Buscar

Caracteristicas_dos_medicamentos_na_UTI-a4b77dc333754075afa929fb4628852f

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Características dos medicamentos na UTI
O primeiro passo é conhecer quais são os principais medicamentos em UTIs, AAs suas indicações, ações no organismo e possíveis efeitos colaterais. Confira mais informações sobre alguns deles na lista abaixo:
Adenosina: antiarrítmico indicado para taquiarritmia supraventricular. Age na excitabilidade e na condutividade do estímulo elétrico. Tem como possíveis efeitos colaterais dor torácica, rush facial e cefaleia.
Alteplase: trombolítico utilizado no tratamento de tromboembolia pulmonar. Age na dissolução do trombo em casos de obstrução de vasos sanguíneos. Tem como possíveis efeitos colaterais arritmias, sangramentos e hipotensão.
Atropina: atua no sistema parassimpático em casos de bradicardia. Aumenta a condução do estímulo elétrico e, consequentemente, da frequência cardíaca. Tem como possíveis efeitos colaterais calor, rubor, taquicardia e palpitações.
Clopidogrel: trata-se de um antiagregante plaquetário que reduz eventos de aterosclerose, inibindo a formação da agregação de plaquetas. Pode gerar sangramento.
Diazepam: benzodiazepínico indicado para sedação, crise convulsiva e como miorrelaxante e ansiolítico, agindo no sistema nervoso central. Pode causar dependência química, ataxia, diplopia, tontura, amnésia e ginecomastia em uso prolongado.
Diltiazem: utilizado para tratamento de hipertensão, atua nos canais de cálcio. Tem como possíveis efeitos colaterais hipotensão e arritmias.
Dobutamina: é um cardiotônico usado na correção do desequilíbrio hemodinâmico. Estimula os receptores beta adrenérgicos do músculo cardíaco, aumentando a força de contração. Causa aumento da frequência cardíaca.
Dopamina: droga vasoativa indicada para correção do desequilíbrio hemodinâmico, aumentando o fluxo cardíaco e a pressão arterial. Tem a taquiarritmia como efeito colateral.
Epinefrina (adrenalina): droga vasoativa indicada para reanimação cardiopulmonar, reações anafiláticas e asma. Age na vasoconstrição periférica. Tem como efeitos colaterais a diminuição do débito urinário, visão turva e fotofobia.
Fenitoína: anticonvulsivante que age no córtex motor, inibindo a propagação da crise de convulsão. Pode causar ataxia (dificuldade ou mesmo incapacidade de se manter a coordenação motora como normalmente, diplopia.
Lidocaína: anestésico local e antiarrítmico. Age no sistema de condução elétrica do coração. Tem como possíveis efeitos colaterais confusão mental e alteração do comportamento.
Manitol: diurético osmótico para tratamento de edema cerebral. Diminui o edema por diferença de concentração. Pode causar desidratação, cefaleia, náuseas e vômito.
Noradrenalina: droga vasopressora indicada em casos de choque séptico e situações de baixa resistência periférica. Tem como possíveis efeitos colaterais cianose de extremidades, hipoperfusão renal e hepática.
Tramadol: hipnoanalgésico que atua nos receptores localizados no tálamo, hipotálamo. Pode causar depressão do sistema nervoso central e respiratório, constipação, náusea e vômitos.

Outros materiais