Buscar

SEMANA 7 - FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO INFANTIL 2

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Iniciar: Semana 7 - Quiz da videoaula 7 - Instrumentos de avaliação da aprendizagem e do desenvolvimento das crianças e da instituição educacional
Pergunta 1 
1. Na videoaula 7, as professoras entrevistadas do Centro de Educação Infantil Santa Bárbara apresentam alguns instrumentos de registro. São eles:  
	
	a.
	Anotações no computador, brinquedos.
	
	b.
	Fotografia, material estruturado.
	
	c.
	Filmagens, material de alto alcance.
	
	d.
	Anotações no computador, material industrializado.
	
	e.
	Cadernos, anotações no computador, filmagens, fotografia.X
Iniciar: Semana 7 - Quiz Objeto Educacional
Pergunta 1 
1. Questão referente ao Texto-base 1 –  Avaliação na Educação Infantil: um debate necessário | NEVES, V. F. A.; MORO, C.
No texto-base 1 - Avaliação na Educação Infantil: um debate necessário -, as autoras fazem uma crítica muito pertinente quanto ao uso dos testes ASQ-3 como um instrumento de avaliação em larga escala no âmbito da Educação Infantil. Dentre várias, uma das críticas assinala que,  
	
	a.
	O teste avalia crianças na coletividade em cinco áreas de desenvolvimento: coordenação motora fina, coordenação motora ampla, comunicação, resolução de problemas e habilidades pessoal e social. 
	
	b.
	Encontramos, no contexto brasileiro, medida psicológica possível de mensurar o desenvolvimento das crianças ao longo de toda a idade pré-escolar. 
	
	c.
	Os princípios teóricos desse instrumento são sustentados por uma clara concepção inatista e biológica do desenvolvimento humano, com grande ênfase na maturação neurológica das crianças.X
	
	d.
	Há reflexão por parte dos profissionais da educação quanto à aplicabilidade do teste. 
	
	e.
	O foco da aplicação do ASQ-3 recai sobre a educação e não sobre a criança. 
Iniciar: Semana 7 - Atividade Avaliativa
Pergunta 1 
1. Ao relatar a chegada de uma criança com hidrocefalia, portanto, com necessidades educacionais especiais no CEI Santa Bárbara, na videoaula 7, a professora dá ênfase à maneira como estão observando e estudando para ter um olhar diferente para trabalhar com ela e envolvê-la na integração às outras crianças.
Conceitualmente:
“Hidrocefalia (HCF) é uma condição neurológica comum na unidade de terapia intensiva neonatal (Utin), sendo caracterizada pelo acúmulo anormal de líquido cefalorraquidiano (LCR) no interior dos ventrículos cerebrais, causada por alteração na dinâmica dos estágios de produção e absorção do LCR, podendo levar à dilatação ventricular e ao aumento da pressão intracraniana 18. A HCF pode alterar o sistema nervoso de diversas formas, prejudicando a estrutura, a circulação, o metabolismo e o desenvolvimento. Nem sempre o tratamento pode reverter os danos, mas quando não tratada pode gerar lesões neurológicas progressivas até o óbito” (JULIANI et al., 2018, on-line).
JULIANI, R. C. T. P. et al. Fisioterapia. 2. ed. São Paulo: Manole, 2018. (Disponível na Minha Biblioteca).
Com base nessas informações, assinale a alternativa correta.
	
	a.
	Considerado um grande desafio, a escolarização das crianças com hidrocefalia na rede de ensino ainda não acontece, pois as instituições necessitam receber recursos para esse tipo de inclusão, visto que as sequelas demandam cuidados especiais advindos da saúde e das políticas públicas nacionais
	
	b.
	A inclusão e a diversidade são sinônimos no ambiente escolar. Toda diversidade é uma inclusão, pois os diferentes podem ser de múltiplas maneiras, incluindo deficiências físicas, sociais, psíquicas ou econômicas. Na escola, essas condições são trabalhadas igualmente, sem considerar singularidades
	
	c.
	Uma criança com hidrocefalia é público da educação inclusiva. À medida que a criança for acolhida, oportuniza-se a diversidade, e a escola afirma a imprescindível necessidade da inclusão, pois entende que todos, em algum momento da vida escolar, podem apresentar necessidades especiaisX
	
	d.
	A hidrocefalia não pode ser considerada como público da educação inclusiva infantil, já que apresenta gradativamente o agravamento das sequelas. Dentre elas estão algumas que impossibilitam a prática pedagógica: coordenação comprometida, problemas de motivação, aprendizagem e concentração
	
	e.
	Apesar de a inclusão estimular as crianças ao respeito, ao carinho, à empatia, à valorização da diversidade e à autopiedade, aspectos importantes para formação humana, as famílias das crianças com hidrocefalia sabem que são agressivas e impacientes e, por isso, não conseguem interagir
3,33 pontos   
Pergunta 2 
1. A avaliação é uma prática importante na Educação Infantil, pois por meio dela é possível acompanhar e analisar a aprendizagem das crianças. Serve também para a reflexão do professor e da equipe de profissionais da instituição, promovendo a reavaliação de suas práticas pedagógicas, bem como a proposição de correção das falhas e melhoria do ensino-aprendizado.
Assinale a alternativa correta sobre avaliação. 
	
	a.
	Avaliar e registrar são processos distintos, um serve para verificar a aprendizagem das crianças, e o outro serve para verificar o desenvolvimento delas e dos professores
	
	b.
	A observação atenta ao cotidiano das crianças, suas ações, reações, interações, além da reflexão sobre as atividades propostas pelos (as) professores (as) e seus objetivos são elementos básicos da avaliação.X
	
	c.
	Os aspectos que fundamentam a avaliação são apenas aqueles que dizem respeito à aprendizagem de conceitos e não ao desenvolvimento da criança.
	
	d.
	A observação das atividades realizadas e do comportamento das crianças é importante, mas o registro não é tão importante no processo de avaliação.
	
	e.
	O registro das atividades observadas depende do professor (a), mas a sistematização e avaliação devem ser feitas pela coordenação.
3,33 pontos   
Pergunta 3 
1. As professoras A e B participaram recentemente de uma formação continuada em serviço na qual o tema tratado foi a avaliação da aprendizagem infantil. Considerando que nessa ocasião deveriam chegar a um consenso sobre como a escola unificaria o documento oficial de avaliação, as professoras citadas relataram suas crenças quanto à forma de avaliar.
A professora A defende a ideia de que as observações diárias e as anotações constantes devem compor o relatório que, sistematizado, torna-se o documento oficial. Segundo ela, de acordo com seus estudos, leu que:  “os relatórios qualificados colaboram com a continuidade do desenvolvimento da criança, especialmente quando descrevem as vivências e os percursos delas, complementados com imagens, desenhos, registros de falas, e não apenas caracterizando ou definindo a sua personalidade”  (SÃO PAULO, 2019, p. 162).
A professora B afirmou que também, em virtude do que tem pesquisado, acredita que a melhor opção seja o portfólio, já que, conforme entendeu, “o portfólio coaduna com a avaliação formativa, uma vez que favorece o acompanhamento longitudinal do aprendizado e do desenvolvimento das crianças, de forma progressiva e continuada, podendo auxiliar na identificação de problemas com as crianças” (NEVES; MORO, 2013, p. 285).
NEVES, V. F. A.; MORO, C. Avaliação na educação infantil: um debate necessário. Estudos em Avaliação Educacional, São Paulo, v. 24, n. 55, p. 272-303, 2013. 
SÃO PAULO. Secretaria Municipal de Educação. Coordenadoria Pedagógica. Currículo da cidade: educação infantil. São Paulo: SME; COPED, 2019. 
Depois de um tempo, uma professora C afirmou: “Professoras, estamos falando da mesma coisa, só que de forma desconexa!”
Após a análise da discussão apresentada, avalie as afirmativas a seguir.
I. A professora A está certa, pois o relatório é o documento que, sistematizado, contempla todas as anotações observadas durante um determinado período.
II. A professora B está com a razão, já que o portfólio, além ser um instrumento eficaz para a avaliação, composto por todas as formas de anotações, produções, imagens e filmagens, também contempla as exigências legais instituídas.
III. A professora C é quem realmente compreendeu que ambas as proposições estão corretas, só necessitamser analisadas e compreendidas.
Está correto o que se afirma em:
	
	a.
	II, apenas
	
	b.
	III, apenas
	
	c.
	I, apenas
	
	d.
	I, II e IIIX
	
	e.
	I e II, apenas

Continue navegando