Buscar

Antidepressvios

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Antidepressivos
Antidepressivos: medicamentos que atuam no aumento da disponibilidade de um ou mais neurotransmissores nas sinapses. Essa ação permite uma melhora no quadro geral do paciente e possibilita, por exemplo, restabelecer o humor, mas podem ser úteis no trato de outras doenças, como transtornos de ansiedade, transtornos alimentares, distúrbios do sono, disfunção sexual, dor crônica, adicção e mal de Parkinson. 
· Antidepressivos tricíclicos: 
Mecanismo de ação: Inibem a bomba de recaptação das monoanidas; inibem a recaptação de (serotonina e noradrenalina e em menor proporção, a dopamina). 
Interações medicamentosas - potencializam efeitos de fármacos anticolinérgicos, hipnóticos, álcool, anestésicos gerais e anticoagulantes orais. Revertem os efeitos anti-hipertensivos de algumas medicações
· Antidepressivos IMAO (inibidores da enzima monoaminooxidase)
Mecanismo de ação: São os antidepressivos mais antigos. Além de efeitos colaterais mais intensos, seu uso requer restrição dietética de consumo de queijos, vinho e outros alimentos ricos em tiramina, sob o risco de desencadeamento de grave crise hipertensiva. 
· Antidepressivos IRS (inibidores seletivos da receptação de serotonina)
Mecanismo de ação: Vêm ocupando o lugar dos tricíclicos, em razão do seu melhor perfil de efeitos colaterais. Totalmente seletivo para o principal neurotransmissor envolvido em quadros depressivos.
Interações Medicamentosas: A seletividade de ação dos ISRS aumenta o risco de interação com outras substâncias levando ao aparecimento de sintomas descritos como síndrome serotoninérgica: alterações cognitivas e comportamentais (confusão, hipomania, agitação); do sistema nervoso autônomo (diarréia, febre, efeitos na pressão arterial, náuseas e vômitos); e neuromusculares (incoordenação e tremores)

Outros materiais