Buscar

2023,2 1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Nome: Rita de Cassia de Oliveira Jardim
RGM : 34809333
O gestor educacional pode contribuir com o processo de organização de uma escola inclusiva???
Para que possa haver à inclusão de alunos com alguma necessidade especial, dependerá de toda a equipe escolar, tais como: gestores, professores, equipe pedagógica e alunos também. Mas o papel mais importante e o do gestor, pois é através de suas atitudes que toda sua equipe poderá se espelhar e com isso fazer acontecer à inclusão e à integração de todos os indivíduos com necessidades especiais.
Será o gestor que irá propor e atuar em uma prática de inclusão desses alunos, envolvendo-se na organização das reuniões pedagógicas, podendo assim desenvolver ações que relacionadas à acessibilidade universal asseguradas a eles, e identificação e a realização das adaptações curriculares de grande e pequenos portes, possibilitando o intercambio e o suporte necessário para uma excelente adaptação. 
É o gestor que possibilitará as possibilidades de construção de uma escola inclusiva e será responsável pela aproximação de todos os envolvidos tanto a escola como também a comunidade que cerca a escola, e com isso acaba também proporcionando uma aproximação comunidade/escola.
Sendo assim o gestor ele torna-se a principal chave responsável pelo envolvimento de todos tanto escola como comunidade, direta e indiretamente a fazer parte do processo de inclusão. É ele quem estabelecerá os objetos, as soluções de problemas, os planos de ações e respectivamente suas execuções, o acompanhamento e avaliações de todos os responsáveis envolvidos na organização da inclusão de todos os alunos sendo eles portadores de alguma necessidade especial ou não, pois para a educação todos são iguais e merecem oportunidades iguais para poderem ser tornarem indivíduos na sociedade.
Com isso podemos sim concluir que o gestor educacional não só pode contribuir, mais que é ele o maior responsável e idealizador de uma escola inclusiva, sendo ele o responsável também de garantir que a educação seja emancipadora e que os diretos de todos sejam eles portadores ou não de alguma necessidade especial sejam respeitados para que possamos ter uma escola mais justa para todos. Assim ele além de administrar a instituição ele também representa um espaço que tem como uma função social par mim muito clara, que e formar cidadãos que vão transformar cada vez mais a sociedade em mais justas para todos que nela habita

Outros materiais