Buscar

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Em vigilãncia sanitária os riscos à saúde podem ser classificados em cinco tipos: Ambientais, Institucionais, Sociais, Ocupacionais e latrogênicos, também denominados riscos sanitários. Dentre os riscos à saúde, assinale a alternativa que apresenta exemplo de risco latrogênico:
a) Derramamento de produtos tóxicos em corpos d'água. 
b) Condições precárias de higiene em creches e escolas. 
c) Alimentos comercializados fora do prazo de validade. 
d) Instrumentos infectados em consultório dentário. 
Entende-se por VIGILÂNCIA SANITÁRIA, segundo a Lei 8080 de 19 de Setembro de 1990:
a) Conjunto de ações, coordenadas pela ANVISA (Agencia Nacional de Vigilância Sanitária), com o objetivo de fiscalizar e orientar o controle de bens e serviços que, direta ou indiretamente se relacionam com a saúde da população, compreendidas as etapas e processos da produção ao consumo de produtos.
b) Ações realizadas em diversos setores da sociedade, por equipe multiprofissional, vinculada a ANVISA (Agencia Nacional de Vigilância Sanitária), com objetivo de fiscalizar, prevenir e diminuir riscos à saúde da população e intervir na produção e circulação de bens e serviços.
c) Departamento integrante das Secretarias Estadual e Municipal de Saúde, subordinado à ANVISA (Agencia Nacional de Vigilância Sanitária), responsável pela fiscalização e controle da produção de bens de consumo e prestação de serviços de interesse da saúde.
d) Conjunto de ações, capaz de eliminar, diminuir ou prevenir riscos a saúde e de intervir nos problemas sanitários decorrentes do meio ambiente, da produção e circulação de bens e da prestação de serviços de interesse da saúde, abrangendo.
e) Departamento integrante das Secretarias Estadual e Municipal de Saúde, subordinado à ANVISA (Agencia Nacional de Vigilância Sanitária), responsável pela fiscalização e liberação de alvará de funcionamento dos estabelecimentos destinados a produção e circulação de bens de consumo e prestação de serviços de interesse da saúde.