Buscar

FUNDAMENTOS DE MARKETING

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Parte superior do formulário
Parte superior do formulário
O marketing tem evoluído ao longo dos anos por meio de alguns estágios de desenvolvimento que são denominados de orientações de marketing. Qual alternativa melhor apresenta a sequência correta dessas orientações?
a ) Vendas, mercado, sociedade, produção, digital e relacionamento.
b ) Vendas, digital, relacionamento, sociedade, produção e mercado.
c ) Digital, relacionamento, sociedade, mercado, vendas e produção.
d ) Produção, vendas, mercado, sociedade, relacionamento e digital.
e ) Relacionamento, mercado, digital, vendas, produção e sociedade.
Uma das responsabilidades mais importantes do administrador de marketing se refere à elaboração do planejamento. Há muitos anos, as grandes organizações elaboram planos de marketing. Mais recentemente, pequenas e médias empresas perceberam a importância desse trabalho. Quanto ao planejamento de marketing assinale a alternativa correta:
a ) A definição de metas e objetivos é a primeira etapa na elaboração do plano de marketing. A partir dessa etapa são preparados as ações e o cronograma do planejamento.
b ) A definição de objetivos e de metas deve ser ampla e genérica para alcançar todos os aspectos do plano. A definição de metas é a parte mais simples do plano.
c ) A verificação dos pontos fortes e fracos da empresa implica estudar o ambiente externo, especialmente a concorrência e as novas tecnologias.
d )As estratégias do composto de marketing são trabalhadas após a definição das metas. Decisões de produto, preço, praça e promoção acontecem nessa etapa.
e ) O plano de marketing requer investimentos em comunicação de marketing e em canais de vendas. A elaboração do plano só deverá ser realizada após a alocação de investimentos para essas áreas.
Nos últimos anos, os administradores de marketing incrementaram os estudos sobre a autoimagem e o estilo de vida dos consumidores. Trata-se de dois aspectos importantes que influenciam as escolhas e como os clientes utilizam os recursos que possuem. Quanto ao estilo de vida e a autoimagem analise as afirmações abaixo para responder:
I. A autoimagem diz respeito a como os consumidores se veem e o que pensam sobre si. Cada vez mais os consumidores adquirem bens e serviços que fazem sentido para si.
II. O estilo de vida refere-se aos hábitos e às rotinas do dia a dia, e o comportamento de consumo é diretamente afetado por isso. Por exemplo, pessoas que praticam esportes tendem a comprar produtos e serviços ligados a esse hábito.
III. A autoimagem e o estilo de vida estão relacionados ao crescente comportamento dos clientes voltado para o status. A compra de bens e serviços precisa impressionar os amigos e aqueles com quem as pessoas convivem.
a ) I, II e III são afirmações falsas.
b ) I e II são afirmações verdadeiras e III é uma afirmação falsa.
c ) I e III são afirmações verdadeiras e II é uma afirmação falsa.
d ) I, II e III são afirmações verdadeiras.
e ) II e III são afirmações verdadeiras e I é uma afirmação falsa.
Em se tratando do impacto da ética e do consumo na aplicação do marketing verde, é correto afirmar que:
a ) Uma empresa que não apresente a preocupação de melhorar o contexto social e ambiental em que essa está inserida é considerada pela sociedade uma empresa ética.
b ) A falta de ética ambiental das empresas e os hábitos de consumo da sociedade moderna não devem ser considerados como os principais causadores dos danos ambientais da atualidade.
c ) Devido aos impactos diretos sobre o consumo exacerbado, possivelmente o marketing seja uma atividade empresarial que instiga discussões sobre questões éticas e morais no cenário de negócios.
d ) A falta de ética das empresas não exerce nenhum tipo de influência para a aplicação dos conceitos de marketing verde na sociedade.
e ) As empresas éticas utilizam o marketing ambiental para estimular uma consciência de alto consumo em seus clientes.
Além das influências externas, os consumidores adquirem bens e serviços sob interferências internas. Qual alternativa indica influências internas dos consumidores no processo de compra de bens e serviços?
a ) Emoções e grupos de referência.
b ) Família e atitudes.
c ) Atividades de marketing e percepção.
d ) Percepção e memória.
e ) Família e emoções.
Em se tratando da possível relação entre Data Science e tecnologia Big Data, pode-se afirmar que:
a ) Desde que foi criada em 1970, a tecnologia Big Data não mantém qualquer tipo de relação com a Data Science.
b ) Para que o processo de análise de dados seja possível e assertivo, os profissionais de Data Science fazem uso dos conhecimentos fornecidos pela tecnologia Big Data para alcançar seus objetivos.
c ) Devido a sua ampla complexidade, a tecnologia Big Data não faz uso de qualquer conhecimento vindo da Data Science.
d ) O processo de análise de dados de uma empresa será eficiente e eficaz, se os profissionais que utilizam a tecnologia Big Data não precisarem aplicar nenhum conhecimento fornecido pela Data Science.
e ) Não existe qualquer tipo de relação de dependência entre Data Science e tecnologia Big Data.
A análise da concorrência tornou-se mais complexa nas últimas décadas. Há tempos, era relativamente fácil identificar os competidores. Com as novas tecnologias e as mudanças abruptas no mercado, essa análise se tornou mais complexa. Quanto aos tipos de concorrentes, leia as assertivas abaixo e, em seguida, escolha a alternativa correta:
I. Na concorrência horizontal, identificam-se competidores que possuem modelos de negócios similares: são os concorrentes mais próximos. Por exemplo: concorrência entre montadoras de carros.
II. Na concorrência vertical, a competição ocorre entre níveis diferentes na cadeia de suprimentos. Por exemplo: editoras que vendem diretamente aos clientes competem com livrarias.
III. Na concorrência intertipos, ocorre a competição entre redes de negócios. Por exemplo: redes de franquias com fornecedores exclusivos.
a ) I, II e III são afirmações verdadeiras.
b ) I e III são afirmações verdadeiras e II é falsa.
c ) I, II e III são afirmações falsas.
d ) II e III são afirmações verdadeiras e I é falsa.
e ) I e II são afirmações verdadeiras e III é falsa.
Ao longo das últimas décadas, a área de marketing passou por várias mudanças ocasionadas pelo comportamento do consumidor e pelas novas tecnologias. Autores renomados da área, como Philip Kotler, apresentaram uma classificação do Marketing 1.0 ao Marketing 4.0. Sobre essa classificação, observe as afirmações abaixo:
I. No Marketing 1.0, o objetivo central estava focado no desenvolvimento e na venda de produtos.
II. No Marketing 2.0, os objetivos estavam centrados em ações de sustentabilidade e em fazer do mundo um lugar melhor.
III. No Marketing 4.0, os autores apresentaram novas tendências, além das abordadas no Marketing 3.0, considerando o comportamento conectado dos clientes e o desenvolvimento de uma economia digital.
Assinale a alternativa correta considerando as afirmações acima:
a ) II e III são afirmações verdadeiras e I é falsa.
b ) I e III são afirmações verdadeiras e II é falsa.
c ) I, II e III são afirmações verdadeiras.
d ) I, II e III são afirmações falsas.
e ) I e II são afirmações verdadeiras e III é falsa.

Continue navegando