Buscar

PROVA anos iniciais do ef

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Quais os benefícios que os jogos didáticos trazem para o ensino da matemática? Assinale a alternativa correta:
Certo: Os jogos auxiliam o aluno a desenvolver estratégias e tomar decisões.
A Matemática, na maioria das vezes, é vista como uma disciplina pronta e acabada, sem espaço para a criatividade. Isso acaba gerando uma grande aversão nos alunos, fazendo com que acreditem que é algo difícil, distante da realidade e, muitas vezes, sem utilidades, onde quem aprende ou a compreende é considerado muito inteligente.
ARAUJO, D. L. Gemma; ET AL. OFICINA BRINCAR E EDUCAR: JOGOS MATEMÁTICOS. Viçosa, Mg, 2009. http://www.uesb.br/mat/semat/seemat_arquivos/docs/o5.pdf.
Portanto, o objetivo de aplicar jogos nas aulas de matemática, é:
Certo: Incentivar os alunos com uma nova estratégia de ensino, para através dos jogos aplicar o conteúdo do aprendizado.
Ao longo do primeiro capítulo, você se deparou com diversas situações em que a matemática é utilizada em nosso dia a dia, mesmo que não reconheçamos. Além dos exemplos que foram citados durante a aula, apresente três situações diferentes em que utilizamos a matemática em nosso dia a dia e argumente sobre a importância de compreendermos um pouco mais da área da Matemática para formar professores.
Texto de resposta
Na natureza existem diversas formas geométricas que deparamos no nosso dia-a-dia, como por exemplo:  
Colmeias de abelhas: As colmeias são compostas por células hexagonais, que são uma forma eficiente de armazenar mel e criar espaço para as abelhas. Isso pode ser usado para ensinar sobre a regularidade dos polígonos e a capacidade de preencher o espaço de forma eficiente. 
Pétalas de flores: Algumas flores possuem um número específico de pétalas, como lírios com seis pétalas ou margaridas com 34 pétalas. Isso pode ser usado para ensinar sobre números primos e padrões numéricos. 
Formações de cristais: Alguns minerais formam cristais com formas geométricas bem definidas, como cubos, pirâmides e prismas. Isso pode ser usado para ensinar sobre sólidos geométricos e simetria.
É importante sabermos mais sobre a área da matemática para num futuro próximo podermos usar isso com nossos alunos, exemplo um parquinho de uma creche ou escola, lá existem muitas formas geométricas que poderemos ensinar brincando com eles.
De acordo com o RCNEI (BRASIL, 1998), o que se deve esperar pedagogicamente das crianças na faixa de 6 anos?
Texto de resposta
São situações em que as crianças estabelecem uma relação entre o que é falado e o que está escrito (embora ainda não saibam ler convencionalmente). Nessas atividades de “leitura”, as crianças devem saber o texto de cor e tentar localizar onde estão escritas determinadas palavras. Para isso, as crianças precisam buscar todos os indicadores disponíveis no texto escrito. Não é qualquer texto que garante que o esforço de atribuir significado às partes escritas coloque problemas que ajudem a criança a refletir e a aprender. Nesse caso, os textos mais adequados são as quadrinhas, parlendas e canções porque focalizam a sonoridade da linguagem (ritmos, rimas, repetições etc.), permitindo localizar o que o texto diz em cada linha; • situações em que as crianças precisam descobrir o sentido do texto apoiando-se nos mais diversos elementos, como nas figuras que o acompanham, na diagramação, em seus conhecimentos prévios sobre o assunto, no conhecimento que têm sobre algumas características próprias do gênero etc.
[...] o principal responsável pelo uso da calculadora em sala de aula é o(a) professor(a), cabendo a este profissional a decisão final de elaboração de atividades para que os alunos, desde cedo, possam interagir usando a calculadora.
KISTEMANN, Jr. A. Marco. Bolema- Boletim de Educação Matemática. vol.28 no.50 Rio Claro Dec. 2014.
De acordo com o conteúdo da aula, sobre o bom uso da calculadora em sala de aula, podemos afirmar que:
Errado: O uso da calculadora em sala de aula é totalmente prejudicial ao raciocínio dos alunos.
Justificativa: A calculadora pode ser favorável ao desenvolvimento matemático da criança, basta saber utilizá-la da maneira mais pedagógica possível.
Os PCN’s contêm alguns princípios sobre o uso da calculadora em sala de aula. Assinale a alternativa correta que aponta como a calculadora pode fazer parte do ensino na sala de aula, segundo o PCN’s:
Errado: Os alunos devem utilizar a calculadora somente para conferir resultados.
Justificativa: Recursos didáticos como jogos, livros, vídeos, calculadoras, computadores e outros materiais têm um papel importante no processo de ensino e aprendizagem. Contudo, eles precisam estar integrados a situações que levem ao exercício da análise e da reflexão, em última instância, a base da atividade matemática.
As relações/questões topológicas são as que estabelecem uma ordem espacial. O caráter topológico consiste na organização das ideias geométricas. Assinale a alternativa que mostra como se inicia esse processo de reconhecimento pela criança:
Certo: Ela começa a reconhecer os objetos familiares, em seguida as relações de vizinhança, separação, ordem, entre outros.
De que forma os jogos podem contribuir no aprendizado da criança?
Certo: Desenvolvimento cognitivo, afetivo, emocional, social e motor.
Existem cientistas e estudiosos. Hans Freudenthal era um estudioso. Existem aqueles cujas atividades estão confinados dentro dos limites de sua disciplina e há aqueles cujas atividades vão muito além desses limites. Hans Freudenthal pertencia à última categoria.
FREUDENTHAL, H. Why to Teach Mathematics so as to Be Useful. Educational Studies in Mathematics. v. 1, n. 1-2, p. 3-8, 1968.
Assinale a alternativa correta sobre quem foi Hans Freudenthal, para o ensino da matemática:
Certo: Foi quem deu início à Educação Matemática Realística.
“Escola Nova” foi um movimento disseminado em inúmeros países e que semeava uma escola mais democrática com melhor qualidade. Assinale a alternativa correta que defina “Escola Nova no Brasil”:
Certo: Foi um movimento que promoveu modernizações da conduta educativa e melhorias nos saberes escolares.
Assinale a alternativa correta sobre os benefícios dos jogos no ensino da matemática:
Certo: Os jogos desenvolvem o raciocínio, propicia mais interesse no conteúdo e cria maior vínculo entre professor e aluno.
Conta-se que em tempos muito remotos um jovem discípulo perguntou ao seu mestre qual o lucro que teria com o estudo da geometria. Seu mestre, o grande matemático grego Euclides, chamou um escravo e pediu que este entregasse algumas moedas ao jovem que a partir daquele momento deixou de ser aluno de Euclides.
BRAS, M. Fernanda. História da Geometria Hiperbólica. UFMG. Belo Horizonte. 2009. p. 10- 34.
Assinale a alternativa correta, quanto a fase da criança chamada de egocêntrica:
Certo: Para se orientar, a criança é incapaz de considerar qualquer outro elemento, que não o seu próprio corpo, como ponto de referência.

Continue navegando