Buscar

RESUMO CROMATOGRAFIA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

SEMINÁRIO SOBRE CROMATOGRAFIA LÍQUIDA E GASOSA
· Entre os métodos modernos de análise, a cromatografia ocupa um lugar de destaque devido à facilidade com que efetua a separação, identificação e quantificação das espécies químicas, por si mesma ou em conjunto com outras técnicas instrumentais de análise, como a espectrofotometria ou a espectrometria de massa.
Segundo a IUPAC:
“cromatografia é uma técnica utilizada na separação dos componentes de uma amostra, os quais se distribuem em duas fases, uma estacionária e a outra móvel. A fase estacionária pode ser um sólido, um líquido retido sobre um sólido, ou um gel. A fase móvel pode ser líquida ou gasosa.”
· A cromatografia é um método físico-químico de separação dos componentes de uma mistura, realizada através da distribuição desses componentes em duas fases, que estão em contato íntimo. Uma das fases permanece estacionária (fase estacionária), enquanto a outra se move através dela (fase móvel). Durante a passagem da fase móvel sobre a fase estacionária, os componentes da mistura são distribuídos pelas duas fases de tal forma que cada um deles é seletivamente retido pela fase estacionária, o que resulta em migrações diferenciais desses componentes.
Classificações
São vários os critérios para classificação das diferentes modalidades de cromatografia, dentre eles podemos citar:
· Classificação por meio da forma física do sistema de cromatografia: a fase estacionária pode ser colocada em um tubo cilíndrico (coluna) ou disposta em uma superfície planar (planar).
· Classificação de acordo com o estado físico da fase móvel: 
· Cromatografia gasosa, onde a fase móvel é um gás inerte; 
· Cromatografia líquida, na qual a fase móvel é um líquido que pode interagir com os solutos, participando da separação; 
· Cromatografia supercrítica, na qual se usa como fase móvel um vapor pressurizado, em temperatura e pressão acima do seu ponto crítico.
· Classificação de acordo com o estado físico da fase estacionária:
· Líquido;
· Sólido; 
Diferenças entre a Cromatografia Líquida e a Gasosa:
Cromatografia líquida em coluna:
· Cromatografia líquida clássica: feita em colunas de vidro, sob pressão atmosférica, com fluxo da fase móvel devido à força da gravidade;
· Cromatografia líquida de alta eficiência: utiliza colunas metálicas e pressões de fase móvel elevadas, obtidas com auxílio de bombas de alta pressão, que empurram a fase móvel com vazão mais rápida.
Cromatografia gás-líquido (CG ou CGL).
· A fase estacionária é um líquido pouco volátil, espalhado ou imobilizado em suporte sólido, ou às paredes das colunas capilares. 
· A separação se baseia em mecanismos de partição das substâncias entre a fase líquida e a fase gasosa.
 Cromatografia gás-sólido (CGS)
· A fase estacionária é um sólido de grande área superficial e a retenção das substâncias ocorre devido a adsorção física;
· Usada principalmente na análise de gases permanentes e compostos apolares, de massa molar baixa.

Continue navegando