Buscar

ANÁLISEDECRÉDITOAVA-2

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

25 de novembro de 2022	[Aluno: Ricardo Santos de Souza , AVA-2 Análise de Crédito, cobrança e negociação. ]
 
A concessão de crédito é uma estratégia muito utilizada pelas empresas para manter uma carteira de clientes em atividade, seja ela de clientes antigos ou novos .Embora em muitos casos seja um diferencial competitivo importante, a concessão de crédito seja ela de qualquer natureza envolve riscos. Por isso a Análise de Crédito é uma ferramenta indispensável na hora de atribuir ou viabilizar créditos há alguém (Pessoa Física) ou há Empresas ( Pessoas Jurídicas).
No caso do nosso cliente Mario analisaremos a melhor proposta de crédito que se adeque as diretrizes que ele busca que no caso é a compra de um auto móvel. Para obter essa viabilidade de crédito para o nosso cliente, utilizaremos da ferramenta de análise de crédito chamada “5 C’s” para pessoas físicas, Caráter, Capacidade , Capital, Condições e Colateral.
Caráter considerado o mais importante entre os 5 Cs do crédito, pois se refere ao histórico financeiro de quem solicita o crédito. É de extrema importância fazer o levantamento de todas as transações financeiras anteriores para averiguar se houve quitações de dívidas anteriores, de modo a verificar o perfil do solicitante da margem de crédito ou seja se tem hábitos de cumprir com suas obrigações financeiras em dia ou no prazo estipulado e no valor correto.
Capacidade avalia se o solicitante consegue e tem como arcar com seu compromisso e efetivamente quitar suas dívidas, ou seja se há margem para contratação de novas parcelas e qual é o seu limite de endividamento. Capacidade visa avaliar e verificar o perfil das dívidas que o solicitante do crédito já tem e os vencimentos das obrigações já contratadas pois dívidas em excesso pode comprometer sua capacidade de pagamento e leva-lo há inadimplência.
Capital como o nome já diz, busca visualizar o patrimônio e liquidez do solicitante de crédito, como forma de garantir consiga para se houver inadimplência ou má fé consiga resgatar os valores emprestados judicialmente. Essa análise busca verificar se o solicitante tem e possui outros recursos, além do que ele solicitou como crédito.
Condições tem a capacidade de avaliar, principalmente dos solicitantes assalariados o tempo de serviço, profissão, cargo, para se ter certeza de que o pagamento ocorrera como o esperado e não correr o Risco de no próximo mês não haver o pagamento da dívida.
Colateral último dos 5 Cs, pois nele busca os ativos do cliente como Imovéis,Contas a receber, Títulos e outras garantias que deem segurança na hora da instituição financeira liberar o crédito para saber que de uma forma ou de outra irá receber os valores de volta. Quanto maior o ativo do cliente, maiores serão as chances de viabilizar o crédito solicitado.
Tendo em vista todas composições dos “5 Cs” da análise de crédito devemos agir conforme eles para liberar o crédito solicitado para o Sr. Mario, pois o mesmo possui forte compromisso com quitações de dívidas por isso ele vem adiando a compra do novo carro. Em termos de capacidade o cliente acaba de ser promovido e com isso o seu salário acaba de aumentar, possibilitando assim capacidade para manter o seu compromisso com o Banco.
Quando falamos em capital do Sr. Mario os seus proventos são recebidos em nossa instituição com isso demonstra boa confiabilidade para dar início a solicitação de crédito. No que diz respeito as condições, a editora mostra grande esperança e melhora de seus rendimentos com a promoção do Sr. Mario e com isso alavancando sua rentabilidade. Colateral podemos seguir o mesmo contesto de capital, os proventos do Sr.Mario são recebidos em nosso banco e facilidade para ser descontado em folha é alto, como também na liberação de crédito poderemos liberar o famoso CDC, Crédito Direto ao Consumidor, que por ser um crédito para aquisição de bens seria a melhor forma para o pagamento da Dívida e manter a saúde financeira do Sr.Mario.
ANBIMA – <http://www.anbima.com.br>. Disponível em:
<http://portal.anbima.com.br/a-anbima/o--que-e-anbima/
Pages/default.aspx>. Acesso em: 25 ago. 2014.
ASSAF NETO, A.; LIMA, F. G. Investimentos no mercado
financeiro usando a calculadora financeira HP 12 C. Ribeirão
Preto: Inside Books, 2007.
BM&FBovespa – <http://www.bmfbovespa.com.br>. Disponível
em: <http://www.bmfbovespa.com.br/pt-br/renda-
fixa/o-que-sao-debentures.aspx?idioma=pt-br>. Acesso
em: em 25 ago. 2014.
Comissão de Valores Mobiliários – <http://www.cvm.gov.
br>. Disponível em: <http://www.cvm.gov.br/menu/acesso_
informacao/institucional/sobre/cvm.html>. Acesso
em: 08 set. 2014.
FORTUNA, E. Mercado financeiro: produtos e serviços. 13.
ed. Rio de Janeiro: Qualitymark Ed., 1999.
GITMAN, L. J.; MADURA, J. Administração financeira: uma
abordagem gerencial. São Paulo: Pearson Addison Wesley,
2003.
LIMA, I. S.; GALARDI, N.; NEUBAUER, I. Mercado de investimentos
financeiros. São Paulo: Atlas, 2006

Continue navegando