Buscar

ATIVIDADE CONTEXTUALIZADA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

ATIVIDADE CONTEXTUALIZADA 
Desirée Silvera Guimarães
Matrícula: 01513987
Curso: Nutrição
A higiene é o conjunto de conhecimentos e técnicas, que tem o intuito de prevenir doenças e promover a saúde. Utiliza-se a limpeza, a desinfecção e a esterilização com o objetivo de impedir vários tipos de doenças infecciosas. A eficácia de um programa de higienização dependerá da adoção de métodos de higienização nas instalações, nos utensílios, nos equipamentos e nos manipuladores. ( BRASIL, 2004)
Os alimentos na área de produção e manipulação devem ser protegidos de contaminações físicas, químicas, biológica e ambiental. É de suma importância adotar medidas que promovam uma melhoria da qualidade dos produtos; a higienização correta de equipamentos e utensílios, que são utilizados no processamento, manipulação, transporte, preservação e fornecimento dos alimentos. Além disso são necessários cuidados com a manipulação dos alimentos, pois a higienização incorreta poderá culminar em uma contaminação cruzada. ( FACULDADE ATENAS)
O método de Higiene que deve ser adotado com os manipuladores é a Higiene individual. Os manipuladores de alimentos devem se manter limpos; fazer a correta higienização da boca e dentes; evitar o uso de adornos; proteger os cabelos com toucas; estar devidamente uniformizados e fazer a correta lavagem das mãos com frequência. ( MENDONÇA, 2010)
Já os métodos de Higienização de estruturas e instalações são: Higienização manual, Higienização por imersão, Higienização por meio de máquinas lava-jato tipo túnel, Higienização por meio de equipamentos spray, Higienização por nebulização, Higienização por circulação e Higienização por espuma e por gel. Na Higienização manual utiliza-se de detergentes de média ou baixa alcalinidade, com a temperatura de 45ºC no máximo. As escovas e esponjas devem ser apropriadas as superficies. Na Higienização por imersão, ocorre a utilização de detergentes desinfectantes a base de iodo e cloro; e de detergentes de baixa e de média alcalinidade. A Higienização por meio de máquinas lava-jato tipo túnel é usada no processo da higienização das bandejas e talheres em restaurantes industriais. Já nas indústrias de laticínios, são usados nos latões que transportam de leite. Nessa higienização é utilizado detergentes de elevada alcalinidade em temperatura de 70 a 80ºC. (UNIVERSIDADE ESTADUAL DO OESTE DO PARANÁ)
Na Higienização por meio de equipamentos spray pode ser realizada a altas e baixas pressões através de um aparelho que possui uma pistola e um injetor. São utilizadas água para a pré lavagem e exangue; e soluções desinfetantes e detergentes. A Higienização por nebulização é usada na remoção de microrganismos contaminados de ambientes. A Higienização por circulação possui um sistema automático e permanente, chamado de cleaning in place-CIP, onde as tubulações e os equipamentos são higienizados sem desmontagem e a partir de tanques com produtos de limpeza. A Higienização por espuma e por gel é utilizada em paredes, pisos, veículos, partes externas de equipamentos e em locais de difícil acesso. O aumento da eficácia da higienização acontece porque a utilização de um agente espumante ou um formador de gel, passa maior tempo de contato com a sujidade. A desvantagem dessa higienização é o fato de ter a necessidade do controle da umidade da espuma. (UNIVERSIDADE ESTADUAL DO OESTE DO PARANÁ)
É de suma importância que aconteça treinamentos e capacitação de manipuladores, assim como de todos os envolvidos no processo de produção de alimentos; além da utilização adequada do método de higienização nos equipamentos e estruturas. Isso faz com que ocorra uma melhoria da qualidade higiênico sanitária, evita-se uma contaminação cruzada, há um aperfeiçoamento de técnicas e processos usados. Desta maneira, o produto final está livre de fontes de contaminações, promovendo assim a saúde. 
REFERENCIAS BIBLIOGRÁFICAS
BRASIL. Ministério da Saúde. Agência Nacional de Vigilância Sanitária. Resolução n. 216, de 15 de setembro de 2004. Dispões sobre Regulamento Técnico de Boas Práticas para Serviços de Alimentação. Brasília: MS, 2004. 
FACULDADE ATENAS. HIGIENIZAÇÃO DE EQUIPAMENTOS E UTENSÍLIOS. Disponível em: <http://www.atenas.edu.br/uniatenas/assets/files/magazines/4___HIGIENIZACAO_DE_EQUIPAMENTOS_E_UTENSILIOS__1_.pdf> Acesso em 06/08/2023 às 11h31.
MENDONÇA, Rejane Teixeira. Nutrição, um guia completo de alimentação, práticas de higiene, cardápios, doenças, dietas e gestão. São Paulo: Rideel, 2010. 
UNIVERSIDADE ESTADUAL DO OESTE DO PARANÁ. Disponível em: <https://saber.unioeste.br/index.php/fazciencia/article/download/7660/5653> Acesso em 06/08/2023 às 12h30.

Continue navegando