Buscar

HEPATITES VIRAIS

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

HEPATITES VIRAIS 
Se duram mais de 6 meses é crônica. Vírus B e C. 
Menos de 6 meses é aguda. 
Se lesão crônica ao fígado no processo de fibrose risco de cirrose e pode complicar com câncer hepático. 
Outra definição é a hepatite fulminante que causa encefalopatia em um tempo menor que oito semanas. Dica: aumento do TAP/INR pq o fígado tbm produz fatores de coagulação. Pode ocorrer em qualquer vírus, mas no vírus B é mais comum. 
Resposta imunológica é bem importante se vai evoluir bem ou não as hepatites. Ex são os recém-nascidos que tem chances de cronificar de 95% mas em adultos o risco é menor, pq agudo e crônico depende da resposta imunológica. 
O vírus fica dentro do hepatócito pq se a resposta imune for muito agressiva ela acaba agredindo muito o próprio hepatócito ex a resposta fulminante. 
HISTÓRIA NATURAL 
Contaminação que tem o período de incubação de 4 a 12 semanas que se manifestam em 3 fases que são: prodrômica, ictérica e convalescência. 
Na fase prodrômica vão ter manifestações inespecíficas: febre, fadiga, mal estar, diarrea, artralgia, não evidente que o problema está no fígado. Tem alteração laboratorial com aumento das transaminases de TGO(AST) TGP(ALT). TGP é mais específico do fígado, mas especifica de hepatite. A suspeição diagnóstica ainda é muito difícil, muito inespecífica. Não ataca o vírus e nem o hepatócito. Aqui ocorre o surgimento de anticorpos. 
Na fase ictérica seria amrcada pelo auemnto da bilirrubina direta. É direta pq ocorre nas 3 fases da bilirrubina que são a captação da bilirrubina indireta nos capilares sinusoides depois ocorre a conjugação e transforma em BD direta e é direcionada para os canalículos biliares. Na fase de excreção da bilirrubina direta para os canaliculso biliares é que se gasta mais energia, logo seria mais sensível, pq se tem uma dificuldade nesse processo com auemnto de bilirrubina direta no sangue podendo levar a icterícia e colúria. Há uma redução de bilirrubina nas fezes com acolia fecal, fezes mais claras. Aqui nessa fase se tem um aumento muito muito intenso das transaminases 10 x nas agudas. 
Na fase de convalescência que evolui para melhora ou cura ou cronifica bastante comum em B e c.

Outros materiais