Buscar

atividade73780

Prévia do material em texto

CADA CONJUNTO DE ATIVIDADES VALEM 5,0 PONTOS. ESTANDO TODAS CORRETAS TOTALIZAM 10 PONTOS.
Atividade das aulas 05 – 06 - 07 e 08 – enviar no portifolio 2
01. Sobre Design responda:
a) Conceitue o termo Design conforme seu entendimento. Quais fatores deve se levar em conta para conseguir um bom designer? (1,0)
R: De forma simples, podemos conceituar como m processo de pensamento que compreende a criação de produtos para solucionar problemas, incluindo aspectos funcionais e estéticos. Os fatores que devem ser levados em conta são: a) a funcionalidade; b) a estética; c) os fatores humanos (ergonômicos); d) a facilidade de manutenção e reparo; e) a viabilidade de fabricação; e) a viabilidade de fabricação f) os custos das matérias-primas e do ferramental.
b) Leia o texto abordando o Movimento Arts&Crafts e após: Faça uma análise sobre a na evolução do modo de fazer o design dos produtos com o passar dos tempos até os dias atuais.(1,0)
R: Inicialmente, a produção em massa mecanização do trabalho causada pela revolução industrial criou um apelo pela revalorização da produção artesanal, principalmente em mobiliários e na indústria têxtil. O movimento Arts and Crafts passou a defender uma arte “f eita pelo povo e para o povo”. O ato de revalorizar o trabalho manual e recuperar o valor estético dos objetos produzidos para uso cotidiano viriam a se transformar no que conhecemos como “design”. 
02. Estudamos sobre o ciclo de vida de um produto. Agora com suas palavras responda: 
a) Qual a importância de conhecer o ciclo de vida de um produto? (mínimo 3 linhas) (0,5)
O ciclo de vida do produto é uma técnica de marketing que propõe analisar as diferentes fases pelas quais um produto, novo ou já lançado, passa durante o período em que circula junto ao público. Esse dado é bastante importante para as estratégias das empresas. Sua importância está em auxiliar o negócio nas tomadas de decisão de acordo com a fase em que o produto se encontra dentro de seu ciclo.
b) Cite as fases do ciclo de vida do produto. (0,5)
Introdução - A introdução é o momento em que o produto é idealizado e lançado no mercado, podendo configurar uma inovação, trazendo como diferencial justamente o fato de ser novo, inovador. Crescimento - O crescimento é o momento em que o produto avança no mercado, conquistando consumidores de modo lento e gradual ou arrebatador e vertiginoso. Com o passar do tempo, este produto conquista uma fatia de mercado e se consolida como uma opção para o consumidor. Maturidade - Entra assim na fase da maturidade, que pode ser longa ou curta, dependendo das ações de marketing da empresa. Declínio - Por fim, em função da concorrência, das inovações, da disputa por preço, o produto entra em declínio, podendo deixar de ser lucrativo e até deixar o mercado. 
03. Após a leitura da HISTÓRIA DA NEW COKE na aula 07 responda com suas palavras:
a) O que você achou do caso Coca-Cola? Justifique sua resposta. (mínimo 3linhas) (0,5)
Em uma palavra diria temerário. Em uma consideração mais abrangente, d iria um erro primário de uma equipe de marketing. Mas é um exemplo de que algumas marcas são muito mais fortes e remetem muito mais ao emotivo. Por outro lado, se pensamos em que foi um ato planejado, e a equipe de marketing era brilhante? O aconteceu logo depois de que lançaram New Coke? Um fracasso, poderiam dizer uns..., mas Coca-Cola, anuncia o cancelamento da New Coke, recupera a versão original com o nome de Coca-Cola Classic e volta a recuperar a liderança no mercado. Uns chamam de grande fracasso, mas e se foi uma estratégia para que os consumidores lembrassem do “amor e do carinho” que tinham pela clássica e que sentiriam muito a perda se não se fabricassem mais? 
b) Os passos foram corretos? Justifique sua resposta. (mínimo 3linhas) (0,5)
Se pensamos no lançamento da New Coke, os passos foram corretos, mas incompletos. Somente uma medição, que é o sabor, não implica em uma mudança completa da proposta da marca. Podemos identificar como um erro de marketing e de comunicação. E principalmente a pouca consideração que tiveram com um produto já icônico no mundo. Mas se a ideia era o relançamento da clássica, diria que foi um plano muito bem pensado.
c) O que deu errado? Justifique sua resposta. (mínimo 3linhas) (0,5)
Hipoteticamente pensando em erro: Entendo que o que deu errado foi a informação de que a Coca-Cola normal ou original seria descontinuada e principalmente uma ação deste tamanho baseado apenas no sabor e principalmente baseada em que Coca-Cola estava per dendo quota de mercado em uma específica faixa etária (público jovem). Se o produto seria descontinuado, certamente uma ação e pesquisa mais abrangente deveria ter sido feita. Se pensamos no relançamento da clássica, foi um sucesso!
d) Caso você fosse contratado para diminuir a resistência ao novo produto, o que você faria? (mínimo 3linhas) (0,5) 
Certamente não descontinuaria o outro diretamente. Isso em um primeiro momento. Logo, campanhas mais assertivas e dirigida a um público específico onde poderia querer divulgar, pegar uma quota de mercado, dar a conhecer o novo produto e fortalecer. Logo, passaria aos outros públicos. Mas, volto a dizer, a ideia de que ter mina um produto icônico, pode gerar muito mais benefícios para um relançamento. 
Bom Trabalho! Prof. Luciene M. Koche

Continue navegando