Buscar

Higiene e Vigilância Sanitária

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

ATIVIDADE CONTEXTUALIZADA - Higiene e Vigilância Sanitária
 
Nome: Igor Filipe Bezerra da Silva
Matrícula: 01428094 
Curso: Nutrição 
Higienização é conjunto de ações que visa eliminar resíduos e carga microbiana, os métodos de higienização têm sua importância por maximizar o resultado e padronizar procedimentos à serem seguidos de maneira correta. A higiene adequada de equipamentos, instalações, utensílios e manipuladores resguardam a segurança do ambiente.
Para o processo de higienização de equipamentos e estruturas existem 8 métodos usuais, são eles:
Higienização Manual: esse tipo de higienização se dá por meio de abrasão, e municia de detergentes de baixa e média alcalinidade à uma temperatura inferior a 45ºC, onde o manipulador necessita uso de epi’s a fim de evitar contaminação.
Higienização por Imersão: esse tipo de higienização é utilizado detergentes de baixa e média alcalinidade podendo também fazer uso de detergentes desinfetantes a base de iodo e cloro, não necessariamente dando importância a temperatura.
Higienização por máquina lava jato tipo túnel: utilizado nos restaurantes industriais, é o processo de higienização dos utensílios. A higienização pode ser feita com detergentes de alta alcalinidade, tais como fosfórico ou nitrito por não haver contato manual.
Higienização por meio de equipamento spray: é um aparelho com pistola tipo “jato” na qual pode ser usada em altas ou baixas pressões, à depender do que será lavado, livres da ação de agentes químicos.
Higienização por nebulização: é um método de eliminação de microrganismos contaminados por meio de névoa com agente desinfectante, há necessidade da utilização de epi’s.
Higienização por circulação: utiliza-se de ácidos fortes e alcalinos em altas temperaturas por meio de bombas e sprays sem que haja necessidade de desmontagem do equipamento.
Higienização por espuma e por gel: através da utilização de agente espumante ou formador de gel, higienização altamente eficaz por ter tempo de contato com a sujidade e útil para limpeza de locais de difícil acesso.
A higienização compreende os procedimentos de limpeza e desinfecção de superfícies ou de instalações e equipamentos, eliminando resíduos da produção de maneira satisfatória, sua utilização depende do ambiente ou equipamento, mas tem alta eficácia quando usado o método correto.
Referências Bibliográficas:
BEXIGA, Aparecida Gabriela. Higiene e Vigilância Sanitária: Métodos de higienização. Recife, Telesapiens, 2021.
Kessler, Moacir. “Pontos críticos no controle de insetos em equipamentos e estruturas de armazenagem de grãos.” (2006)
STOLARSKI, Márcia Cristina, et al. Boas práticas de manipulação de alimentos. Curitiba, 2015.
DA SILVA, Laís aparecida; CORREIA, Angela de Fátima Kanesaki. Manual de boas práticas de fabricação para indústria fracionadora de alimentos. Revista de Ciência & Tecnologia, 2009.

Continue navegando