Buscar

Probabilidade e Estatística resumo

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Entender e estudar quais são as verdadeiras chances de um determinado evento acontecer entre as tantas possibilidades é um dos objetivos de quem atua no ramo da Probabilidade e Estatística. Isto é, essa área junta os números às possibilidades de um determinado resultado ocorrer.
Para chegar na resposta, são utilizadas determinadas ferramentas, são aplicados estudos e muitos cálculos são feitos. Entre os conceitos que compõem essa matéria, há alguns que se destacam: o experimento aleatório, espaço amostral, ponto amostral e evento (um subconjunto do espaço amostral).
Independentemente de qual método for utilizado no contexto, o valor final da probabilidade deverá ser uma porcentagem que vai de 0% a 100% ou um número que esteja entre 0 e 1.
A estatística é um ramo da ciência que está mais relacionada com a coleta, organização, análise e apresentação de dados que são, de certa forma, concretos. É um jeito de reunir informações numéricas de uma maneira que fique mais visível para que todos consigam compreender o contexto.
Em resumo, enquanto a Probabilidade usa a Matemática para estimar acontecimentos possíveis entre aleatoriedades, a Estatística engloba um cenário mais abrangente do uso de dados como um todo.
Qual a origem da Probabilidade e Estatística?
Buscar meios de descobrir quando uma situação específica irá acontecer, ou se não ocorrerá, faz parte da vida dos homens há séculos. A data conhecida como origem da probabilidade é por volta do século XVI.
Essa foi a época em que diversos matemáticos, Blaise Pascal, Pierre de Fermat, Jacob Bernoulli, Pierre Simon Laplace e outros, realizaram estudos com base em jogos e apostas.
A chamada teoria das probabilidades começou com as análises de hipóteses que iam sendo levantadas por esses matemáticos ao jogarem dados. Ao longo das descobertas e de conhecimentos sendo aprofundados, foi se concretizando como uma ciência.
Já a história da estatística teve início como um processo para reunir dados dos países do período, isto é, nos anos 1660. Um nome de relevância deste método é o do cientista inglês John Graunt, sendo quem publicou um dos primeiros estudos estatísticos sobre o número de mortes e de nascimentos de Londres.
Por se tratar de ciências bastante antigas, a probabilidade e a estatística estão definitivamente consolidadas na nossa sociedade, sendo estudos fundamentais para a compreensão dos mais variados assuntos e que se aperfeiçoaram ao longo do tempo, assim como com as tecnologias que foram surgindo.

Outros materiais