Buscar

Ao elaborar o conceito histórico de psicomotricidade

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Ao elaborar o conceito histórico de psicomotricidade, pode-se observar que sua origem existe desde a antiguidade, as pessoas perceberam que as mudanças relacionadas à evolução ocorrida no corpo humano, mesmo sem saber, podem ser vistas como ocorreu. Esta evolução é demonstrada ao longo do tempo. Também foi observado que o corpo tem significado físico, racial e cultural conforme observado através da evolução. A história do movimento mental nasceu com a história do corpo.
“O termo psicomotricidade é a integração das funções motoras e mentais sob a influência da educação e desenvolvimento do sistema nervoso”. De acordo com Enderle (1987): 
A Psicomotricidade na sua essência, não é só a chave da sobrevivência, como se observa no animal e na espécie humana, mas é igualmente, a chave da criação cultural, em síntese a primeira e última manifestação da inteligência. A Psicomotricidade, em termos filogenéticos, tem, portanto, um passado de vários milhões de anos, porém uma história restrita de apenas cem anos. A motricidade humana, a única que se pode denominar por psicomotora, é distinta da motricidade animal por duas características: é voluntária e possui novos atributos de interação com o mundo exterior. (ENDERLE ,1987) 
Nesse sentido, em um ambiente muito favorável, a criança pode encontrar a oportunidade de realizar plenamente seu potencial inato, em um ambiente diferente e hostil, apenas os potenciais básicos podem ser expressos. Nessa perspectiva, fica claro que, historicamente, a realidade de uma criança pode influenciar o desenvolvimento psicomotor à medida que as crianças desenvolvem habilidades por meio da criação de seus brinquedos e brincadeiras em diferentes momentos históricos. 
Na sociedade atual, as crianças estão expostas a brinquedos de prateleira que não requerem habilidades psicomotoras. Com o avanço da tecnologia, a infância tornou-se mais estática com a redução do espaço de lazer, cabendo à escola desenvolver a psicomotricidade nos momentos interessantes, sempre vinculando o desenvolvimento mútuo da mente e do corpo no método da psicomotricidade. 
Dessa forma, pode ser definida como um método de trabalho que proporciona um espaço para a legitimação de desejos e sentimentos em que o indivíduo pode utilizar seus medos, anseios, fantasia em sua relação consigo mesmo e ambivalência, apresentando-se inteiro, com os outros e em um ambiente melhorado, desenvolvimento global, aprendizado, equilíbrio de personalidade, fomento de relações emocionais e sociais.

Outros materiais