Buscar

RESUMO RMN

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

SEMINÁRIO SOBRE ESPECTROSCOPIA DE RESSONÂNCIA MAGNÉTICA NUCLEAR
· 
· A Espectroscopia de Ressonância Magnética Nuclear (RMN) é uma das ferramentas mais importantes de que os pesquisadores dispõem para a elucidação da estrutura das espécies químicas. A técnica também é usada para determinação quantitativa de espécies absorventes.
· A técnica está baseada na medida de absorção de radiação eletromagnética na região de radiofrequência aproximadamente entre 4 e 900MHz.
· Ao contrário da absorção no ultravioleta, no visível e no infravermelho, em vez dos elétrons externos, os núcleos dos átomos estão envolvidos no processo de absorção. 
· Para que o núcleo adquira o estado de energia requerido para ocorrer a absorção, é necessário colocar a amostra em um campo magnético intenso. 
· A base teórica da espectroscopia RMN foi proposta por W. Pauli em 1924. Ele sugeriu que certos núcleos atômicos deveriam possuir propriedades de spin e momento magnético e, como consequência, poderiam ser levados a um desdobramento de seus níveis de energia quando expostos a um campo magnético intenso. Na década seguinte, esses postulados foram verificados na prática. No entanto, somente em 1946, Felix Block e Eduard Purcell, trabalhando independentemente, demonstraram que os núcleos absorvem radiação eletromagnética em um campo magnético intenso devido ao desdobramento dos níveis de energia induzido por este campo. Por seus trabalhos, os dois dividiram o Prêmio Nobel de Física de 1952.
· O primeiro espectrômetro de RMN de alta resolução foi projetado pela Varian Associates em 1953.
· Dois tipos de espectrômetros estão atualmente em uso, o de onda contínua (CW, do inglês continuous wave) e o pulsado, ou espectrômetros com transformada de Fourier (RMN-FT). Inicialmente, só existiam os equipamentos CW. A partir de 1970, os espectrômetros de RMN-FT tornaram-se disponíveis comercialmente e, atualmente, dominam o mercado.
COMO É GERADO O ESPECTRO?
· O composto de referência normalmente utilizado é o tetrametilsilano (TMS). À amostra cujo espectro esteja sendo levantado, adiciona-se pequena quantidade de TMS e toma-se o sinal dos 12 prótons equivalentes do TMS como o ponto zero da escala;
· O instrumento de onda contínua consta das seguintes unidades: (1) Um magneto, que gera o campo magnético responsável por modificar o estado spin do núcleo; (2) ao menos dois canais de radiofreqüência, um para a estabilização do campo/freqüência e um para proporcionar a irradiação de energia RF; (3) uma sonda para inserção da amostra; (4) um detector para processar os sinais magnéticos; (5) um gravador para mostrar o espectro.
· O instrumento Transformada de Fourier possui um detector de sinal de decaimento livre (FID), constituído por uma espiral receptora de rádio perpendicular ao campo magnético estático.

Continue navegando