Buscar

Atividade de Pesquisa 01 - Sistemas de Manutenção (2)

Prévia do material em texto

Nome: 
QUESTÕES
· Pesquise em livros e arquivos algumas técnicas, ferramentas e metodologias utilizadas na organização, planejamento e controle da manutenção.
R: Ciclo PDCA: Esta é uma técnica desenvolvida para melhorar a antecipação e o gerenciamento de projetos. A abreviatura de PDCA corresponde a: planejar o que você vai fazer (Planear); fazer o que você planeja fazer (Do); verificar se o trabalho executado está de acordo com o plano original (inspeção); reagir com base na avaliação do trabalho realizado (Act)
___________________________________________________________________
· As responsabilidades da manutenção podem ser divididas em quatro grandes grupos. Cite e comente cada um dos grandes grupos.
R: Controlar custos: Em geral, o setor de manutenção é visto como um centro de custos. Cabe, portanto, ao gerente, juntamente com os outros responsáveis, realizar um orçamento enxuto e eficiente.
Gerenciar contratos com terceiros: Dentro do setor de manutenção existem diversos contratos com fornecedores e prestadores de serviço. O gestor precisa ter esse gerenciamento à vista, tendo o controle de informações como orçamento, prazos, entregas e muito mais.
Organizar cronogramas: O gestor precisa ter em vista os planos de manutenção e reparo de equipamentos e instalações, monitorar a execução, a eficiência e a pontualidade com que os técnicos realizam as tarefas.
Garantir a conformidade: A manutenção também é responsável por garantir que todos os equipamentos e processos estejam em conformidade com as normas e regulamentos locais, nacionais e internacionais. Isso pode incluir tudo, desde normas de segurança até regulamentos ambientais. A falha em manter a conformidade pode resultar em multas pesadas e outros problemas legais para a empresa.
___________________________________________________________________
· O que é o benchmarking? Exemplifique.
R:O benchmarking é uma técnica muito utilizada p ara compreensão das práticas de manutenção em países de primeiro mundo, o qu e auxilia no alcance na manutenção class e mundial. É uma excelente tecnologia de gestão organizacional e oferece, aos que acreditar em corretam ente em seu p otencial, alte rnativas qu e aperfeiçoam processos organizacionais, produtos e serviços. 
____________________________________________________________________
· Cite os tipos de manutenção existentes e apresente as vantagens e desvantagens de cada tipo de manutenção.
R: Manutenção Corretiva: Este é um dos tipos de manutenção mais antigos e espontâneos existentes, caracterizado por realizar o reparo apenas após avaria identificada. As desvantagens incluem custos mais altos, tempo de reparo mais longo e menor utilização do maquinário. No entanto, a vantagem é que ele pode ser útil quando os problemas são imprevisíveis ou inevitáveis.
Manutenção Preventiva: A manutenção preventiva busca a prevenção de quebra ou avaria antes de seu aparecimento. As vantagens incluem maior durabilidade dos equipamentos, menores intervenções no funcionamento, maior confiabilidade e segurança do sistema, menor custo e maior produtividade. No entanto, a desvantagem é que pode levar a manutenções desnecessárias se não for bem planejada.
Manutenção Preditiva: A manutenção preditiva é caracterizada por oferecer a maior confiabilidade possível no maquinário e menor número de paradas na produção. 
A vantagem é que ela permite que as empresas identifiquem e resolvam problemas antes que eles causem falhas, o que pode economizar tempo e dinheiro. No entanto, a desvantagem é que requer tecnologia avançada e especialistas treinados para implementar e gerenciar
____________________________________________________________________
· Os custos de manutenção podem ser divididos em três categorias. Cite e comente cada uma das categorias.
 R:Custos Diretos: Estes são os custos associados diretamente à execução da manutenção, como peças de reposição, mão de obra e outros serviços.
Custos Indiretos: Estes são os custos que não estão diretamente relacionados à execução da manutenção, mas que são consequência dela. Podem incluir coisas como a depreciação de equipamentos ou a perda de produção devido ao tempo de inatividade durante a manutenção.
Custos de Perdas de Produção: Estes são os custos associados à perda de produção que ocorre quando um equipamento está sendo mantido e, portanto, não está produzindo
____________________________________________________________________
· Na manutenção preditiva, equipamentos distintos têm parâmetros de monitoramento diferentes. Cite alguns exemplos de parâmetros existentes.
R: Análise de vibrações: Este parâmetro é usado para detectar desequilíbrios, desalinhamentos, folgas excessivas e outros problemas em máquinas rotativas.
Monitoramento da temperatura: A temperatura pode ser um indicador importante do desempenho do equipamento. Um aumento na temperatura pode indicar um problema potencial.
Análise das condições dos lubrificantes: A análise do óleo pode ajudar a identificar problemas como contaminação, desgaste e degradação do óleo.
Monitoramento de ruídos: Ruídos anormais podem ser um sinal de problemas mecânicos.
____________________________________________________________________
· O que a FMEA?
R:FMEA é a sigla para Failure Mode and Effects Analysis, que pode ser traduzida como Análise de Modos de Falha e seus Efeitos. É uma metodologia proativa utilizada para identificar e avaliar os riscos associados aos diferentes modos de falha em um processo, produto ou sistema.
____________________________________________________________________
· O que é o Ciclo de vida de um sistema? Quais as sua fases?
R:O ciclo de vida é o per íodo compreendido pela pesquis a e p elo desenvolvimento até o fim da vida útil do sistema. Nesse período, o sistema passa pelas fases de projeto, d etalhamento e des envol vimento, produção, operação e fim da vida útil.
____________________________________________________________________
· O que significa o custeio ABC?
R:O custeio ABC (Custeio Basead o em Atividades) é um método que permite alocar, com maior exatidão, as despesas e os custos indiretos a produtos e serviços.
____________________________________________________________________
· Comente sobre as etapas que norteiam a manutenção dos equipamentos de medição.
R:

Continue navegando