Buscar

MÉTODOS PREVISTOS PELA NBR 14653


Prévia do material em texto

CONTEÚDO
Anterior
Métodos Avaliatórios
UT5 UE1 - VISTORIA DOS IMÓVEIS
Avaliação - UT05 UE01 (VIDEOAULA)
Próximo
1. APRESENTAÇÃO:
Olá Wilson,
Hoje falaremos sobre a Avaliação de Imóveis e de como deve ser feita. Esse é um momento crucial para venda, locação ou compra de um imóvel. Entenda por quê!
 
2. CONTEÚDO:
 
VISTORIA DOS IMÓVEIS
A vistoria compreende um passo importantíssimo na posse ou entrega do imóvel, seja referente a um contrato de locação, de compra e venda, ou ainda, em nosso caso, no processo de Avaliação de Imóveis.
Na vistoria, o corretor de imóveis deve observar todas as características do imóvel, assim como as de seu entorno, fazendo delas registros fotográficos.
Confira os pontos importantes a serem observados na vistoria de um imóvel:
VISTORIA DE IMÓVEIS URBANOS
No caso de Imóveis Urbanos, para os que possuem edificações, é preciso verificar: o uso, se residencial ou comercial; o padrão de construção; os tipos de materiais empregados; a idade aparente e o estado de conservação. Além, claro, das condições do logradouro onde se situa o imóvel objeto, os serviços públicos de que são dotados, suas dimensões reais e as constantes da matrícula no Registro Imobiliário, ou seja, se as edificações estão averbadas na matrícula, pois sua ausência pode representar redução de valor de mercado.
VISTORIA DE IMÓVEIS RURAIS
Para os Imóveis Rurais é imprescindível a pesquisa para conferir se o imóvel descrito na matrícula é o mesmo que está sendo vistoriado. Parece desnecessário mencionar este pormenor, mas é muito comum o interessado fornecer uma matrícula e apresentar para vistoria imóvel diverso.
De fundamental importância, também, é a verificação da reserva ambiental legal, se está averbada na matrícula, qual o percentual da área deve ser reserva, etc.
Também é fator determinante no valor de mercado de uma propriedade rural a verificação da existência de passivos ambientais, lembrando que a imprescritibilidade dos crimes ambientais poderá acarretar a penalização futura do proprietário pelo dano ambiental causado por proprietário anterior.
O uso dado ao Imóvel Rural e aos de seu entorno é de suma importância para a determinação do valor de mercado, assim como a infraestrutura existente no próprio imóvel e na região. As benfeitorias existentes devem ser verificadas, para a busca de imóveis, comparando com benfeitorias semelhantes em qualidade e quantidade.
Não deve o corretor de imóveis manifestar-se com respeito à qualidade do solo, produtividade e outros assuntos técnicos fora de suas atribuições. Deve restringir-se a comparar imóveis semelhantes, verificando o valor de mercado pelos praticados na região.
É muito comum, para Imóveis Rurais, os preços unitários de mercado não serem expressos em unidades monetárias, mas em quantidades de produtos agropecuários, como arrobas de boi e sacas de soja.
No quadro abaixo, é possível verificar as principais características a serem observadas na avaliação do Imóvel Urbano e do Imóvel Rural: