Buscar

Atividade Contextualizada-Higiene e Vigilância Sanitária - Copia-1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Atividade Contextualizada-Higiene e Vigilância Sanitária 
Nome Completo: 
Matrícula
Curso
A higiene é conjunto de técnicas e conhecimentos que visam promover a saúde e prevenir das doenças. Se utiliza a limpeza, a desinfecção e a esterilização, a fim de evitar diversos tipos de doenças infecciosas. Para que um programa de higienização seja eficaz, são necessários adotar métodos como instalações, utensílios, equipamentos e manipuladores.
Na área de produção e manipulação, os alimentos devem ser protegidos de contaminações químicas, físicas e microbiológicas. Assim, é importante à adoção de medidas que propiciem uma melhoria da qualidade desses produtos. Entre os procedimentos de higienização mais conhecidos ressalta-se a lavagem doméstica de hortaliças e a desinfecção das mesmas (COELHO et al., 2001).
A Indústria alimentícia deve estar localizada em área que não apresente riscos às condições gerais de higiene e sanidade, como contaminação ou infestação por pragas urbanas. Ademais, instalações provisórias devem ser evitadas. Na área de processamento, as paredes e os tetos devem ser lisos, pintados com cores claras, laváveis, impermeáveis e construídos de forma que não ocorram acúmulos de poeira e contaminação, porém, não devem ter aberturas que facilitem a entradas de insetos e pragas. Para isso, deve-se usar redes, ou cortina de ar, ou de plástico. 
Para o processo de higienização das estruturas e equipamentos são eles: 
· Higienização manual: É o tipo de higienização que é necessário uma abrasão. Utilizam detergentes média ou baixa alcalinidade, com a temperatura no máximo 45ºC. 
· Higienização por emersão: Utilizados detergentes de baixa e de média alcalinidade, também detergentes desinfetantes á base de iodo e cloro. 
· Higienização por meio de máquinas lava-jato tipo túnel: Utilizados nos restaurantes industriais, é utilizado este processo na higienização das bandejas e talheres. E nas indústrias de laticínios, são utilizados nos latões, utilizados para transporte de leite. A higienização pode ser feita com detergentes de elevada alcalinidade, como fosfórico ou nítrico, pois este tipo de higienização não tem contanto manual
· Higienização por meio de equipamentos spray: O aparelho é uma pistola e um injetor (shamporizador). Pode utilizar água para a pré-lavagem e exangue, e pode ser usado em soluções desinfetantes e detergentes. 
· Higienização por nebulização: Utilizados principalmente na remoção de microrganismos contaminados de ambientes.
· Higienização por circulação: Sistema permanente automático (cleaning in place-CIP), no qual as tubulações e os equipamentos são higienizados sem desmontagem e a partir de tanques com produtos de limpeza. 
· Higienização por espuma e por gel: São utilizados em paredes, pisos, veículos, partes externas de equipamentos e em locais de difícil acesso. A utilização de um agente espumante ou um formador de gel, por ter maior tempo de contato com a sujidade, aumentando a eficácia da higienização. A espuma, facilita a visualização do local da higienização, porém tem a desvantagem de que tem a necessidade do controle da umidade da espuma (aparelho gerador de pressão).
A higienização compreende os procedimentos de limpeza e desinfecção de superfícies ou de instalações e equipamentos, garantindo a correta eliminação dos resíduos da produção. A higienização das instalações é fundamental para minimizar os riscos de contaminações e infecções, quebrando o ciclo de vida de determinados agentes infecciosos.
Sendo assim, a higienização é resultado de duas etapas: da etapa de limpeza seguida da sanitização. A limpeza deve remover os resíduos de alimentos e sujidades que possam ser fontes de contaminações. A lavagem com detergentes apropriados ajuda a soltar as sujidades e as películas bacterianas e as mantêm em solução, sendo mais facilmente retiradas no processo de enxágue.
Referências:
BEXIGA, Gabriela. HIGIENE E VIGILÂNCIA SANITÁRIA: Métodos de higienização. Recife: Telesapiens, 2021.
DA SILVA, Laís Aparecida; CORREIA, Angela de Fátima Kanesaki. Manual de boas práticas de fabricação para indústria fracionadora de alimentos. Revista de Ciência & tecnologia, v. 16, n. 32, p. 39-57, 2009.
Gomes, Carolina Urbano Savelli, Everton José Machado, and Naieli Mücke. Avaliação das metodologias de higienização de hortaliças in natura empregadas pela população de Medianeira-Pr, utilizando alfaces (lactuca sativa) de diferentes fontes de adubação. BS thesis. Universidade Tecnológica Federal do Paraná, 2011.
Kessler, Moacir. "Pontos críticos no controle de insetos em equipamentos e estruturas de armazenagem de grãos." (2006).
Rodrigues, Diandra Graciela, et al. "Avaliação de dois métodos de higienização alimentar." Saúde e Pesquisa 4.3 (2011).

Continue navegando