Buscar

Fundamentos de Logística - Centros de Distribuição avançados - Resenha


Prévia do material em texto

Paula Ramella
Trabalho de Fundamentos da Logística
Relatório sobre o texto CDAs - Centros de Distribuição Avançados
NEVES, Marco Antonio Oliveira. Centros de Distribuição Avançados, Por que ter e como utilizar. Revista Mundo Logística.  .
	O artigo discute a necessidade de ter e como utilizar os Centros de Distribuição Avançados (CDAs), assim como os compara e diferencia dos Centros de Distribuição (CD) e discute a melhor localização para um CDAs exemplificando. 
Neves diz que a junção de uma grande dificuldade na mobilidade urbana nos grandes centros, as politicas do governo de restrições de placas e de veículos de grande porte tentando diminuir o transito, e a complexidade do sistema logístico causa uma dificuldade enorme na entrega com baixo custo e boa qualidade; e por grandes centros não temos somente São Paulo e Rio de Janeiro, mas todas as outras capitais e cidades menores como até Caxias do Sul (RS). Todos esses fatores, além de outros como falta de motoristas, lei de restrição de jornada de trabalho, diferentes canais de comercialização, quantidade de produtos comercializados e números de pedidos podem diminuir a qualidade e agregar valor ao serviço fornecido.
As empresas comumente se apoiavam em grandes e complexos CDs, com tamanhos enormes, grande fluxo de processamento, informações e veículos, após isto começaram a multiplicar o número de CDs em localidades estratégicas, isso trouxe um grande número de produtos estocados por todo o país, com grandes pedidos era necessário que a quantidade de um CD complementa-se em outro, por vezes muito longe do primeiro e do cliente final. Outros problemas também surgiram, como grande quantidade de produtos com pouco giro, roubos de cargas e avarias.
Um meio para diminuir estas dificuldades é o apoio na tecnologia, na infraestrutura e nos modelos de distribuição que devem estar cada vez mais avançados e otimizados; as empresas mantiveram a descentralização dos estoques, mas começaram a priorizar o giro de mercadorias e a qualidade do atendimento, surgem então os CDAs equilibrando custos e qualidade de serviços prestados de forma competitivas e eficaz.
Para comparar os CDs e os CDAs Neves traz duas tabelas, percebe-se que o raio de atuação do CDAs é bem menor caindo de mais de 1500 km para 250 km, que os CDs têm mais turnos de funcionamentos, maiores níveis, mas menor giro dos estoques, levando assim ao tamanho de um estoque maior nos CDs e menor nos CDAs, o que faz com que a complexidade do setor operacional no primeiro seja maior, visto o tamanho do armazém, o nível de estoque e o numero de veículos necessários.
Pensando na parte estocagem percebemos que a gestão de estoques necessita de muita atenção nos CDAs, já que estes não são grandes precisamos saber qual o ciclo de abastecimento e qual a margem segura de quantidade que deve existir no estoque para que ele não chegue a zero e prejudique a empresa. A logística reversa também se mostra importante, visto que é necessário a devolução de produtos recusados e o destinamento de produtos avariados. 
Para definir a melhor localização de instalação de um CDA devem levar em conta alguns fatores como o nível de serviço que os clientes exigem, acesso a rodovias, oferta de transportes, leis de restrição de placas e de circulação de veículos de grande porte, disponibilidade de mão-de-obra, etc.
Conclui-se então que o CDA é um Centro que da auxilio a um CD, por exemplo um CD abastece uma grande área de vários CDAs, ou seja, um complementa o outro. Com cada desafio cumprido surge um novo o próximo então é realizar todas as entregas no prazo e sem estoque. Existem grandes motivos para a preocupação com os procedimentos logístico, Neves cita, grandes congestionamentos, pedidos cada vez menores e mais frequentes, maior escopo de mercado com o e-commerce levando a maior numero de produtos vendidos em pequenas quantias e em longas distâncias, etc. A falta de uma estrutura logística é sentida cada dia mais, por isso é preciso se destacar na especialização, pesquisa e inovação nesta área.