Buscar

Atividade Discursiva - Fundamentos Metodológicos e Práticas de Alfabetização

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

CENTRO UNIVERSITÁRIO INTA-UNINTA
CURSO DE GRADUAÇÃO EM PEDAGOGIA
DISCIPLINA: FUNDAMENTOS METODOLÓGICOS E PRÁTICAS DE ALFABETIZAÇÃO
ESTER FERREIRA SILVA
ATIVIDADE DISCURSIVA
VÁRZEA ALEGRE-CE
2023
Tendo como base está concepção, construa um texto falando das diferentes atuações de sujeitos analfabetos ou alfabetizado/letrados e sua importância na sociedade no âmbito pessoal, social e político.
Na sociedade atual, a alfabetização é muito importante na vida do ser humano. Só que ainda existe pessoas que não tem acesso a escola devido ao trabalho, falta de oportunidade de estudar e dificuldades no acesso a escola. Principalmente para os alunos que moram na zona rural, onde as vezes o transporte escolar e de difícil acesso aos estudantes.
Nesse cenário a alfabetização é a base para uma educação construtiva, o qual ajuda as pessoas a desenvolverem a leitura, a escrita, a comunicação, as ideias e os pensamentos, o letramento utiliza a escrita para resolver problemas do dia a dia, facilitando assim a práticas sociais podendo produzir gêneros textuais.
A prática da leitura e escrita consiste no processo de aprendizagem que resulta na aquisição das habilidades, de compreender e escrever textos. Com este processo os alunos adquirem ferramentas imprescindível para interpretar, criticar, ressignificar e produzir conhecimento.
O estudo é muito importante na vida das pessoas, todos os seres humanos têm direito a estudar de forma gratuita e de qualidade. Nessa sociedade contemporânea existe pessoas que não foram a escola mais conseguiram se destacar no mercado de trabalho. Mais a escola abre porta para o mundo do trabalho, é essencial na vida de todas as pessoas. Todos devem ter acesso a ela, para aprender a ler e a escrever.
REFERÊNCIAS
A importância da alfabetização no desenvolvimento social e econômico mundial. Disponível em<https://blog.ead.unipar.br/2021/09/a-importancia-da-alfabetizacao-no-desenvolvimento-social-e-economico-mundial/.

Outros materiais