Buscar

Estrutura Recurso Ordinário-3

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

ESTÁGIO SUPERVISIONADO/PRÁTICA TRABALHISTA 
Estrutura de Recurso Ordinário 
 
AO JUIZO DA 35ª VARA DO TRABALHO DE PORTO ALEGRE/RS 
(8 linhas)
Processo n. 0101010-50.2021.5.04.0035
(3 linhas) 
TRANSPORTES CHEGAR RAPIDO LTDA, com qualificação nos autos supra de RECLAMATÓRIA TRABALHISTA que nesta Vara lhe promove Bento Matos, igualmente qualificado, não se conformando, data vênia, com a r.sentenca, vem, por seu advogado, tempestivamente, com base no artigo 895[footnoteRef:1], inciso (I ou II) da CLT, interpor RECURSO ORDINÁRIO, conforme as razões em anexo, requerendo sejam recebidas, processadas e remetidas ao Egrégio Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região. [1: Cabe recurso ordinário para a instância superior: I – das decisões definitivas ou terminativas das Varas e Juízos, no prazo de 8 dias; e II – das decisões definitivas ou terminativas dos Tribunais Regionais, em processos de sua competência originária, no prazo de 8 dias, quer nos dissídios individuais, quer nos dissídios coletivos.] 
Para tanto, requer, desde logo, a juntada aos autos das inclusas guias de recolhimento das custas arbitradas, no importe de R$___ e do depósito recursal de R$___.
Posto isto, requer se digne Vossa Excelência de receber e determinar o processamento no presente recurso na forma da lei.
Termos em que
Pede deferimento,
(LOCAL), (DATA)
ADVOGADO
OAB
* Na página seguinte, será iniciada a segunda parte do recurso que formam as razões recursais
EGRÉGIO TRIBUNAL REGIONAL DO TRABALHO DA 4º REGIÃO
Colenda Turma!
Deverá constar o juízo de origem, nº do processo, nome do recorrente e recorrido e conter um endereçamento ao Tribunal Regional do Trabalho, tudo isso, em no máximo meia folha, conforme abaixo: 
Vara de Origem____
Proc nº____
Recorrente:____
Recorrido:____
RAZÕES DE RECURSO ORDINÁRIO
A R. sentença merece ser reformada nos tópicos a seguir elencados, porquanto o MM. Juiz “a quo” deixou de considerar a prova carreada aos autos, bem como a legislação vigente, conforme se demonstrará na presente peça, visando restabelecer a ordem processual mediante a reforma por este C. Tribunal.
I -RESUMO DOS FATOS
(De forma articulada, deverá a parte expor os motivos do inconformismo, explicando aos Ínclitos Julgadores o que aconteceu no processo – resumo da sentença)
Exemplo: 
Foi ajuizada reclamação trabalhista em face do recorrido pleiteando o pagamento de danos morais, em virtude de uma suposta doença profissional adquirida no curso da relação laboral, além de horas extras e adicional de periculosidade.
Entretanto, a respeitável Vara do Trabalho julgou a ação procedente, determinando a condenação do reclamado de forma subsidiaria nas verbas supra citadas.
Neste caso, a referida decisão não merece prosperar, motivo pelo qual deve a sentença ser reformada, conforme os fundamentos que a seguir serão expostos:
II – DO CABIMENTO DO RECURSO ORDINÁRIO 
A decisão proferida na Vara do Trabalho trata-se de uma sentença, dessa forma encerrando a atividade jurisdicional do Douto Juízo de primeira instância. Neste contexto, o reexame da decisão supra citada só poderá ser feita através de Recurso Ordinário, conforme preceitua o artigo 895, alínea "a" da CLT.
Cumpre ressaltar que segue cópia das custas e depósito recursal devidamente recolhidas, além do presente recurso ter sido interposto no tempestivamente.
Dessa forma, preenchido os pressupostos de admissibilidade requer o devido processamento do presente recurso.
III – PRELIMINARMENTE
(em ocorrendo, deverá o aluno apresentar suas considerações quanto às condições da ação e os pressupostos processuais). Exemplo: CERCEAMENTO DE DEFESA, FALTA DE CITAÇÃO E PENA DE CONFISSÃO
Desta forma, verifica-se que a respeitável sentença a quo não pode ser mantida por este Egrégio Tribunal Regional do Trabalho, pois o processo de conhecimento não atendia às condições de procedibilidade legais, devendo ser extinto, em relação à Recorrente, nos termos do artigo 485 do Código de Processo Civil.
Não sendo este o entendimento desta Egrégia Turma, passa a apresentar o mérito, como se segue:
IV – DOS MOTIVOS DA REFORMA DA R. SENTENCA 
(abordar os pontos que o aluno pretende recorrer visto a decisão definitiva ou terminativa da Vara ou Tribunal Regional)
Exemplos: 
a) JORNADA DE TRABALHO – HORAS EXTRAS
A r. sentença monocrática entendeu por acolher pedido do Reclamante, condenando assim a Reclamada, ora Recorrida, ao pagamento de horas extras, afastando o enquadramento do autor no Art. 62, I da CLT, pois, em seu entendimento, a Recorrida detinha condições para fiscalizar o horário de trabalho do Recorrido.
Assim determinou a r. sentença monocrática:
Desta feita, requer a reforma da r. sentença de primeiro grau nos moldes acima expostos.
b) DOS INTERVALOS INTRAJORNADA
O MM. Juízo a quo acolheu o pleito do recorrido no que se refere ao pagamento de horas extras em prejuízo ao intervalo intrajornada, nos seguintes termos:
“... para a infração do disposto no artigo 71 da CLT, adota-se como devido o intervalo mínimo de uma hora por jornada e como extra o tempo que faltar para completar este período.”
Data Vênia, não pode a Recorrente conformar-se com a r. decisão.
c) INDENIZAÇÃO POR DANOS MORAIS
O MM. Juiz de primeiro grau entendeu ser devida indenização por danos morais ao Recorrido, sob o fundamento de ter havido lesão íntima do obreiro.
De igual sorte, deve a r. sentença ser reformada, nos moldes das razões que a seguir se expõe.
Assim, as provas carreadas nos autos não corroboram a existência de dano de cunho moral ao Recorrido, não podendo se falar em indenização desta natureza, devendo a R. sentença ser reformada para o fim de repelir a condenação ao pagamento de indenização por danos morais.
V – REQUERIMENTOS FINAIS 
Requerimento de nulidade da sentença (quando houver preliminar e indicar);
Requerimento de admissibilidade/conhecimento do recurso;
Requerimento de provimento/reforma da decisão. 
Exemplo: 
Por todo o até então exposto, a Recorrente requer digne-se esta Colenda Turma Julgadora:
Seja o presente Recurso Ordinário recebido, conhecido e provido em sua totalidade, reformando a respeitável sentença a quo nos termos e fundamentos arrazoados.
Ao final, aguarda o provimento total deste apelo recursal e, ocorrendo o justo esperado, estará o presente Tribunal Regional do Trabalho prestando um verdadeiro tributo ao Direito e decidindo em favor da
JUSTIÇA!
Ou então:
 
Diante de tudo exposto, é a presente para requerer seja CONHECIDO e PROVIDO o presente recurso a fim de ANULAR a decisão de primeiro grau a fim de.... ou REFORMÁ-LA para que..... 
Tudo por questão de JUSTIÇA!
(LOCAL), (DATA)
ADVOGADO
OAB
VARA DE ORIGEM: 35 VARA DE POARECORRENTE: TRANSPORTES ...RECORRIDO: BENTOPROC N...RAZÕES DO RECURSO ORDINARIOA R. SENTENÇA MERECE SER REFORMADA EIS JULGOU PROCEDENTECONDENANDO ESTA RECORRENTE AO PAGAMENTO DE 1 HORA EXTRAPOR DIA ..COM ACRESCIMO DE 50%....POR DESRESPEITO AO INTERVALO INTERJORNADA...BEM COMO CONDENANDO AINDA A PAGAR PELO FGTS DO PERIODO DE GOO DE BENEFICIO PREVIDENCIARIO E, AINDA,DO ADICIONAL DE INSALUBRIDADEOCORRE QUE, MERECE REFORMA CONFORME VEREMOS:II - DO CABIMENTOIII - DOS MOTIVOS DA REFORMA DA SENTEÇADA HORA EXTRAA R. SENTENÇA CONDENOU A RECORRENTEA PAGAR POR 1 HORA EXTRA/DIACOM ACRESCIMO DE 50%POR SUPOSTA JORNADA EXTRAPOLADA DE TRABALHOCONSIDERANDO QUE O d. jUIZO A QUO ENTENDEU QUE O HORARIODO RECORRIDO ERA DAS 08 AS 20HNO ENTANTO A CONDENAÇÃO AFIRMA DESRESPEITO AO INTERVALO INTERJORNADA, O QUE NÃO OCORREUNA MEDIDA EM QUE HOUVE O TRANSCURSO DO PRAZO REGULAR DE 11 HORAS ENTRE UM DIA E OUTRO DE TRABALHONA FORMA DO ART 66 CLTDESTA FORMA, MERECE REFORMA DO JULGADODO FGTSO RECORRIDO REQUEREU O PAGAMENTO DO FGTS DURANTE O PERÍODO EM QUE PERMANECEU EM GOZO DE AUXILIO DOENÇA COMUM - PREVIDENCIARIOTENDO SIDO PROCEDENTEOCORRE QUE, MERECE REFORMA NA MEDIDA EM QUE NÃO HÁ QUE SE FALAR EM QQ OBRIGAÇÃO DA EMPRESA EM MOMENTO DE SUSPENSÃO DE CTPOR GOZO DE BENEFICIO PREVIDENCIARIOCOMO OCORREU....RESSALTANDO QUE NÃO ERA A SITUAÇÃO DE ACIDENTE DE TRABALHO...DURANTEOS 5 MESES DE ASFASTAMENTO OCORREU A SUSPENSÃO DO CTART 476 CLTDA INSALUBRIDADESUMULA 248 TSTMERECE REFORMA A R. DECISÃO QUANDO DEFERIU PAGAMENTO DE ADICIONAL DE INSALUBRIDADE MESMO APÓS O´RGÃO COMPETENTE TER DESCLASSIFICADO A ATIVIDADEÓRGÃONÃO HAVENDO QUE SE FALAR EM DIREITO ADQUIRIDO POR SE TRATAR DE SALÁRIO CONDIÇÃOENTENDIMENTO JÁ CONSOLIDADO PELO E. TST NA SUMULA 248RAZÃO PELA QUAL DEVE SER REFORMADOREQUERIMENTOS FINAIS:DIANTE DO EXPOSTO, REQUER SEJA CONHECIDO O PRESENTE RECURSOE PROVIDOPARA REFORMAR A DECISÃO POR SER MEDIDA DE JUSTIÇA!NT PD

Outros materiais