel o suficiente para acessar o ambiente intracelular para ativá-lo.
	
	
	 
		
	
		10.
		Um fármaco será considerado mais seguro quando:
	
	
	
	Seu índice terapêutico for baixo e a janela terapêutica estreita
	
	
	Seu índice terapêutico for alto e a janela terapêutica larga
	
	
	Seu índice terapêutico for baixo e a janela terapêutica larga
	
	
	Seu índice terapêutico for alto e a janela terapêutica estreita
	
	
	Seu índice terapêutico for zero e a janela terapêutica estreita
	Data Resp.: 23/08/2023 21:00:12
		Explicação:
A resposta correta é: Seu índice terapêutico for alto e a janela terapêutica larga
	 
		
	
		1.
		A variação do potencial de membrana é responsável por diversos processos celulares, como a transmissão nervosa, a contração muscular e a secreção glandular. Esses mecanismos podem levar a distúrbios patológicos, como arritmias cardíacas, epilepsia e doenças neuromusculares. O que é o potencial de membrana?
	
	
	
	A diferença de carga elétrica entre o interior e o exterior da célula.
	
	
	A força exercida pelos íons na membrana.
	
	
	A concentração de íons fora da célula.
	
	
	A concentração de íons dentro da célula.
	
	
	A velocidade de transmissão de sinais elétricos pela membrana.
	Data Resp.: 23/08/2023 21:06:50
		Explicação:
O potencial de membrana tem origem quando existe uma diferença na carga elétrica nos dois lados de uma membrana devido a uma divergência na distribuição de íons positivos e negativos em suas duas faces. Essas diferenças podem ocorrer por um bombeamento eletrogênico ativo e por um transporte passivo de íons, sendo os últimos de movimentos de maior contribuição para a manutenção do potencial elétrico de membrana.
	
	
	 
		
	
		2.
		Os agonistas de receptores muscarínicos são fármacos que se ligam e ativam os receptores muscarínicos de acetilcolina, produzindo efeitos semelhantes aos da acetilcolina. Esses fármacos são utilizados em diversas condições clínicas que afetam o sistema nervoso parassimpático, como a doença de Parkinson, a demência e a incontinência urinária, entre outros. Qual é a principal indicação terapêutica dos agonistas de receptores muscarínicos?
	
	
	
	Tratamento de angina.
	
	
	Tratamento de hipertensão arterial.
	
	
	Tratamento de glaucoma.
	
	
	Tratamento de asma.
	
	
	Tratamento de epilepsia.
	Data Resp.: 23/08/2023 21:11:31
		Explicação:
Agonistas muscarínicos são atualmente usados no tratamento de distúrbios da bexiga urinária, xerostomia e no diagnóstico de hiperatividade brônquica. Também são utilizados na oftalmologia como agentes mióticos e para o tratamento de glaucoma.
	
	
	 
		
	
		3.
		O potencial de membrana é uma diferença de carga elétrica que existe entre o interior e o exterior de uma célula, em virtude da distribuição de íons em ambos os lados da membrana plasmática. Qual é o principal processo responsável pela manutenção do potencial de membrana em uma célula?
	
	
	
	A síntese de ATP pela célula.
	
	
	A bomba de sódio e potássio.
	
	
	A atividade metabólica da célula.
	
	
	A absorção de nutrientes pela célula.
	
	
	A difusão de íons através da membrana.
	Data Resp.: 23/08/2023 21:12:19
		Explicação:
A bomba de sódio/potássio auxilia na manutenção do equilíbrio osmótico através da membrana celular por baixar a concentração intracelular de sódio (Na+), enquanto a manutenção do repouso da membrana se dá pelo bombeamento de potássio para dentro da célula através da Na+/K+ ATPase e pelos canais de vazamento de potássio (K+), que promovem a permeabilidade dos íons livremente do citosol para o meio extracelular.
	
	
	 
		
	
		4.
		Os antagonistas dos receptores β adrenérgicos, também conhecidos como beta-bloqueadores, são um tipo de medicamento que bloqueia a ação dos neurotransmissores adrenérgicos, como a adrenalina e a noradrenalina, nos receptores beta-1 e beta-2. Qual é a principal indicação terapêutica dos antagonistas dos receptores β adrenérgicos?
	
	
	
	Tratamento de insuficiência cardíaca.
	
	
	Tratamento de hipertensão arterial.
	
	
	Tratamento de ansiedade.
	
	
	Tratamento de asma.
	
	
	Tratamento de disfunção erétil.
	Data Resp.: 23/08/2023 21:13:10
		Explicação:
Antagonistas competitivos de receptores β adrenérgicos, ou β bloqueadores, têm recebido enorme atenção clínica devido à sua eficácia no tratamento da hipertensão arterial, doença isquêmica do coração, insuficiência cardíaca congestiva e certas arritmias, devido à redução da frequência cardíaca e da contratilidade cardíaca.
	
	
	 
		
	
		5.
		A adrenalina tem um efeito poderoso no corpo, aumentando a frequência cardíaca, a pressão arterial, o fluxo sanguíneo para os músculos e o nível de glicose no sangue, enquanto ao mesmo tempo diminui a atividade do sistema digestivo. Isso prepara o corpo para enfrentar situações de perigo iminente, permitindo que ele lide com as ameaças de forma mais eficaz. Qual é o principal receptor ativado pela adrenalina nos tecidos efetores?
	
	
	
	Receptor alfa-1.
	
	
	Receptor beta-1.
	
	
	Receptor nicotínico.
	
	
	Receptor alfa-2.
	
	
	Receptor beta-2.
	Data Resp.: 23/08/2023 21:15:06
		Explicação:
A ação vascular principal da adrenalina é exercida sobre as artérias menores e esfíncteres capilares, embora veias e grandes artérias também respondam à droga. A adrenalina injetada diminui significativamente o fluxo sanguíneo cutâneo, a constrição de vasos pré-capilares e as vênulas pequenas. Adrenalina é um poderoso estimulante cardíaco; atua diretamente nos receptores β1 predominantes do miocárdio e das células do marca-passo e dos tecidos condutores.
	
	
	 
		
	
		6.
		Associe o princípio ativo do medicamento com sua indicação terapêutica.
1. Neostigmina
2. Escopolamina
3. Fenilefrina
4. Atropina
5. Dobutamina
 
(  ) está indicado para o alívio sintomático da congestão nasal e nasofaríngea decorrentes do resfriado comum, sinusite, febre ou outras alergias das vias aéreas superiores.
(  ) indicado quando for necessário suporte inotrópico para tratamento de pacientes em que o débito cardíaco é insuficiente para suprir a demanda circulatória.
(  ) é indicado para obtenção de midríase e cicloplegia na oftalmologia, em exames de fundo de olho, exames de refração, para prevenir aderências da íris ao cristalino nas irites, irodiclites e coroidites e nas ceratites.
(  ) constipação atônica, meteorismo (por exemplo, antes do exame radiológico); atonia intestinal pós- operatória e retenção urinária; miastenia gravis pseudoparalítica; antagonista dos curarizantes (para neutralizar o efeito miorrelaxante do curare e dos preparados do mesmo tipo).
(  ) indicado para pessoas que sofrem com enjoo e mal-estar durante viagem prolongadas, principalmente em rodovias.
Marque a alternativa que apresenta a sequencia correta.
	
	
	
	2, 5, 4, 3, 1
	
	
	2, 3, 1, 4, 5
	
	
	3, 5, 4, 1, 2
	
	
	4, 3, 1, 2, 5
	
	
	3, 5, 1, 4, 2
	Data Resp.: 23/08/2023 21:15:50
		Explicação:
Fenilefrina está indicado para o alívio sintomático da congestão nasal e nasofaríngea decorrentes do resfriado comum, sinusite, febre ou outras alergias das vias aéreas superiores.
Dobutamina indicado quando for necessário suporte inotrópico para tratamento de pacientes em que o débito cardíaco é insuficiente para suprir a demanda circulatória.
Atropinaé indicado para obtenção de midríase e cicloplegia na oftalmologia, em exames de fundo de olho, exames de refração, para prevenir aderências da íris ao cristalino nas irites, irodiclites e coroidites e nas ceratites.
Neostigmina é indicado em casos de constipação atônica, meteorismo (por exemplo, antes do exame radiológico); atonia intestinal pós- operatória e retenção urinária; miastenia gravis pseudoparalítica; antagonista dos curarizantes (para neutralizar o efeito miorrelaxante do curare e dos preparados do mesmo tipo).
Escopolamina é indicado para pessoas que sofrem com enjoo e mal-estar durante viagem prolongadas, principalmente em rodovias.
	
	
	 
		
	
		7.
		O propranolol é uma droga indicada para o controle da hipertensão; controle de angina pectoris; controle das arritmias cardíacas; profilaxia da enxaqueca; controle do tremor essencial; controle da ansiedade e taquicardia por ansiedade; controle adjuvante da tireotoxicose e crise tireotóxica; controle da cardiomiopatia hipertrófica obstrutiva e controle de feocromocitoma. Analisando as indicações terapêuticas do propanol, assinale a alternativa referente a sua classificação farmacológica:
	
	
	
	agonista dos receptores adrenérgicos alfa-2 seletivos
	
	
	agonista dos receptores adrenérgicos alfa-1 seletivos
	
	
	antagonista dos receptores adrenérgicos alfa-1 seletivos
	
	
	antagonista dos receptores adrenérgicos beta não seletivos
	
	
	agonista dos receptores adrenérgicos beta-1 seletivos
	Data Resp.: 23/08/2023 21:16:57
		Explicação:
A resposta correta é: antagonista dos receptores adrenérgicos beta não seletivos
	
	
	 
		
	
		8.
		Relacione os receptores adrenérgicos com sua localização e mecanismo de ação.
 
I) Receptores Alfa-1
II) Receptores Alfa-2
III) Receptores Beta-1
IV) Receptores Beta-2
(  ) Atuam mediando a broncodilatação e o relaxamento uterino.
(  ) Estão envolvidos nos efeitos dos simpaticomiméticos sobre o coração.
(  ) Localizados nas terminações nervosas pré-sinápticas, envolvidos com o mecanismo de feedback, na inibição da liberação de noradrenalina.
(  ) Localizados, predominantemente, nas pós-sinapses dos músculos lisos e glândulas e são envolvidos nas ações vasoconstritoras dos simpaticomiméticos.
 
Marque a opção com a correlação certa:
	
	
	
	IV, III, II, I
	
	
	IV, II, I, III
	
	
	II, III, I, IV
	
	
	I, III, IV, II
	
	
	III, I, IV, II
	Data Resp.: 23/08/2023 21:17:36
		Explicação:
A resposta correta é: IV, III, II, I
	
	
	 
		
	
		9.
		A neostigmina é um fármaco que interfere no sistema nervoso parassimpático e pode ser utilizado em situações nas quais há comprometimento da ativação da junção neuromuscular como na miastenia gravis. Esse fármaco é utilizado, pois:
	
	
	
	Bloqueia a ação da acetilcolina
	
	
	Tem ação anticolinesterásica
	
	
	Age como agonista de receptores nicotínicos
	
	
	Mimetiza a ação da acetilcolina ligando-se aos receptores muscarínicos
	
	
	Aumenta o número de receptores de acetilcolina
	Data Resp.: 23/08/2023 21:18:06
		Explicação:
A resposta correta é: Tem ação anticolinesterásica
	
	
	 
		
	
		10.
		A sobredosagem com drogas de abuso, como anfetaminas e cocaína, pode levar a hipertensão grave por causa de suas ações simpaticomiméticas. Esta hipertensão pode ser controlada pelo uso de qual medicamento?
	
	
	
	Dobutamina
	
	
	Ipatrópio
	
	
	Pralidoxima
	
	
	Prazosina
	
	
	Piridostigmina
	Data Resp.: 23/08/2023 21:18:40
		Explicação:
A resposta correta é: Prazosina
		1.
		Marque a opção que apresente glicocorticoides (GC) organizados em potência crescente.
	
	
	
	Prednisolona, prednisona, cortisol.
	
	
	Prednisolona, cortisol, betametasona.
	
	
	Dexametasona, prednisolona, cortisol.
	
	
	Cortisol, prednisolona, dexametasona.
	
	
	Betametasona, dexametasona, cortisol.
	Data Resp.: 23/08/2023 21:22:15
		Explicação:
A resposta correta é: Cortisol, prednisolona, dexametasona.
	
	
	 
		
	
		2.
		As cininas, como a bradicinina, são potentes mediadores inflamatórios capazes de:
	
	
	
	Inibir a síntese de TNF.
	
	
	Agir no hipotálamo, induzindo febre.
	
	
	Promover vasoconstrição prolongada.
	
	
	Conectar a via inflamatória e a cascata de coagulação.
	
	
	Induzir eventos autoimunes.
	Data Resp.: 23/08/2023 21:22:47
		Explicação:
A resposta correta é: Conectar a via inflamatória e a cascata de coagulação.
	
	
	 
		
	
		3.
		O ácido mefenâmico é frequentemente utilizado do tratamento de:
	
	
	
	Gastrite.
	
	
	Dismenorreia.
	
	
	Leucemia aguda.
	
	
	Dengue.
	
	
	Sífilis.
	Data Resp.: 23/08/2023 21:22:55
		Explicação:
A resposta correta é: Dismenorreia.
	
	
	 
		
	
		4.
		A sinalização celular dos glicocorticoides (GC) é efetuada por:
	
	
	
	Receptores membranares ligados à proteína G.
	
	
	Receptores intracelulares que controlam a expressão gênica.
	
	
	Enzimas citoplasmáticas ligadas à via glicolítica.
	
	
	Receptores solúveis ligados à cascata do complemento.
	
	
	Receptores acoplados a canais iônicos.
	Data Resp.: 23/08/2023 21:24:13
		Explicação:
A resposta correta é: Receptores intracelulares que controlam a expressão gênica.
	
	
	 
		
	
		5.
		O principal mecanismo associado ao efeito anti-inflamatório dos AINEs clássicos é:
	
	
	
	Inibição da via das lipoxigenases.
	
	
	Inibição da via das ciclo-oxigenases.
	
	
	Inibição da síntese de bradicinina.
	
	
	Inibição da síntese de citocinas.
	
	
	Inibição da fosfolipase A2.
	Data Resp.: 23/08/2023 21:24:22
		Explicação:
A resposta correta é: Inibição da via das ciclo-oxigenases.
	
	
	 
		
	
		6.
		Uma das contribuições mais importantes da PGE2 para o processo inflamatório é:
	
	
	
	Quimiotaxia de neutrófilos.
	
	
	Vasodilatação.
	
	
	Aumento na permeabilidade vascular.
	
	
	Diminuição na permeabilidade vascular.
	
	
	Vasoconstrição.
	Data Resp.: 23/08/2023 21:24:54
		Explicação:
A resposta correta é: Vasodilatação.
	
	
	 
		
	
		7.
		O principal efeito adverso visto em pacientes em uso prolongado de AINEs é:
	
	
	
	Diarreia.
	
	
	Lesões gástricas.
	
	
	Insuficiência renal aguda.
	
	
	Síndrome de Reye.
	
	
	Anemia hemolítica.
	Data Resp.: 23/08/2023 21:25:23
		Explicação:
A resposta correta é: Lesões gástricas.
	
	
	 
		
	
		8.
		Entre as opções abaixo aponte uma contraindicação para o uso de AINEs do grupo do salicilato:
	
	
	
	Processos inflamatórios agudos em tecidos moles.
	
	
	Dengue.
	
	
	Pacientes com risco cardiológico.
	
	
	Cefaleia.
	
	
	Dores musculoesqueléticas.
	Data Resp.: 23/08/2023 21:25:46
		Explicação:
A resposta correta é: Dengue.
	
	
	 
		
	
		9.
		A sinalização celular dos GC é efetuada por:
	
	
	
	Receptores acoplados a canais iônicos.
	
	
	Receptores solúveis ligados à cascata do complemento.
	
	
	Receptores membranares ligados à proteína G.
	
	
	Enzimas citoplasmáticas ligadas à via glicolítica.
	
	
	Receptores intracelulares que controlam a expressão gênica.
	Data Resp.: 23/08/2023 21:27:24
		Explicação:
A resposta correta é: Receptores intracelulares que controlam a expressão gênica.
	
	
	 
		
	
		10.
		Após tratamento prolongado com GC, a retirada do medicamento deve ser feita de maneira gradual devido a:
	
	
	
	Supressão do eixo parassimpático.
	
	
	Quadros de hipertensão aguda.
	
	
	Baixa imunitária devido à falta do GC.
	
	
	Supressão do eixo hipotálamo-hipófise-suprarrenal.
	
	
	Risco de Síndrome de Cushing.
	Data Resp.: 23/08/2023 21:27:54
		Explicação:
A resposta correta é: Supressão do eixo hipotálamo-hipófise-suprarrenal.
	
	
	 
		
	
		1.
		A classificação dos antimicrobianos está baseada, historicamente, na estrutura química e no mecanismo de ação do fármaco. Os antimicrobianosestão classificados como agentes que:
	
	
	
	o efluxo ativo bombeando antibióticos sempre de fora para dentro da bactéria.
	
	
	inibem a síntese da parede celular bacteriana, como as penicilinas e as zidovudinas.
	
	
	atuam diretamente sobre a membrana celular do microrganismo, afetando sua permeabilidade e resultando em extravasamento de compostos intracelulares, como a polimixina, a nistatina e a anfotericina B.
	
	
	afetam a função das subunidades ribossômicas 30S ou 50S, causando inibição irreversível da síntese de proteínas, como cloranfenicol, as tetraciclinas, a eritromicina, a clindamicina e as pristinamicinas.
	
	
	afetam o metabolismo bacteriano dos ácidos nucleicos, como as rifampicinas, que aumentam a produção de RNA-polimerase e as quinolonas.
	Data Resp.: 21/08/2023 21:06:39
		Explicação:
A permeabilidade reduzida da membrana da bactéria ao antibiótico pode impedir que este penetre na bactéria, diminuindo a concentração intracelular do antibiótico. Isso pode ocorrer por causa de mudanças na composição da parede celular, perda ou modificações nos canais de porinas ou formação de biofilme por algumas bactérias.
	
	
	 
		
	
		2.
		Alguns antibióticos inibem também a síntese dos ácidos nucleicos e são usados para diferentes patologias. Assinale a alternativa CORRETA que apresenta um fármaco antimicrobiano da classe das quinolonas.
	
	
	
	 Ciprofloxacino
	
	
	Cefaclor.
	
	
	Eritromicina.
	
	
	 Amoxicilina.
	
	
	Azitromicina.
	Data Resp.: 21/08/2023 21:08:08
		Explicação:
É possível interferir com a síntese de ácidos nucleicos de diversas maneiras, como por meio da inibição da síntese de nucleotídeos, da inibição das polimerases de DNA ou RNA, alterando as propriedades de pareamento das bases ou inibindo a DNA girase ou topoisomerase. Nesse grupo podemos incluir a rifamicina, a rifampicina e as fluoroquinolonas (como norfloxacino e ciprofloxacino).
	
	
	 
		
	
		3.
		Os Aminoglicossídeos possuem um mecanismo de que se ligam ao ribossomo bacteriano, causando leitura incorreta do código genético, levando à formação de proteínas incorretas e também à interrupção na síntese. Assinale a alternativa que apresenta um medicamento que integra o grupo dos antibióticos aminoglicosídeos.
	
	
	
	Amoxicilina.
	
	
	Ceftriaxona.
	
	
	Aspirina 
	
	
	Gentamicina.
	
	
	 Vancomicina.
	Data Resp.: 21/08/2023 21:09:54
		Explicação:
Gentamicina, tobramicina, amicacina, estreptomicina, espectinomicina são exemplos de aminoglicosídeos, que têm uma janela terapêutica estreita e a dosagem inadequada leva ao risco de toxicidade significativa (principalmente nefro-ototoxicidade) nos pacientes. Por esse motivo, houve uma redução no uso dessa classe como terapia primária para a maioria das infecções.
	
	
	 
		
	
		4.
		(Adaptada IBGP/2021) Sobre o teste de sensibilidade aos antibióticos, analise as afirmativas a seguir:
I- Serve para orientar a escolha da terapia antimicrobiana mais adequada.
II- Não serve como método auxiliar na implantação de medidas de controle que evitem a disseminação de bactérias multirresistentes.
III- Representa uma importante ferramenta no monitoramento da evolução da resistência bacteriana.
IV- Representa a técnica difusão em disco, que é a mais difundida e utilizada até hoje. Além de informar o grau de resistência, ela pode dar informações importantes sobre a possível presença de genes envolvidos nesses mecanismos.
Estão CORRETAS afirmativas:
	
	
	
	I, II, III
	
	
	III, II
	
	
	III, IV
	
	
	II, III, IV
	
	
	I, III
	Data Resp.: 21/08/2023 21:12:15
		Explicação:
O teste de sensibilidade dos antibióticos serve para orientar a escolha da terapia antimicrobiana mais adequada, sendo uma importante ferramenta no monitoramento da evolução da resistência bacteriana.
	
	
	 
		
	
		5.
		O Clavulanato é um antibiótico usado no tratamento de infecções bacterianas de amplo espectro. É indicado para de uso adulto e pedrátrico. Clavulanato, Sulbactam e Tazobactam são exemplos de
	
	
	
	Drogas que agem diminuindo o desenvolvimento de resistência as tetraciclinas.
	
	
	Drogas inibidoras da betalactamase que podem ampliar o espectro das penicilinas.
	
	
	Drogas que inibem a síntese proteica.
	
	
	Drogas que devem ser associadas aos aminoglicosídeos para diminuir a dose destes.
	
	
	Drogas que agem na membrana celular das bactérias.
	Data Resp.: 21/08/2023 21:14:41
		Explicação:
COMBINAÇÕES DE PENICILINA/INIBIDOR DE β-LACTAMASE
Exemplos: ampicilina/sulbactam, amoxicilina/clavulanato, piperacilina/tazobactam.
A β−lactamase é uma enzima capaz de quebrar o anel β−lactâmico presente em todas as penicilinas e cefalosporinas e, ao fazê-lo, é capaz de inativar esses antibióticos. Em poucas palavras, sabemos como fazer uma penicilina resistente a β−lactamase ou, ainda, como torná-la mais ativa contra os gram-negativos, mas não as duas coisas.
	
	
	 
		
	
		6.
		O principal evento relacionado ao aparecimento de resistência bacteriana aos antibióticos é melhor explicado por:
	
	
	
	O uso indiscriminado e pouco racional de antibióticos.
	
	
	A demora na obtenção de resultados de cultura e antibiograma.
	
	
	O uso concomitante com outros medicamentos.
	
	
	Uma maior poluição ambiental tornando os micro-organismos mais adaptáveis para sobreviver em um meio ambiente contaminado.
	
	
	Uma evolução rápida das bactérias na tentativa de ganhar vantagem sobre o hospedeiro.
	Data Resp.: 21/08/2023 21:05:02
		Explicação:
A resposta correta é: O uso indiscriminado e pouco racional de antibióticos.
	
	
	 
		
	
		7.
		Sobre a ceftriaxona podemos dizer:
	
	
	
	É um exemplo de cefalosporina de terceira geração eficaz no tratamento de meningite por ter boa penetração pela barreira hemato-encefálica.
	
	
	É extremamente tóxica e por isto está caindo em desuso.
	
	
	É um exemplo de penicilina com efeito anti-pseudomonas.
	
	
	É uma penicilina anti-MRSA.
	
	
	É uma fluoroquinolona de segunda geração. Muito utilizada no tratamento ambulatorial de infecção urinária não complicada.
	Data Resp.: 21/08/2023 21:01:20
		Explicação:
A resposta correta é: É um exemplo de cefalosporina de terceira geração eficaz no tratamento de meningite por ter boa penetração pela barreira hemato-encefálica.
	
	
	 
		
	
		8.
		Qual opção melhor descreveria as características do cloranfenicol?
	
	
	
	Antibiótico utilizado somente por via parenteral como principal opção como monoterapia na sepse.
	
	
	Antibiótico inibidor da biossíntese do folato.
	
	
	Antibiótico inibidor de síntese de proteína que é contraindicado em recém-natos devido ao seu acúmulo gerado pela baixa capacidade de conjugação hepática. 
	
	
	Antibiótico inibidor da síntese do peptídeoglicano indicado para infecções de orofaringe por estreptococos.
	
	
	Antibiótico inibidor da DNA girase responsável por casos graves de aplasia de medula óssea quando utilizado em altas doses.
	Data Resp.: 21/08/2023 21:00:05
		Explicação:
A resposta correta é: Antibiótico inibidor de síntese de proteína que é contraindicado em recém-natos devido ao seu acúmulo gerado pela baixa capacidade de conjugação hepática. 
	
	
	 
		
	
		9.
		Qual opção apresenta um antibiótico inibidor da DNA-girase muito utilizado no tratamento de infecções do trato urinário?
	
	
	
	Estreptomicina
	
	
	Ampicilina
	
	
	Norfloxacina
	
	
	Amicacina
	
	
	Penicilina
	Data Resp.: 21/08/2023 20:58:49
		Explicação:
A resposta correta é: Norfloxacina
	
	
	 
		
	
		10.
		Paciente masculino, pardo, 60 anos, portador de DPOC, há 4 dias com febre não aferida, tosse produtiva com expectoração amarelada e dispneia aos pequenos esforços. O paciente é admitido na UTI para tratamento de pneumonia comunitária grave com vancomicina e amoxicilina-clavulanato. Após 24 horas do referido tratamento o paciente apresenta quadro de intensavermelhidão nas pernas, braços, barriga, pescoço e face; coceira nas regiões avermelhadas; inchaço aos redor dos olhos; e espasmos musculares. Assinale a opção que melhor representa hipótese diagnóstica e mecanismo:
	
	
	
	Síndrome de Johnson.
	
	
	Reação anafilática à vancomicina.
	
	
	Síndrome do homem vermelho, degranulação mastocística.
	
	
	Síndrome de Reye, vaso dilatação periférica.
	
	
	Síndrome do homem vermelho, trombocitopenia induzida por anticorpos.
	Data Resp.: 21/08/2023 20:56:36
		Explicação:
A resposta correta é: Síndrome do homem vermelho, degranulação mastocística.

Outros materiais