Buscar

1680808144009RESENHA CRITICA ANÁLISE DO FORO POR PRERROGATIVA DE FUNÇÃO

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

RESENHA CRITICA: ANÁLISE DO FORO POR PRERROGATIVA DE FUNÇÃO
A análise do foro por prerrogativa de função é um tema importante e controverso no campo do direito. O artigo em questão, de autoria de Thaissa Evelyn G de Oliveira e Ihgor Jean Reg, aborda esse assunto de maneira clara e objetiva, apresentando uma análise crítica sobre a relevância e a necessidade do foro privilegiado. A primeira seção do artigo discute a origem histórica do foro por prerrogativa de função e como ele evoluiu ao longo do tempo, destacando os principais problemas que surgiram com sua aplicação. Na segunda seção, os autores apresentam os principais argumentos a favor e contra a existência do foro privilegiado e como isso afeta a efetividade do sistema judicial. Os autores argumentam que a existência do foro privilegiado não é justificável sob a ótica da igualdade perante a lei e do princípio da isonomia, pois ele cria uma espécie de "casta" de autoridades que não estão sujeitas às mesmas leis e procedimentos que os cidadãos comuns. Além disso, o foro privilegiado tende a retardar o andamento dos processos, uma vez que muitas vezes eles são encaminhados para tribunais superiores que já estão sobrecarregados com uma grande quantidade de processos.
Por fim, os autores propõem uma série de medidas para reduzir a aplicação do foro por prerrogativa de função, tais como a redução do número de autoridades que possuem essa prerrogativa, a limitação do foro privilegiado apenas para crimes relacionados ao exercício da função e a criação de juizados especiais para julgar crimes cometidos por autoridades. Em geral, o artigo apresenta uma análise interessante e bem fundamentada sobre o foro por prerrogativa de função, abordando os principais argumentos a favor e contra sua existência
O tema abordado é de extrema relevância para a sociedade e para o funcionamento do sistema judicial. O foro por prerrogativa de função é um mecanismo que permite que certas autoridades públicas, como parlamentares e ministros, sejam julgadas por tribunais superiores em caso de cometimento de crimes. Esse mecanismo é muito debatido e controverso, pois gera uma série de distorções e desigualdades no sistema de justiça. Eles também propõem medidas para reduzir a aplicação do foro por prerrogativa de função, o que mostra um comprometimento com a busca por soluções práticas para o problema.
Em resumo, o artigo "Análise do foro por prerrogativa de função" é uma contribuição valiosa para o debate sobre esse tema importante no campo do direito. Os autores apresentam uma análise crítica bem fundamentada e propõem soluções práticas para reduzir a aplicação do foro privilegiado. No entanto, a inclusão de mais dados empíricos e exemplos concretos poderia tornar o artigo ainda mais completo e impactante.

Outros materiais