Buscar

FAMILIA, ESCOLA E SOCIEDADE

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

4
FAMÍLIA, ESCOLA E SOCIEDADE
Crislaine Ferreira Dias¹
Franciele Silva Araújo¹
 Liliane Rosa dos Reis¹
Matheus Moraes[footnoteRef:2] [2: Crislaine Ferreira Dias; Franciele Silva Araújo; Liliane Reis; Matheus Moraes.] 
 Mahele Verônica dos Santos Silva[footnoteRef:3] [3: Mahele Verônica dos Santos Silva.] 
1. INTRODUÇÃO
Família, escola e sociedade, juntos tem a ampla contribuição em formar cidadãos capazes de transformar a sociedade. A relação entre família, escola e sociedade é um dos principais recursos para o sucesso da educação e no desenvolvimento humano.
A família é o primeiro grupo no qual a criança tem contato. Pois tem como responsabilidade de proporcionar amor, proteção e cuidado, além dos ensinamentos de valores e normas sociais. A família também carrega o principal papel de fonte de suporte afetivo e emocional que tem influência direta no desenvolvimento da autoconfiança, autoestima e habilidades sociais da criança.
A escola por sua vez é o segundo grupo que tem contato com a criança. Tem como responsabilidade proporcionar a educação formal, desenvolver o cognitivo da criança, habilidades sociais e técnicas.
A sociedade é um grupo bem amplo no qual a criança tem contato. É formada por vários grupos e instituições. Tem um papel importante na construção de uma identidade cultural e na formação da criança para participar ativamente e de forma responsável na vida cívica e social.
Mediante ao tema apresentado, torna-se importante esclarecer se há implicações relevantes na relação entre família, escola e sociedade. Como definir as implicações nas contribuições da família, escola e sociedade na formação do indivíduo?
O principal objetivo é analisar e entender a importância da família junto com a escola para o desenvolvimento educacional dos alunos e para a introdução no exercício na sociedade.
O presente estudo trata-se de uma revisão sobre os aspectos da família, escola e sociedade. Os materiais utilizados para a pesquisa foram, livros disponíveis no Google, no período da publicação especifico de 1996 a 2007 no idioma português. Os autores principais utilizados foram: Freire, Dessen ePolonia. 
2. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
Como dito anteriormente a família, escola e sociedade possuem papeis fundamentais para a formação dos cidadãos. A relação entre família e escola destaca-se uma vez que são os primeiros a ter contato com a criança, pois são partes responsáveis na formação da criança como cidadão responsável e inseri-lo na sociedade. 
De acordo com Dessen e polonia (2007, p.22) afirma-se que: 
A família e a escola emergem como duas instituições fundamentais para desencadear os processos evolutivos das pessoas, atuando como propulsoras ou inibidoras do seu crescimento físico, intelectual emocional e social. Na escola, os conteúdos curriculares asseguram as instruções e a apreensão de conhecimento, havendo uma preocupação central no processo ensino-aprendizagem. Já a família os objetivos conteúdos e métodos se diferenciam, fomentando o de socialização, a proteção, as condições básicas de sobrevivência e o desenvolvimento de seus membros no plano social, cognitivo e afetivo. 
Ou seja, a família e a escola possuem uma relação interligada, pois a família tem o papel inicial na educação de maneira informal. A escola por sua vez faz o papel mais formal da educação, instruindo através de conteúdos curriculares que se faz parte importante nesse processo de ensino-aprendizagem. “Saber que ensinar não é transferir conhecimento, mas criar as possibilidades para a sua própria produção ou a sua construção.” (Freire, 1996, p.21)
É considerável pesquisar a relação de família e escola, pois trata-se de instituições pelas quais todos os seres humanos passam ao decorrer da vida e são essenciais na formação como cidadãos e seres sociais.
No que tange aos pais, a socialização da criança representa um dos principais desempenhos deles, é por meio do ensino da língua nativa que seus filhos serão inseridos na esfera cultural; na coexistência em coletividade, familiarizando-se com símbolos e normas; e na educação abrangente com a cooperação da instituição escolar. Todavia, à medida que avança, a comunidade gradualmente transfere a incumbência de educar da família para o Estado. A escola acaba assumindo, mesmo que involuntariamente, a responsabilidade de educar de maneira autoritária seus estudantes sem a participação familiar. (Polonia;Dessen, 2oo5, p.304).
A imagem a seguir ilustra um pouco sobre o conceito da relação entre Família e Escola na formação da criança: 
Figura 1: Escola e Família. Juntos escrevemos um futuro melhor.
Fonte: <http://escolanairbrazlima.blogspot.com/2014/08/a-ira-da-vibora.html>
Acesso em: 25 de mai.2023.
A imagem em questão nos traz de forma ilustrativa a importância dessa relação entre família e escola na construção de um futuro melhor para as crianças. Ou seja, formar cidadãos responsáveis que fazem parte de uma sociedade.
3. RESULTADOS E DISCUSSÃO
A partir da questão proposta obteve-se uma resposta.Como definir as implicações nas contribuições da família, escola e sociedade na formação do indivíduo?
De acordo com o que foi pesquisado, a relação entre família, escola e sociedade é de extrema importância, pois cada um tem um papel na educação e formação da criança como indivíduo responsável parte da sociedade. O ponto negativo é que com o decorrer do tempo, a comunidade vem transferindo a responsabilidade de educar para o estado, fazendo com que muitas famílias transferiram a responsabilidade de educar e formar cidadão de forma total apenas para a escola.
Dessen e Polonia nos traz o conceito sobre a relação entre família e escola, no qual aponta que essas duas instituições são fundamentais para a formação da criança como um cidadão, pois todos tem um papel importante para a inserção do indivíduo na esfera social. A família ajuda na socialização, no plano social, afetivo e cognitivo dentre outras coisas. Já a escola está totalmente ligada ao desenvolvimento intelectual, ou seja, ensinamentos através de planos curriculares de ensino-aprendizagem. 
Ainda conforme Polonia e Dessen a comunidade vem transferindo a responsabilidade de educar para o estado e a escola involuntariamente vem assumindo de forma total o papel que também deveria ter participação por parte da família e não apenas por parte da escola.
4. REFERÊNCIAS
DESSEN, Maria Auxiliadora; POLONIA, Ana da Costa. A família e a escola como contexto de desenvolvimento humano. Paideia, p 21-32,2007.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia; Saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra 1996.
POLONIA, Ana de Costa; DESSEN, Maria Auxiliadora. Em busca de uma compreensão das relações entre família e escola. Psicologia escolar e Educação, 2002.vol 9, N.2, p303-312,2005.
Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI- Pedagogia (FLC20967PED) – Prática interdisciplinar: Escola e Sociedade–25/05/2023
	
	
	
 
 
 
 
Centro Universitário Leonardo da Vinci 
–
 
UNIASSELVI
-
 
Pedagogia (
FLC20967PED
) 
–
 
Prática interdisciplinar: 
Escola 
e Sociedade
–
25
/
05
/202
3
 
FAMÍLIA, ESCOLA E SOCIEDADE
 
 
Crislaine Ferreira Dias
¹
 
Franciele Silva Araújo
¹
 
 
Liliane 
Rosa dos 
Reis
¹
 
Matheus Moraes
1
 
 
Mahele Verônica dos Santos Silva
2
 
 
1. INTRODUÇÃO
 
 
Família, escola e sociedade, juntos tem a ampla contribuição em formar cidadãos capazes de 
transformar a sociedade. A relação entre família, escola e socieda
de é um dos principais recursos 
para o sucesso da educação e no desenvolvimento humano.
 
A família é o primeiro grupo no qual a criança tem contato. Pois tem como responsabilidade 
de proporcionar amor, proteção e cuidado, além dos ensinamentos de valores e 
normas sociais. A 
família também carrega o principal papel de fonte de suporte afetivoe emocional que tem 
influência direta no desenvolvimento da autoconfiança, autoestima e habilidades sociais da criança.
 
A escola por sua vez é o segundo grupo que tem co
ntato com a criança. Tem como 
responsabilidade proporcionar a educação formal, desenvolver o cognitivo da criança, habilidades 
sociais e técnicas.
 
A sociedade é um grupo bem amplo no qual a criança tem contato. É formada por vários 
grupos e instituições. T
em um papel importante na construção de uma identidade cultural e na 
formação da criança para participar ativamente e de forma responsável na vida cívica e social.
 
Mediante ao tema apresentado, torna
-
se importante esclarecer se há implicações relevantes 
na
 
relação entre família, escola e sociedade. Como definir as implicações nas contribuições da 
família, escola e sociedade na formação do indivíduo?
 
O principal objetivo é analisar e entender a importância da família junto com a escola para o 
desenvolvimento
 
educacional dos alunos e para a introdução no exercício na sociedade.
 
O presente estudo trata
-
se de uma revisão sobre os aspectos da família, escola e sociedade. 
Os materiais utilizados para a pesquisa foram, livros disponíveis no Google, no período da 
pu
blicação especifico de 1996 a 2007 no idioma português. Os autores principais utilizados foram: 
F
reire
, 
D
essen
 
eP
olonia
. 
 
 
2. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
 
 
 
 
 
1
Crislaine Ferreira Dias; Franciele
 
Silva Araújo; Liliane Reis; Matheus Moraes.
 
2
Mahele Verônica dos Santos Silva
.