Buscar

ATIVIDADE CONTEXTUALIZADA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

ATIVIDADE CONTEXTUALIZADA
Desirée Silvera Guimarães
Matrícula: 
Curso: Nutrição
A Lei 8.234, de 17 setembro de 1991 regulamenta a profissão de Nutricionista e determina outras providências. Em seu Art. 4º, inciso VIII, atribui ao nutricionista a solicitação de exames laboratoriais necessários ao acompanhamento dietoterápico, desde que esteja relacionado com a alimentação e a nutrição humana. ( BRASIL, 1991)
De acordo com a Resolução 306, de 24 de março de 2003, o nutricionista pode solicitar alguns exames laboratoriais pertinentes para a avaliação, prescrição e evolução nutricional do paciente. Em seu Art. 2º fala sobre os critérios técnicos e científicos que o nutricionista deve ter ao solicitar exames. ( BRASIL, 2003)
Na área da nutrição, os exames laboratoriais são pertinentes, pois através desses resultados é possível ter a confirmação de uma suspeita diagnóstica apontada e detectar as deficiências subclínicas, que não foram apresentadas nos sintomas clínicos. A solicitação de exames deve fazer parte da rotina nutricional, dessa forma o estado nutricional do paciente será melhor caracterizado e acompanhado. Ao solicitar exames o nutricionista deve avaliar alguns aspectos, como: as características do cliente, o intuito da investigação laboratorial, a etapa do tratamento, dentre outros. Alguns exames laboratoriais são aplicados à nutrição, o que engloba a Avaliação hematológica do sangue, a Avaliação bioquímica do sangue e a Avaliação laboratorial hormonal. ( LIMA, PEREIRA, 2020)
No que diz respeito a avaliação hematológica, o hemograma é apontado como uma importante ferramenta diagnóstica em hematologia. O hemograma é composto por três determinações básicas que engloba as avaliações dos eritrócitos ou série vermelha; dos leucócitos ou série branca; e das plaquetas ou série plaquetária. Dessa forma inclui: Contagem total de hemácias; Dosagem de hemoglobina; Determinação do hematócrito.; Índices hematimétricos, como Volume corpuscular médio, Hemoglobina corpuscular média, Concentração de hemoglobina corpuscular média, Distribuição do tamanho das hemácias; Contagem global de leucócitos; Contagem diferencial de leucócitos; Exame microscópico do esfregaço corado; e Contagem de plaquetas. ( LIMA, 2012)
O intuito do hemograma é realizar uma avaliação clínica geral, além de identificar a presença de anemias, trombocitopenia, processos infeccioso e leucemia. O resultado de um hemograma pode ser influenciado por fatores como idade, idade, raça, uso de medicamentos e interações medicamentosas, níveis de atividade física, hidratação, ansiedade, temperatura corporal e fumo.( MD SAUDE, 2022)
Quanto a Avaliação laboratorial hormonal, a solicitação dos exames hormonais pelo nutricionista está relacionada a necessidade de complementar o diagnóstico de uma patologia hormonal ou de acompanhar a evolução de uma doença. Dentre os exames solicitados estão o Hormônio Estimulante da tireoide (TSH) e a tiroxina (T4), com o intuito de observar a função da tireoide e identificar disfunções ocasionadas pela alteração dos valores normais, dentre essas alterações podemos citar o hipotireoidismo e o hipertireoidismo. Quando os níveis de TSH estão normais e os níveis de T4 estão em harmonia com os níveis de T3, significa que a tireoide está funcionando normalmente. Quando a produção de T4 e T3 está reduzida e os níveis de TSH podem estar aumentados, temos o hipotireoidismo. Já quando a produção de T4 e T3 esta alta e os níveis de TSH podem estar diminuídos, temos o hipertireoidismo. ( DEDIQ)
A Avaliação bioquímica do sangue é realizada com o intuito de verificar componentes do sangue que podem atrapalhar no metabolismo e observar a função renal, cardíaca, hepática, tireoidiana, hormonal e enzimática. A fim de verificar a função hepática e a presença de alguma hepatopatia, são solicitados os exames de aspartato aminotransferase (AST), alanina aminotransferase (ALT) e bilirrubina. Para avaliar os marcadores cardíacos e identificar uma lesão cardíaca são solicitados o exame de troponina e mioglobina. Na avaliação da função renal é solicitado sumário de urina, creatinina, ureia, para identificar lesões glomerulares, tubulares e vasculares. ( LIMA, 2012)
Com o intuito de identificar Dislipidemia, estipular o risco de desenvolvimento de doenças cardiovasculares e desnutrição, são solicitados o perfil lipídico, que inclui colesterol total, as lipoproteínas de alta densidade (HDL), as lipoproteínas de baixa densidade (LDL) e triglicérides. Valores diminuídos de colesterol total, incluindo as frações HDL e LDL, podem ser um indicativo de desnutrição. Já na investigação da Diabetes, o exame solicitado é a glicemia em jejum, porém para uma melhor identificação dessa patologia é solicitado a glicemia pós-prandial e a hemoglobina glicada. ( SAMPAIO, OLIVEIRA, 2012)
Pode-se concluir que em sua atuação clínica é relevante que o nutricionista solicite exames para melhor investigação de patologias, disfunções e alterações metabólicas, que possa comprometer o estado nutricional do paciente. Todavia, deve-se ter cautela nas solicitações e fazê-las de forma pertinente e responsável.
 
REFERENCIAS BIBLIOGRÁFICAS
BRASIL. Lei nº 8.234, de 17 setembro de 1991. Regulamenta a profissão de Nutricionista e determina outras providências. Casa Civil: Brasília,1991. Disponível em: <https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/1989_1994/l8234.htm > Acesso em 13 de outubro de 2023 às 10h10.
BRASIL. Conselho Federal de Nutricionistas. Resolução CFN nº 306, de 24 de março de 2003. Dispõe sobre solicitação de exames laboratoriais na área de Nutrição Clínica, revoga a Resolução CFN nº 236, de 2000 e dá outras providências. Brasília; 2003. [acessado 2014 Out 07]. Disponível em: <http://crn1.org.br/images/pdf/res358.pdf> Acesso em 13 de outubro de 2023 às 10h.
DEDIQ. Como exames como TSH e T4 podem ajudar na avaliação da função da tireoide. Disponível em: <https://dediq.com.br/como-exames-como-tsh-e-t4-podem-ajudar-na-avaliacao-da-funcao-da-tireoide/> Acesso em 13 de outubro de 2023 às 13h.
LIMA, Larissa Calixto, REIS, Nelzir Trindade (org). Interpretação de exames laboratoriais aplicados à nutrição clínica. Rio de Janeiro: Editora Rubio, 2012.
LIMA, Alyne Almeida de, PEREIRA, Aparecida da Cunha (org). Farmacologia aplicada à nutrição e interpretação de exames laboratoriais. São Paulo: Cengage, 2020.
MD SAUDE. Hemograma completo: entenda os resultados do exame. 2022. Disponível em: <https://www.mdsaude.com/exames-complementares/hemograma/> Acesso em 13 de outubro de 2023 às 12h.
SAMPAIO, L.R., SILVA, M.C.M., OLIVEIRA, A.N., and SOUZA, C.L.S. Avaliação bioquímica do estado nutricional. In: SAMPAIO, L.R., org. Avaliação nutricional [online]. Salvador: EDUFBA, 2012, pp. 49-72. Sala de aula collection. ISBN: 978-85-232-1874-4. https://doi.org/10.7476/9788523218744.0005.

Continue navegando