Buscar

Compreender o que significa ser mediador da aprendizagem e do desenvolvimento torna

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

“Compreender o que significa ser mediador da aprendizagem e do desenvolvimento torna-se, aqui, fundamental. Etimologicamente, a palavra mediação deriva do latim mediatio, que significa intercessão, interposição ou intervenção. Nesse sentido, mediar é posicionar-se entre; é atuar deliberadamente para interferir em um processo ou situação” (BISSOLI, 2014, p. 595). BISSOLI, M. F. Desenvolvimento da personalidade da criança: o papel da educação infantil. In: Psicologia em Estudo, Maringá, v. 19, n. 4, p. 587-597, out./dez, 2014.
 
Quais as alternativas dialogam com o significado apresentado?
 
Classifique V para as sentenças verdadeiras e F, para as falsas.
 
I - Mediar significa, então, promover o distanciamento do encontro da criança com o uso social para o qual um objeto existe. Assim, cada criança precisa reinventar o conhecimento. O processo por intermédio do qual ela aprende é um processo de apropriação/objetivação do que ainda não existe.
 
II - A noção de que cada objeto utilizado no processo de mediação porta, além das propriedades físicas, conhecimentos acumulados sobre o seu uso, formulados historicamente pela humanidade, temos, como exemplo, os livros são acompanhados por procedimentos de manipulação e de leitura culturalmente elaborados; os jogos possuem regras convencionadas, assim como a música, a pintura, a escultura, o desenho, as ciências entre outros.
 
III - Disponibilizar os objetos para que a criança descubra sozinha e construa o conhecimento – sejam esses objetos materiais, como livros, blocos para construção, papéis para as dobraduras, tesoura, cola, quebra cabeças, tintas e lápis ou objetos não materiais, como números, leitura, escrita, música e diversificadas formas de expressão humana.
 
IV - A interpretação do termo mediar, quando se trata do trabalho educativo do(a) professor(a) refere-se ao fato de que ele assume a tarefa de promover o encontro entre dois elementos do processo de ensino aprendizagem: a criança que aprende e o objeto cultural que é por ela apreendido.
 
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA Letra (B) FVVV

Outros materiais