Buscar

Fundamentos de Logística - Resenha - Cinco décadas de logística empresarial e administração da cadeia de suprimentos no Brasil

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Resenha
MACHILINE, Claude. Cinco décadas de logística empresarial e administração da cadeia de suprimentos no Brasil. ERA, São Paulo, v. 51, n. 3, maio/jun. 2011, p. 227 -231. 
Paula Ramella[footnoteRef:1] [1: Acadêmica do Curso Superior de Tecnologia em Logística do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande Do Sul – Campus Bento Gonçalves.
] 
	
O artigo alvo foi escrito por um professor da Escola de Administração de Empresa, Fundação Getúlio Vargas, de São Paulo – SP, utiliza linguagem culta e concisa utilizando termos da área de logística, já que o publico a quem se destina são os estudantes de administração e áreas afins, é um texto complementar a disciplina de Fundamentos de Logística e de importante leitura. 
 O autor destaca conceitos de logística militar e empresarial e a gestão da cadeia de suprimentos, descreve sua criação e seu histórico, e fala da sua aceitação por empresários do ramo logístico. Dividido em cinco partes, começa introduzindo os conceitos, na segunda parte explica o transporte de materiais, após fala sobre o nascimento da logística empresarial, também explica sobre o surgimento e conceito da cadeia de suprimento e conclui com algumas críticas ao tema.
 Segundo o autor o desenvolvimento da logística empresarial e da administração da cadeia de suprimentos no Brasil que transcorreu de modo parecido ao dos EUA. Com o foco no transporte, entre 1950 e 1980, criou-se a logística empresarial, incorporando ao transporte a gestão de estoque, o armazenamento, os depósitos, a informação e a comunicação. Em 1990, aprimorou-se para a gestão da cadeia de suprimentos, estendendo-se a todos os fornecedores e clientes. Algumas tecnologias criadas no pós-guerra como a empilhadeira, o transelevador e a paletização auxiliaram na melhoria do nível do transporte, tornando-o mais rápido e eficaz. 
	O autor aponta o surgimento da primeira revista sobre transportes, a Transporte Moderno, da Editora Abril, que foi lançada em 1963, levando, logo após, em 1965, a criação do Ministério dos Transportes pelo governo brasileiro. Ainda nos anos 1960, as empresas de transportes, tanto de carga como de pessoas, investiram em novas tecnologias e metodologias, como seleção de motoristas, controle do consumo de combustível, manutenção e calculo de custos; ainda foi criado o autotrem, um veículo de vagões-plataformas onde são colocados caminhões para o transporte, a cabotagem roll-on roll-off, onde veículos que entram rodando são levados, e o transporte de gás de cozinha porta-a-porta, o Milk Run, o conceito deriva da época onde o leiteiro passava entregando e recolhendo leite casa por casa. 
	Criada a Logística Empresarial em 1960 nos EUA, após a percepção de que somente entregar o produto certo, na quantidade certa, na hora certa, no local certo, era mais do que somente transporte, foi necessário a junção disto à gestão de estoque, o armazenamento, os depósitos, a informação e a comunicação para poder satisfazer o consumidor. Para diferenciar a logística antiga, a que veio da época militar da segunda guerra mundial, que era referente ao abastecimento e movimentação das tropas, foi utilizado o termo empresarial. Do fim dos anos 1950 até o início da década de 90, vários autores, professores, mestres e estudiosos publicaram livros mostrando seus estudos; algumas organizações também se aprofundaram nestes conceitos. No Brasil, dá-se destaque ao IMAM – Instituto de Movimentação e Armazenamento de Materiais em São Paulo e o CEL- Centro de Estudos em Logística da Universidade Federal do Rio de Janeiro.
	Para o autor Cadeia de Suprimentos (Supply Chain) surgiu para equilibrar as relações com os fornecedores e clientes. Enquanto a logística se preocupa com as relações dentro da própria empresa, a cadeia de suprimento gerencia todos os elos desde o fornecedor do fornecedor até o cliente do cliente, preocupa-se com todas as empresas do processo e com todas as operações a serem feitas. 
	O autor conclui falando da semântica na visão de alguns autores, que por vezes essas denominações são modinhas criadas, mas deixa claro que a logística empresarial e a gestão da cadeia de suprimentos são termos que têm recebido enorme atenção pelos administradores e estudiosos. Alguns autores criticam, outros elogiam a criação e aprimoramento desses processos. No entanto, saber utilizar essas teorias é necessário, pois a empresa ou a organização que conseguir relacionar-se bem tanto com fornecedores e quanto com clientes será mais bem estruturada e terá uma melhor sobrevivência no mercado. O que vai restar à empresa é argumentar e pesquisar melhores fornecedores e manter a boa relação, explica-se isso lembrando das aulas de Fundamentos de Logística, pois o cliente dita o preço a que ele vai comprar, os acionistas exigem um certo lucro, o que resta é controlar o custo das compras e da produção. 
	O texto é de enorme importância e sua leitura deve ser feita com muita atenção, pois alguns detalhes importantes sobre o histórico deste modelo podem passar em branco.

Continue navegando