Buscar

prova Planejamento e Gestão Estratégica

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Questão 1/10 - Planejamento e Gestão Estratégica
Segundo a obra-base, “para que a empresa possa ser considerada uma organização que gera conhecimento, ela precisa completar uma ‘espiral do conhecimento’, que articula os conhecimentos, de tácito para tácito, de explícito para explícito, de tácito para explícito e de explícito para tácito”. (CAMPOS, Letícia Mirella Fischer. Administração Estratégica: Planejamento, ferramentas e implantação. Curitiba: InterSaberes, 2016.)
Conforme os estudos da disciplina, assinale as assertivas corretas sobre o conhecimento tácito.
I. É o conhecimento pessoal, difícil de ser explicado em linguagem formal.
II. É aquele que pode ser mais facilmente expresso em linguagem.
III. Esse conhecimento está mais compreendido em fórmulas, manuais e documentos que as empresas podem produzir.
IV. Envolve fatores intangíveis como crenças, valores, habilidades e emoções. 
É correto apenas o que se afirma em:
Nota: 0.0
	
	A
	I e II.
	
	B
	I, II e III.
	
	C
	I e IV.
Gabarito comentado: O conhecimento tácito é o conhecimento pessoal, difícil de ser explicado em linguagem formal, que envolve fatores intangíveis como crenças, valores, habilidades e emoções. (CAMPOS, Letícia Mirella Fischer. Administração Estratégica: Planejamento, ferramentas e implantação. Curitiba: InterSaberes, 2016, p. 119-120.)
	
	D
	II e III.
	
	E
	II, III e IV.
Questão 2/10 - Planejamento e Gestão Estratégica
As estratégias competitivas de Porter se relacionam à criação da vantagem competitiva em cada um dos ramos de negócios em que o grupo compete. São três as estratégias genéricas competitivas que podem ser utilizadas pelas empresas de forma combinada ou isolada, para competirem em um mercado acirrado.
Assinale a alternativa que apresenta a estratégia genérica que se dirige ao atendimento das necessidades de um grupo ou segmento limitado de consumidores.
Nota: 10.0
	
	A
	Liderança no custo total.
	
	B
	Diferenciação.
	
	C
	Foco.
Você acertou!
Gabarito comentado:
A estratégia de foco se difere das outras duas estratégias genéricas, principalmente pelo fato de se dirigir ao atendimento das necessidades de um grupo ou segmento limitado de consumidores. Essa estratégia se concentra em atender a um nicho específico de mercado, que pode ser definido geograficamente, por tipo de consumidores ou por um segmento da linha de produtos. (CAMPOS, Letícia Mirella Fischer. Administração Estratégica: Planejamento, ferramentas e implantação. Curitiba: InterSaberes, 2016, p. 186.)
	
	D
	Terceirização.
	
	E
	Competição.
Questão 3/10 - Planejamento e Gestão Estratégica
Após a verificação do ambiente geral em que a organização está inserida, é necessário analisar o microambiente com base nas cinco forças de Porter. Uma ferramenta que pode ser aplicada para essa demanda é o benchmarking.
Assinale a alternativa que apresenta uma das preocupações do benchmarking:
Nota: 10.0
	
	A
	Pesquisa de modelos antigos e obsoletos utilizados no mercado, para evitar utilizá-los.
	
	B
	Buscar meios de reduzir os custos através da produção em massa.
	
	C
	Pesquisa de novas ideias e práticas de mercado, que podem ser copiadas ou adaptadas pelas empresas.
Você acertou!
Gabarito comentado: O benchmarking preocupa-se, entre outras coisas, em analisar como vai a operação da empresa. Pode ser visto como uma abordagem para o estabelecimento de padrões de desempenho da empresa. Ele também se preocupa com pesquisa de novas ideias e práticas de mercado, que podem ser copiadas ou adaptadas pelas empresas. Por exemplo, um banco pode aprender com um supermercado como lidar com flutuações de demanda ao longo do dia. (CAMPOS, Letícia Mirella Fischer. Administração Estratégica: Planejamento, ferramentas e implantação. Curitiba: InterSaberes, 2016, p. 139.)
	
	D
	Elaborar planos de redução de quadro de pessoal, buscando contenção de gastos.
	
	E
	Resguardar os meios de produção utilizados pela empresa, a fim de que não sejam copiados pela concorrência.
Questão 4/10 - Planejamento e Gestão Estratégica
João Carlos é o CEO de uma empresa de tecnologia em telecomunicações, e, como gestor e principal responsável pelo processo de mudança, estabeleceu as seguintes diretrizes para o processo:
visão de futuro da organização após as mudanças;
objetivos desdobrados da visão, desdobrados nas perspectivas do BSC;
mapeamento dos pontos para interferência, para a partir da análise dos fatos e dados, estabelecer o processo de mudança;
estabelecimento de metas de superação, interna e externa, bem como o benchmarking;
estabelecimento de um plano de ação conjunto entre todos os departamentos organizacionais.
Diante das ações propostas por João Carlos, qual o tipo de mudança pretendida?
Nota: 10.0
	
	A
	Mudança ditatorial.
	
	B
	Mudança participativa.
Você acertou!
Gabarito comentado:
João Carlos apresentou características de liderança participativa ao demonstrar a visão de futuro da organização, característica de um processo planejado de mudança, estabelecendo metas e indicadores em conjunto com planos de ações conjuntas entre todos os departamentos da organização (Aula 06, tema 02).
	
	C
	Mudança carismática.
	
	D
	Mudança forçada.
	
	E
	Mudança radical.
Questão 5/10 - Planejamento e Gestão Estratégica
A abrangência das decisões numa organização pode ser representada por uma pirâmide, conforme abaixo:
Acerca do tema, analise as alternativas abaixo e assinale as corretas:
 I. O nível estratégico está relacionado a um comportamento de longo prazo.
II. As ações operacionais representam a visão global da empresa.
III. As decisões relacionadas ao nível estratégico devem surtir efeito imediato para a organização.
IV. O nível tático possui ações limitadas que não compreendem ações de longo prazo ou externas à organização. 
É correto somente o que se afirma em:
Nota: 0.0
	
	A
	I e III.
	
	B
	III.
	
	C
	I e IV.
Gabarito comentado:
O nível estratégico consiste em planos da alta gerência para atingir resultados coerentes com as missões e os objetivos da organização. Ela compreende um comportamento de longo prazo.
As ações operacionais são relativas às operações de produção, marketing, gestão de recursos humanos, entre outras. São operações de menor impacto, desenvolvidas por um pequeno grupo de pessoas, que, muitas vezes, compreendem apenas suas respectivas tarefas e não têm a visão global da empresa.
As ações táticas são um pouco mais abrangentes, pois podem se associar a uma ou mais ações operacionais. São bastante limitadas, não compreendendo ações de longo prazo ou externas ao negócio.
(CAMPOS, Letícia Mirella Fischer. Administração Estratégica: Planejamento, ferramentas e implantação. Curitiba: InterSaberes, 2016, p. 21.)
	
	D
	II e IV.
	
	E
	IV.
Questão 6/10 - Planejamento e Gestão Estratégica
Para que os objetivos organizacionais sejam atingidos, é necessário que as organizações realizem um bom planejamento, criando um conjunto estratégico que as direcione para as metas pretendidas.
Qual conceito abaixo traz a afirmação do que a empresa é ou de como ela deveria ser no momento da análise estratégica?
Nota: 10.0
	
	A
	Objetivos.
	
	B
	Propósitos.
	
	C
	Missão.
Você acertou!
A Missão, que decorre da visão, é uma meta mais específica que engloba o empenho de toda a empresa, estende-se por toda a organização e a desafia, compreendendo uma linha de chegada e uma duração definida. Outra definição de missão é a de Costa: a missão descreve o foco de atuação da empresa: os produtos, mercados e segmentos em que esta atuará no futuro próximo, e de que forma irá competir (muitas vezes estabelece também com que nível de excelência). A missão é, portanto, a afirmativa clara do que a empresa é ou de como ela deveria ser no momento da análise estratégica, considerando-se as principais competências que deverão estar presentes na organização.
(CAMPOS, Letícia Mirella Fischer. Administração
Estratégica: Planejamento, ferramentas e implantação. Curitiba: InterSaberes, 2016, p. 39-40.)
	
	D
	Visão.
	
	E
	Valores.
Questão 7/10 - Planejamento e Gestão Estratégica
O método para a previsão de cenários prospectivos, proposto por Peter Schwartz, ou método da Global Business Network (GBN), é constituído por oito etapas, a saber: identificação da questão principal; identificação dos fatores-chave; Identificação das motrizes; hierarquia por importância e incerteza; seleção das lógicas dos cenários; descrição dos cenários; análise das implicações e opções; Seleção de indicadores e sinalizadores principais.
Assinale a alternativa que corresponde à etapa em que se deve definir a questão estratégica motivadora para a construção de cenários alternativos.
Nota: 10.0
	
	A
	Seleção de indicadores e sinalizadores principais.
	
	B
	Análise das implicações e opções.
	
	C
	Descrição dos cenários.
	
	D
	Identificação dos fatores-chave.
	
	E
	Identificação da questão principal.
Você acertou!
Gabarito comentado:
Na identificação da questão principal, deve-se definir a questão estratégica motivadora para a construção de cenários alternativos. Muitas questões podem ser levantadas na organização com a utilização de entrevistas com colaboradores envolvidos, bem como de análises ou de discussões que ocorreram durante a elaboração dos estudos de cenários. (CAMPOS, Letícia Mirella Fischer. Administração Estratégica: Planejamento, ferramentas e implantação. Curitiba: InterSaberes, 2016, p. 201.)
Questão 8/10 - Planejamento e Gestão Estratégica
A matriz BCG, criada pelo Boston Consulting Group em 1967, é a mais conhecida estratégia de portfólio para orientar o investimento nos negócios de uma organização. Essa metodologia orienta a organização para decidir em que áreas deve atuar, considerando a importância de cada item do portfólio de produtos.
Assinale a alternativa que apresenta os elementos da matriz BCG que corresponde a negócios que se caracterizam por grande participação de mercado em um setor de crescimento lento.
Nota: 10.0
	
	A
	Estrelas.
	
	B
	Pontos de interrogação.
	
	C
	Abacaxis.
	
	D
	Crianças problema.
	
	E
	Vacas leiteiras.
Você acertou!
As vacas leiteiras são negócios que se caracterizam por grande participação de mercado em um setor de crescimento lento. Normalmente, são extremamente lucrativos e as empresas detentoras podem utilizá-los para financiar outras linhas classificadas como crianças problema ou estrelas. (CAMPOS, Letícia Mirella Fischer. Administração Estratégica: Planejamento, ferramentas e implantação. Curitiba: InterSaberes, 2016, p. 229.)
Questão 9/10 - Planejamento e Gestão Estratégica
Segundo Porter, todo ramo industrial é regido por cinco forças que constituem a base para a definição da estratégia de uma empresa.
Quais são as cinco forças citadas por Porter?
Nota: 10.0
	
	A
	Substitutos, fornecedores, novos substitutos, aliados, fornecedores.
	
	B
	Concorrentes, substitutos, compradores, fornecedores, novos concorrentes.
Você acertou!
Gabarito comentado:
Segundo Porter, todo ramo industrial é regido por cinco forças que constituem a base para a definição da estratégia de uma empresa:
- A entrada de novos CONCORRENTES;
- As ameaças de produtos SUBSTITUTOS;
- O poder de negociação dos COMPRADORES;
- O poder de negociação de FORNECEDORES;
- A rivalidade entre os CONCORRENTES.
(CAMPOS, Letícia Mirella Fischer. Administração Estratégica: Planejamento, ferramentas e implantação. Curitiba: InterSaberes, 2016, p. 208.)
	
	C
	Parceiros, aliados, fornecedores, compradores, concorrentes.
	
	D
	Concorrentes, substitutos, oponentes, competidores, rivais.
	
	E
	Compradores, parceiros, aliados, fornecedores, acionistas.
Questão 10/10 - Planejamento e Gestão Estratégica
Toda organização tem, ou deveria ter, objetivos. Objetivo pode ser entendido como um sistema de comportamentos cooperativos que servem para orientar a conduta dos membros de uma empresa, em concordância com os fins esperados.
Os objetivos podem ser classificados como de curto, médio e longo prazo. De acordo com os estudos da disciplina, responda: o que são objetivos de longo prazo?
Nota: 0.0
	
	A
	São objetivos de maior abrangência. Devem ser pensados para o futuro mais distante.
Gabarito comentado:
São objetivos de maior abrangência. Devem ser pensados para o futuro mais distante e envolver todos os colaboradores e setores da organização. São estipulados pela alta organização.
(CAMPOS, Letícia Mirella Fischer. Administração Estratégica: Planejamento, ferramentas e implantação. Curitiba: InterSaberes, 2016, p. 30-31.)
	
	B
	São aqueles que estão enquadrados na visão e na missão da empresa.
	
	C
	São mais específicos e devem ser atendidos o mais rápido possível.
	
	D
	São considerados como intermediários; não refletem necessariamente uma ação imediata nem uma pessoa ou cargo específico para sua realização.
	
	E
	São sinônimos de metas, representando objetivos que necessitam de maior prazo para sua consecução.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando