Buscar

FISIOPATOLOGIA DA NUTRIÇÃO E DIETOTERAPIA - 1

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

FISIOPATOLOGIA DA NUTRIÇÃO E DIETOTERAPIA
	
		Lupa
	 
	
	
	
	 
	
	
	
	
	
	TERAPIA DE NUTRIÇÃO ENTERAL E PARENTERAL
	 
		
	
		1.
		A Terapia Nutricional (enteral e/ou parenteral) deve ser escolhida com base nas características únicas de cada paciente. Sobre a Terapia Nutricional, avalie as asserções I e II.
I - A Terapia Nutricional (enteral e/ou parenteral) deve ser iniciada preferencialmente de forma precoce.
Porque,
II - O paciente Terapia Nutricional (enteral e/ou parenteral) deve reestabelecer o quanto antes seu aporte nutricional e equilíbrio hidroeletrolítico.
Marque a alternativa que apresenta a relação correta entre as asserções I e II.
	
	
	
	A asserção I é verdadeira e a asserção II é falsa.
	
	
	Ambas as asserções são falsas.
	
	
	Ambas as asserções são verdadeiras, e a asserção II é uma justificativa para a asserção I.
	
	
	Ambas as asserções são verdadeiras, mas a asserção II não é uma justificativa para a asserção I.
	
	
	A asserção I é falsa e a asserção II é verdadeira.
	Data Resp.: 26/10/2023 12:17:28
		Explicação: A TN (enteral e/ou parenteral) deve ser iniciada tão logo haja estabilidade hemodinâmica, isto é, quando o paciente for capaz de manter seu pulso e sua pressão arterial. Além disso, também é necessária a estabilização das funções vitais e perfusão de tecidos. A função ácido-base precisa estar dentro das variações fisiológicas, assim como o restabelecimento do balanço hidroeletrolítico. A TN deve ser iniciada, de preferência, em tempo precoce.
	
	
	
		2.
		(CESPE / CEBRASPE/ 2014 - adaptada) A obesidade é uma doença crônica que afeta a população mundial. Sobre os fatores causadores da obesidade,
I - As causas da obesidade são multifatoriais, e a eficácia do tratamento preconiza o trabalho multidisciplinar.
Porque,
II - São responsabilidades específicas do médico o diagnóstico e a indicação do tratamento como adotar estratégias nutricionais, como lanches e refeições reforçadas, além de prescrever medicamentos que podem ocasionar a perda de peso.
	
	
	
	A asserção I é falsa e a asserção II é verdadeira.
	
	
	Ambas as asserções são verdadeiras, mas a asserção II não é uma justificativa para a asserção I.
	
	
	A asserção I é verdadeira e a asserção II é falsa.
	
	
	Ambas as asserções são verdadeiras, e a asserção II é uma justificativa para a asserção I.
	
	
	Ambas as asserções são falsas.
	Data Resp.: 26/10/2023 12:20:04
		Explicação: O ambiente moderno é um potente estímulo para a obesidade, cujas causas são multifatoriais e resultado de interação de fatores genéticos, metabólicos, sociais, comportamentais e culturais. O tratamento da obesidade é complexo e multidisciplinar, sendo o tratamento farmacológico adjuvante das terapias prescritas com foco na mudança de hábitos de vida. Alguns medicamentos podem ocasionar a perda de peso. Importante verificar com o médico e adotar estratégias nutricionais, como lanches e refeições reforçadas.
	
	
		3.
		(VUNESP/2013 - adaptada) A obesidade é a maior das ameaças à saúde do século 21. O tecido adiposo acumulado em excesso gera um processo inflamatório crônico que, somado aos hormônios e aos mediadores químicos produzidos e liberados no organismo da pessoa obesa, aumenta o risco de doenças cardiovasculares, metabólicas, pulmonares e de diversos tipos de câncer.
A característica mais assustadora dessa epidemia é o número crescente de crianças e adolescentes obesos, consequência do acesso ilimitado a alimentos de alta densidade energética e da vida em frente da TV e dos computadores.
(Drauzio Varella, www1.folha.uol.com.br, 15.12.2012. Adaptado)
Ao afirmar que "o número crescente de crianças e adolescentes obesos" é consequência "da vida em frente da TV e dos computadores", o autor destaca como uma das causas da obesidade
	
	
	
	o estresse gerado pela ausência de horas dedicadas ao entretenimento.
	
	
	a preferência por alimentos com boa aparência e baixo valor calórico.
	
	
	o comportamento sedentário, ou seja, a escassez de atividades físicas.
	
	
	a exposição a programas que têm modelos obesos como ideal de saúde.
	
	
	a má qualidade dos programas sobre alimentação produzidos pela TV.
	Data Resp.: 26/10/2023 12:32:24
		Explicação: O ambiente moderno é um potente estímulo para a obesidade, cujas causas são multifatoriais e resultado de interação de fatores genéticos, metabólicos, sociais, comportamentais e culturais. Na maioria dos casos, a obesidade ocorre em virtude da alta ingestão calórica e do sedentarismo, em que o excesso de calorias se armazena como tecido adiposo, gerando o balanço energético positivo. O balanço energético pode ser definido como a diferença entre a quantidade de energia adquirida e a energia gasta na realização das funções vitais e de atividades em geral. Pode tornar-se positivo quando a quantidade de energia adquirida é maior do que a gasta, podendo variar entre indivíduos.
	
	NUTRIÇÃO NOS TRANSTORNOS ALIMENTARES: ANOREXIA E BULIMIA NERVOSA
	 
		
	
		4.
		(VUNESP/2019 - adaptada) Os transtornos alimentares são uma condição do nosso tempo. Eles incluem a bulimia nervosa, a anorexia e o transtorno de compulsão alimentar. Existem tratamentos para esses transtornos.
Sobre o tratamento da bulimia nervosa, marque a alternativa correta.
	
	
	
	O tratamento da bulimia nervosa deve ser realizado com base na amenorreia, que é sintoma fundamental para o diagnóstico da bulimia nervosa.
	
	
	O tratamento da bulimia nervosa deverá ser o mesmo que o tratamento da compulsão alimentar e só se manifesta nos transtornos de compulsão alimentar.
	
	
	O tratamento da bulimia nervosa deve ser realizado com base no diagnóstico de anorexia quando há perda de apetite.
	
	
	No tratamento da bulimia nervosa e no transtorno de compulsão alimentar não são identificadas restrição alimentar e purgação.
	
	
	No tratamento da bulimia nervosa deve ser primeiro tratado os problemas relacionados ao vômito e/ou uso de laxantes para depois ser controlado o peso do paciente.
	Data Resp.: 26/10/2023 12:42:37
		Explicação: O tratamento nutricional da BN deve estar voltado para o monitoramento do peso corporal das pacientes e do esclarecimento quanto à perda e à variação de peso. As flutuações de peso devem ser antecipadamente discutidas com o paciente, que está orientado para redução de vômitos e uso de laxantes/diuréticos. Se há excesso de peso, uma perda razoável só será obtida após estabilização do comportamento alimentar.
	ALERGIAS E INTOLERÂ
	 
		
	
		5.
		Nas reações após a alimentação o organismo encara proteínas específicas da comida como inimigas e envia células de defesa para barrá-las. Nesse mal-entendido, o corpo acaba agredido. A reação pode envolver todos os órgãos, essa é característica de:
	
	
	
	Alergia alimentar.
	
	
	Doença de refluxo gastroesofágico.
	
	
	Intolerância alimentar.
	
	
	Reações alimentares não mediadas por IgE.
	
	
	Reações Mistas.
	Data Resp.: 26/10/2023 12:44:41
		Explicação: A alergia alimentar é uma reação patológica do sistema imune, desencadeada pela ingestão de um alérgeno alimentar. Em indivíduos alérgicos, a exposição a quantidades muito pequenas de alimentos alergênicos pode desencadear sintomas clínicos como distúrbios gastrointestinais, urticária e inflamação das vias aéreas, variando em gravidade, que pode ser leve ou, até mesmo, levar a risco de morte.
	
	AVALIAÇÃO NUTRICIONAL DO PACIENTE HOSPITALIZADO E EM ATENDIMENTO AMBULATORIAL
	 
		
	
		6.
		Antropometria é a medida do tamanho corpóreo e de suas proporções, tratando-se de um indicador direto do estado nutricional. Sobre o significado clínico das medidas antropométricas, é correto afirmar que:
	
	
	
	Adultos com índice de massa corporal (IMC) entre 20 e 26 kg/m2 (Kilogramas por metro quadrado) são classificados como eutróficos
	
	
	Percentual de adequação do peso atual em relação ao ideal ou desejável entre 70,1 e 80% é indicativo de desnutrição grave.
Percentual de perda de peso de 5% em 3 meses é considerado perda significativa de peso.
	
	
	Em mulheres a circunferência da cintura maior ou igual a 88 cm (centímetros) é indicativa de risco muito elevado de complicações metabólicas associadas à obesidade.
	
	
	Idosos com índice de massa corporal (IMC) entre 20 e 25 kg/m2 (Kilogramas por metro quadrado) são classificados como eutróficos.
	Data Resp.: 26/10/2023 12:47:27
		Explicação: A resposta correta é: Em mulheres a circunferência da cintura maior ou igual a 88 cm (centímetros) é indicativa de risco muito elevado de complicações metabólicas associadas à obesidade.
	
	
	 
		
	
		7.
		(IBADE/2022 - adaptada) Em mulheres que estão em fase de amamentação há um aumento das necessidades de alguns micronutrientes se comparado a fase adulta da mulher.
Marque a alternativa que indica o micronutriente que se encontra com requerimento aumentado nessa fase.
	
	
	
	Vitamina D.
	
	
	Vitamina A.
	
	
	Cálcio.
	
	
	Vitamina K.
	
	
	Vitamina E.
	Data Resp.: 26/10/2023 12:49:20
		Explicação:
	Micronutriente
	Adulto
	Lactante
	Vitamina A (2) (a)/g RE
	600
	850
	Vitamina D (2) (b) /ug
	5
	5
	Vitamina E (2) (c) / mg
	10
	10
	Ácido fólico (2) / mg
	240
	295
	Vitamina K (2) / mg
	65
	55
	Cálcio (2) / mg
	1000
	1000
	Magnésio (2) / mg
	260
	270
	Zinco (2) (e) / mg
	7
	9,5
	
	
	NUTRIÇÃO NOS TRANSTORNOS ALIMENTARES: ANOREXIA E BULIMIA NERVOSA
	 
		
	
		8.
		A restrição alimentar prolongada que ocorre na anorexia nervosa, quando seguida por excessiva administração de nutrientes causa intenso anabolismo, com consequente consumo intracelular de eletrólitos e minerais como potássio, magnésio e, principalmente, fósforo. Isso pode levar à:
	
	
	
	Sinal de Russel
	
	
	Perda de peso
	
	
	Síndrome de realimentação
	
	
	Hipoglicemia
	
	
	Ganho de peso
	ALERGIAS E INTOLERÂNCIAS
	 
		
	
		9.
		A alergia à proteína do leite de vaca (APLV) é a forma mais comum de alergia alimentar em lactentes. As frações da proteína do leite de vaca que mais induzem sensibilização são:
	
	
	
	Albumina e beta-lactoalbumina.
	
	
	Caseína e alfa-lactoalbumina.
	
	
	Globulina e beta-lactoalbumina.
	
	
	Globulina bovina e caseína.
	
	
	Albumina bovina e alfa-lactoalbumina.
	
	DIETOTERAPIA PARA AS DOENÇAS DO SISTEMA GASTROINTESTINAL: ESÔFAGO, ESTÔMAGO, INTEST
	 
		
	
		10.
		(UFRJ/2011)
Paciente, 39 anos, com diagnóstico de doença de Crohn em segmento jejunal, apresentando-se na fase aguda doença. Assinale a alternativa com as recomendações dietéticas para este paciente.
	
	
	
	hiperglicídica, rica em fibras insolúveis, antifermentativa e com adição de ácidos graxos da série n-3
	
	
	hiperproteica, isenta de fibras solúveis, com adição demarginina e glutamina
	
	
	normolipídica, restrita em fibras dietéticas, isenta de sacarose e lactose
	
	
	Nenhuma das alternativas
	
	
	hipolipídica, isenta de lactose, com restrição de monossacarídeos e rica em fibras solúveis

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais