Buscar

- CONTEXTUALIZADA higiene e vigilância sanitária

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

HIGIENE E VIGILÂNCIA SANITÁRIA 
Nome: Angélica Freitas da Silva
Matrícula: 01375533
Curso: Nutrição
Higiene consiste num conjunto de regras e técnicas que visam a preservação da saúde e na prevenção de doenças no organismo, através da limpeza, desinfecção, esterilização, conservação de instrumentos e espaços. A higiene é uma regra fundamental em todas as áreas da saúde e quem trabalha em contato direto com alimentos. Para que uma higienização seja eficaz é de suma importância adotar métodos com manipuladores, utensílios, instalações e equipamentos para que tudo ocorra bem. Começando por:
Higiene do manipulador, a higiene do corpo é muito importante para a saúde, pois inúmeras doenças, podem decorrer da falta de higiene, vale ressaltar que um veículo de contaminação é o próprio homem, por isso deve está sempre atento quando se trabalha com alimentos. Algumas normas devem ser levada em consideração como: tomar banho e lavar os cabelos diariamente, evitar maquiagem, esmaltes e acessórios quando estiver manipulando os alimentos, usar uniformes, toucas, luvas, máscaras e sapatos fechados, sempre lavar as mãos com sanitizante antes de pegar em algum alimento, comer, ir ao banheiro, pegar dinheiro, mudar de atividade no trabalho, depois de mexer na lixeira ou em algum objeto sujo. Manipuladores de alimentos é uma função de extrema importância, devem sempre está atento para não contaminar e assim ocorrer surtos de doenças transmitidas pelo alimento.
Higienização manual, um método recomendado onde a higienização mecânica não é adequado. Usa-se detergentes de baixa ou média alcalinidade e com a temperatura no máximo de 45°C para não afetar manipuladores. Escolhas adequadas de esponjas, raspadores e escovas que possam causar fissuras e rachaduras em equipamentos podendo se instalar microrganismo patogênicos, causando novamente a contaminação.
Higienização por imersão, processo aplicado para limpezas de tubulações como válvulas, conexões, tachos e tanques. Os equipamentos são desmontados, emergidas com ou sem agitação em detergentes de média alcalinidade e santificante a base de ácido peracético.
Higienização por meios de máquinas lava-jato tipo túnel, utilizados para limpezas em restaurantes, na higienização de bandejas e talheres e em indústrias de lacticínios, na higienização de latões de transporte de leite. A higienização pode ser feita com detergentes de alta alcalinidade, como fosfórico ou nítrico, pois não tem contanto manual. A máquina funciona com água entre 70 e 80°C ou pode atuar como como agente desinfetante com vapor direto.
Higienização por meio de equipamentos spray, o aparelho é constituído de uma pistola e injetor (shamporizador), esse processo de higienização pode ser feito em baixas pressões, entre 5 e 10 Kgf/cm2, aplicadas em higienização de superfícies externas de equipamentos, pisos, tanques, paredes, entre outros. E em altas pressões, entre 40 a 60 Kgf/cm2, aplicadas em superfícies externas como lavagem de caminhões de transportes, esse tipo de higienização deve ser feito por pessoas bem treinadas, para não danificar partes elétricas ou eletrônicas de equipamentos.
Higienização por nebulização, utilizado na remoção de microrganismos contaminantes de ambientes, os equipamentos com a função de produzir névoa da solução sanitizante a base de amônia quaternário, levando a diminuição aceitáveis os microrganismos presentes. É importante usar agentes químicos que sejam seguros para os manipuladores.
Higienização por circulação, conhecido também como CIP (cleaning in place), sistema automático e permanente onde não precisa de desmontagem dos equipamentos e tubulações para a higienização. Através de tanques e produtos de limpeza, onde são bombeados os agentes como detergente alcalino e produto ácido, com temperatura elevadas. São higienizadas tubulações, válvulas, centrífugas, evaporadores, bombas, pasteurizadores.
Higienização por espuma e por gel, utilizados em locais de difícil acesso, também em paredes, pisos, veículos e em partes externas de equipamentos. Agente espumante ou formador de gel, aumenta a eficácia da higienização, por ter um maior tempo de contanto com a sujidade, a espuma facilita a visualização da higienização, e tem sua desvantagem, pois tem a necessidade de controle da umidade de espuma.
Esses foram alguns métodos adotados para higienização, que sem dúvidas reduz ou elimina a carga microbiana, 
Referências :
BEXIGA, Gabriela. Higiene e Vigilância Sanitária. Métodos de higienização. 1.ed. [Recife]: Telesapiens, 2021. Acesso em: 23 de nov. de 2022
Higiene. O que é a higiene. Disponível em : Significados, 2011. https://www.significados.com.br/higiene/. Acesso em: 24 de nov. 2022.
PROCESSO de limpeza CIP. Disponível em: Global Química, 10 de nov. de 2014. http://www.globalquimica.com/novidade/processo-de-limpeza-cip. Acesso em: 24 de nov. 2022.

Continue navegando