Buscar

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

94) A falta de higiene, a precocidade da vida sexual e a manutenção de grande número de parceiros sexuais estão relacionadas a um maior risco de câncer do colo do útero, ao lado de outras doenças sexualmente transmissíveis, como a Aids. Esses fatos sugerem que certos comportamentos sexuais aumentam a exposição das pessoas a alguns vírus que se relacionam com o surgimento do câncer. Esses vírus são o:
a) da imunodeficiência humana (HIV), associado aos herpes-vírus I e II; pode levar ao câncer de fígado.
 b) linfotrópico de células T humano tipo I (HTLV I); associa-se ao câncer da língua e do reto em pacientes portadores de Aids.
c) da imunodeficiência humana (HIV); associado ao citomegalovírus; pode desencadear um tipo de leucemia e linfoma de linfócitos.
d) da hepatite B associado ao citomegalovírus; está relacionado ao câncer de esôfago.
e) herpes-vírus tipo II e o papilomavírus humano (HPV); relacionados ao câncer do colo do útero.
Considerando as principais formas de esterilização de materiais cirúrgicos, é correto afirmar que:
a) na esterilização por calor seco, há a combinação da ação do calor, da pressão e da umidade na destruição de microrganismos, por agirem na estrutura genética da célula.
b) no autoclave, o calor seco é irradiado das paredes laterais e de sua base para destruir os microrganismos.
c) na esterilização por agentes químicos, ao término do processo deve-se retirar o material da solução com técnica asséptica e enxaguá-lo abundantemente em água corrente.
d) o vapor saturado sob pressão está indicado para todo material resistente ao calor úmido, como tecidos, materiais de borracha e de metal.
e) os matérias indicados para esterilização em óxido de etileno devem estar limpos, úmidos e dispostos uns sobre os outros, evitando manter espaço entre cada um, para melhorar a condução do calor.

Mais conteúdos dessa disciplina