Buscar

A1 Educação Inclusiva

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Na primeira imagem está representada a inclusão. Vemos isso, pois os pontos coloridos e verdes estão dentro do mesmo círculo, misturados. A inclusão vai além de garantir a participação dos estudantes com deficiências nas escolas de ensino regular. Ela também assegura que todos os alunos aprendam no mesmo ambiente, tendo suas necessidades correspondidas pela escola, que vai se adequar ao que cada estudante precisa. Assim, alunos com e sem deficiência aprendem a viver em sociedade e a respeitar as diferenças de cada um, sem discriminação. 
Na segunda imagem vemos representada a exclusão, já que os pontos coloridos estão totalmente excluídos do círculo, que contém apenas os pontos verdes. A exclusão leva ao preconceito e discriminação.
Na terceira imagem vemos representada a segregação, que cria dois grupos separados de pontos coloridos e verdes, não permitindo que eles se misturem. A segregação divide as formas de ensino em duas: as escolas que recebem alunos sem deficiência, e as escolas especializadas que atendem alunos com necessidades especiais. Esses grupos eram impedidos de conviver na mesma instituição de ensino.
Na quarta imagem vemos representada a integração, onde pontos verdes e coloridos estão dentro do mesmo círculo maior, mas ainda divididas por um círculo menor. A integração argumenta que todos podem partilhar da mesma escola e ensino, com as mesmas oportunidades para todos, desde que o aluno se adapte ao ensino e técnicas já existentes ali. Mas muitas crianças com deficiências acabavam por serem excluídas, já que não conseguiam se adaptar.
O processo de inclusão social nas escolas ainda é muito recente. Por isso quanto mais debatemos e falarmos nesse assunto, menos haverá discriminação e preconceito, proporcionando uma vida completa a pessoas com deficiências.
Referências bibliográficas:
MENEZES, Pedro. O que é Inclusão Escolar: conceito e desafios. Acesso em: 26 de outubro de 2021. Disponível em: https://www.todamateria.com.br/inclusao-escolar-conceito-desafios/
EXCLUSIVA OU INCLUSIVA: a educação para crianças com deficiência. Lunetas. Acesso em: 26 de outubro de 2021. Disponível em: https://lunetas.com.br/educacao-inclusiva-a-escola-para-criancas-com-deficiencia/
POR QUE é importante falar sobre deficiência? Talento incluir. Acesso em: 26 de outubro de 2021. Disponível em: https://talentoincluir.com.br/emprego/por-que-e-importante-falar-sobre-deficiencia/

Continue navegando