Buscar

Banner - PRÁTICAS PEDAGÓGICAS EDUCAÇÃO E SOCIEDADE

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

TÍTULO:
NOME DO ALUNO: Daniela Valeria do Nascimento Antoniassi
TEMAS TRANSVERSAIS:SEMÁFORO DO TOQUE
 NOME DA ALUNA: Daniela 
RESUMO
A dinâmica foi realizada para 22 crianças de 8 e 9 anos no 4° ano do ensino fundamental do Colégio Caminho do Saber. Foi desenvolvida a disciplina, melhora no autocontrole, paciências,leitura, trabalho em equipe, pois foi trabalhado dentro da sala de aula.
INTRODUÇÃO
Crianças têm muita energia e se distraem com facilidade. Manter a atenção da delas pode ser muito desafiador, mas essa dinâmica é uma carta na manga. O método tem justamente o objetivo de ajudar as crianças a melhorarem não só a concentração, como também a paciência e a empatia com o próximo.
Foto 
Registrada
 durante a 
explicação 
da atividade.
CARACTERIZAÇÃO DO ESPAÇO
A realização do exercício foi em uma sala de aula no Colégio Caminho do Saber. Foi considerado a estar em silêncio, tal como as montanhas, floresta ou a flor.
METODOLOGIA
A atividade realizada na escola foi com o uso de bonecos, indicando no corpo da própria criança as partes classificadas com sinal verde, amarelo e vermelho, destacando, ainda, os toques "bons" e "ruins" e de que forma as crianças podem solicitar ajuda em caso de necessidade.
Foto
 registrada 
durante a 
realização 
da atividade.
RESULTADOS
Dentre os benefícios que a aula promete, estão o desenvolvimento da disciplina, melhora no autocontrole, paciência, leitura, relaxamento, trabalho em equipe quando as crianças pensam em grupo. Ou seja, uma excelente opção para se divertir e aprender. Deverá ser avaliado o conhecimento das crianças em saber as partes de seu corpo e qual a importância de cuidar dele, saber dizer para as pessoas quais partes do seu corpo que não podem ser tocadas por outras pessoas.
CONSIDERAÇÕES FINAIS
Avaliação será através da observação da criança no desempenho de atividade, leitura, raciocínio, empatia com os colegas e com a professora.
REFERÊNCIAS
https://educ.see.ac.gov.br/roteiro-de-estudo/semaforo-do-toque-prevencao-do-abuso-infantil-56435
https://cucasuperlegal.com/educacao-infantil-tematica-da-aula-semaforo-do-toque-objetos-de-conhecimento-atraves-do-semaforo-do-toque-orientar-as-criancas-sobre-suas-partes-do-corpo-onde-alguem-pode-ou-nao-tocar/
AGRADECIMENTOS
Agradeço a Gabriela Nogueira, diretora do Colégio Caminho do Saber por todo carinho e atenção ao me receber. Todos os funcionários que confiaram no meu trabalho e todas as crianças presente nesse dia tão especial.
COMPETÊNCIAS E HABILIDADES – BNCC
EF01CI02: Localizar, nomear e representar graficamente (por meio de desenhos) partes do corpo humano e explicar suas funções.
1

Outros materiais