Buscar

prova dois

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Questão 1
Considerando os conteúdos operacionais da didática, devemos pensar em objetivos de ensino, conteúdos esolares, metodoloia de ensino, relação professor-aluno, avaliação e planejamento. Sendo assim, ante o contexto narrado e sobre a temática dos objetivos, analise a frase:
“Nominar os ossos da perna de um ser humano”. Podemos identificar através disso:
A) O objetivo geral de um curso.
B) O procedimento que o professor usará em sua aula.
C) O objetivo específico de uma aula.
D) O recurso que o professor usará.
E) O conteúdo a ser trabalhado em aula.
Questão 2
De acordo com Freire, (2005, p. 91), esse mecanismo abordado é tido como “uma exigência existencial. E, se ele é o encontro em que se solidarizam o refletir e o agir de seus sujeitos endereçados ao mundo a ser transformado e humanizado, não pode reduzir- se a um ato de depositar ideias de um sujeito no outro, nem tampouco tornar-se simples troca de ideias a serem consumidas pelos permutantes.” Esse mecanismo que a citação ora narrada faz referência trata-se do (a):
A) Metodologia.
B) Objetivo geral.
C) Método.
D) Diálogo.
E) Plano de ensino.
Questão 3
O mecanismo ora descrito proporciona ao estudante uma reflexão de como ele aprende. Nem todos aprendem das mesmas formas. Alguns aprender pelo visual, outros pela escrita, outros pela audição, etc.. Em casos assim, como o de Hélio e Fátima, é muito importante que o professor entenda como esse aluno aprende e estimule que ele próprio perceba isso. Essa é uma forma de preparar atividades que ajudem os alunos a atingirem os objetivos. Qual seria esse mecanismo?
A) Comportamentalismo.
B) Metacognição.
C) Didática.
D) Construtivismo.
E) Cognição.
Questão 4
Para muitos esse é um aspecto (relação professor-aluno) que não tem valor. Professores que aprenderam nas décadas de 1970, 1980, 1990, ainda têm em si o registro do que eram como alunos. Respeitosos, e os professores sendo a autoridade máxima de uma sala de aula. Com a evolução humana, as relações mudaram, o que também se estendeu para a sala de aula. Pensando na relação professor e aluno, escolha nas afirmações abaixo as que estão corretas:
I- Faz toda a diferença estabelecer uma relação de confiança com o aluno. Assim, os alunos têm mais disposição para aprender e os professores se sentem mais motivados para aprimorar seu processo didático. Comece então, pela transparência.
II- Professores e alunos têm funções diferentes e devem entender que acima de tudo, a obediência é parte dessa relação, devendo ser cumprida sem medidas.
III- O aluno terá todo direito de investir contra seu professor, caso seja contrariado.
IV- O diálogo é o melhor retorno que o professor pode dar ao aluno – e ainda previne problemas em sala de aula. Faça o possível para ter um convívio saudável com os seus alunos.
Está(ão) correto(s) os itens:
A) IV, apenas.
B) I e II, apenas.
C) I, II e III, apenas.
D) III e IV, apenas.
E) I e IV, apenas.
Questão 5
Normalmente a avaliação (um dos conteúdos operacionais da didática) é vista como uma forma de repressão, onde o aluno que não atinge a nota estabelecida como “boa” será rotulado como ineficiente, preguiçoso, desinteressado e que não estuda. Em relação à avaliação podemos considerar como verdadeiro ou falso as seguintes afirmações:
1- ( ) Toda avaliação deve estar diretamente ligada ao objetivo de aprendizagem e nortear o trabalho do professor.
2- ( ) A avaliação mais difícil é aquela que atribui uma nota ao aluno, ao final de um período de tempo. Essa deve dar um veredicto sobre o aluno.
3- ( ) As questões de uma avaliação devem estar claras e organizadas sem intenção de confundir os alunos. Se usar perguntas sujeitas a opinião, deverá ser aceita qualquer resposta.
Considerando essas afirmações podemos afirmar que a sequência ficaria verdadeira ou falsa, na seguinte ordem:
A) V-V- F.
B) V- F- V.
C) F-F- F.
D) V- V- V.
E) F-F-V.
Questão 6
É uma corrente pedagógica modeladora do comportamento humano, subsidiada por métodos e técnicas específicas em sala de aula. Os conteúdos são formatados numa sequência lógica de ensinamento. O aluno é considerado responsivo perante a formação do programa educacional. (Disponível em: http://wwwtendenciaspedagogicas.blogspot.com/2011/06/as-tendencias-pedagogicas-liberais.html). Essa forma de pensar a educação refere-se à:
A) Tendência Libertária.
B) Tendência Progressista.
C) Tendência Liberal Tecnicista.
D) Tendência Libertadora.
E) Tendência Progressista-libertadora.
Questão 7
Aprendi, praticando e estudando a teoria de especialistas como Zabala e Libâneo, que o planejamento das aulas é fundamental no processo de aprendizagem dos alunos. Além de orientar e organizar o trabalho em sala de aula é também um momento de aprendizagem do professor, pois leva à pesquisa, ao estudo e à reflexão. Sem planejar, não sabemos onde queremos chegar e nem os melhores caminhos a percorrer. (Disponível em: https://novaescola.org.br/conteudo/6746/blog-alfabetizacao-como-fazer-plano-de-aula).
Ao pensarmos em um plano de aula é importante que tenhamos definido em primeiro lugar:
A) O conteúdo que será trabalhado.
B) As técnicas que pretendemos usar para inovar a aula.
C) O objetivo da aula.
D) A avaliação que será realizada pelos alunos.
E) A tendência pedagógica que vou seguir.
Questão 8
Paulo Freire (1921-1997) foi o mais célebre educador brasileiro, com atuação e reconhecimento internacionais. Conhecido principalmente pelo método de alfabetização de adultos que leva seu nome, ele desenvolveu um pensamento pedagógico assumidamente político. Para Freire, o objetivo maior da educação é conscientizar o aluno. Isso significa, em relação às parcelas desfavorecidas da sociedade, levá-las a entender sua situação de oprimidas e agir em favor da própria libertação. O principal livro de Freire se intitula justamente Pedagogia do Oprimido e os conceitos nele contidos baseiam boa parte do conjunto de sua obra. (Disponível em: https://novaescola.org.br/conteudo/460/mentor-educacao-consciencia).
Considerando o texto acima podemos afirmar que a tendência pedagógica de Paulo Freire é:
A) Tecnicista.
B) Libertária.
C) Libertadora.
D) Progressista.
E) Tradicional.
Questão 9
Considerando a didática como estudos, técnicas, percepções que contribuem para o ensino de forma mais eficaz, ressalta-se a importância de sua aplicação, ou seja, discutir a prática em sala de aula. Entendemos como tendência pedagógica as diversas teorias filosóficas que pretenderam dar conta da compreensão e da orientação da prática educacional em diversos momentos e circunstâncias da história humana. Considerando a Tendência progressista crítico-social é errado afirmar:
I- Está interessada na racionalização do ensino, no uso de meios e técnicas mais eficazes, prevalecendo o uso de manuais de caráter instrumental.
II- Também está preocupada com a função transformadora da educação em relação à sociedade, sem com isso, negligenciar o processo de construção do conhecimento fundamentado nos conteúdos acumulados pela humanidade.
III- Pode-se perceber, na fundamentação desta tendência, uma preocupação com a transformação social, contudo, para tal, parte-se da compreensão da realidade, a partir da análise do mundo do trabalho, das vivências sociais, buscando entendê-lo não como algo natural, mas sim construído culturalmente - torna-se importante no processo de transformação social a mediação cultural.
Assinale a alternativa que não corresponde a essa tendência:
A) II e III, apenas.
B) II, apenas.
C) I e II, apenas.
D) I, apenas.
E) I, II e III.
Questão 10
De acordo com Garcia (1999, p. 41): “O prazer de aprender desaparece quando a aprendizagem é reduzida a provas e notas; os alunos passam a estudar para se dar bem na prova e para isso têm de memorizar as respostas consideradas certas pelo professor ou professora. Desaparecem o debate, a polêmica, as diferentes leituras do mesmo texto, o exercício da dúvida e do pensamento divergente, a pluralidade. A sala de aula se torna um pobre espaço de repetição, sem possibilidade de criação e circulaçãode novas ideias.” A citação de Garcia remete ao que foi entendido por um teórico, que analisou o comportamento de ratos, analisando o binômio recompensa-punição, qual seria esse teórico?
A) Comenius.
B) Emilia Ferreiro.
C) Piaget.
D) Wallon.
E) Skinner.

Continue navegando