Buscar

DEFICIÊNCIA VISUAL

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

DEFICIÊNCIA VISUAL, AUDITIVA E SURDOCEGUEIRA
Os brinquedos/equipamentos adaptados para as crianças pequenas com deficiência visual, cegueira ou baixa visão, refletiu-se muito sobre a sua relevância em produzi-los ou adaptar os existentes, pelos pais e/ou responsáveis e cuidadores, profissionais interessados na estimulação do desenvolvimento dessas crianças.
Quais os motivos que levam o pais e reponsáveis a desenvolverem os materias adaptados para crianças com cegueira ou baixa visão?
a )
Devemos atentar para que o mesmo brinquedo com os objetos de uma criança vidente venha a ser o brinquedo de uma criança cega como: amarelinha, pular elástico, cabo de guerra, passa anel, cabra-cega.
b )
São materiais recicláveis encontrados no lar, podem ser utilizados na confecção dos brinquedos com suas adaptações, sendo assim econômicos e, portanto, extensíveis à população carente.
c )
Para que as pessoas envolvidas neste processo utilizem sua criatividade e elaborem materiais ricos considerando a demanda da criança.
d )
É muito complexo criar brinquedos para cada necessidade concreta, mas deve-se facilitar, em todos os sentidos, a plena incorporação e desenvolvimento da criança, seja qual for a sua condição dela.
e )
Em especial para o bom desenvolvimento na área neuromotora, que, em geral, mostra-se mais prejudicada pela deficiência visual.
O cérebro humano é um órgão relevante, complexo, extenso, centralizador das funções motora e sensorial, e desempenha um papel preponderante em todas as funções do corpo. Este elemento representa apenas 2% da massa do corpo, mas, apesar disso, recebe aproximadamente 25% de todo o sangue que é bombeado pelo coração. O cérebro humano tem a seguinte estrutura e funcionamento: divide-se em dois hemisférios, o hemisfério esquerdo e o hemisfério direito, e eles são separados pela fissura longitudinal.
Quais as características de uma pessoa que tem a dominância cerebral do hemisfério direito?
a )
Tem características espaciais, holísticas, artísticas e simbólicas.
b )
A pessoa com essa dominância é sistemática, lógica e objetiva.
c )
É analítico e depende da linguagem, a pessoa irá preferir falar e escrever e controla bem os seus sentimentos.
d )
Tem características matemático, linear, sequenciar e intelectual.
e )
É responsável pelo pensamento lógico e pela competência comunicativa.

Outros materiais