Buscar

RESUMO 8

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

RESUMO TENDINITE.
O que é Tendinite?
Os tendões são estruturas do sistema locomotor cuja função é dar apoio aos músculos, fazendo com que eles se prendam aos ossos, permitindo que um indivíduo se movimente e realize atividades diversas.
Quando uma pessoa é diagnosticada com tendinite, isso significa que um de seus tendões está passando por um processo inflamatório, que pode ser causado por diversos motivos.
Quais são as causas da Tendinite?
A principal causa da tendinite é a lesão por esforço repetitivo, também chamada de LER. Ela acontece quando a pessoa usa muito uma determinada parte do corpo, como os braços, que servem para escrever à mão e digitar.
Quando a pessoa realiza essas atividades em posições incorretas, não faz alongamentos para esticar os tendões e também não faz pausas, pode acabar desenvolvendo uma tendinite.
É por causa desse esforço repetitivo que, muitas vezes, a tendinite acaba sendo classificada como uma doença ocupacional, capaz de fazer com que um indivíduo tenha que ficar com o braço imobilizado ou seja afastado do trabalho até a inflamação cessar.
Se não for tratada corretamente, a tendinite pode se tornar uma doença crônica, fazendo com que a pessoa sempre sinta dor naquele local, além de ir desenvolvendo gradualmente uma atrofia muscular acompanhada de dificuldade para realizar movimentos e carregar peso naquela região específica do corpo.
Quais são os tipos de Tendinite?
Existem alguns tipos de tendinite que podem surgir em diversas partes do corpo, entre eles:
	Tendinite de Quervain – É uma inflamação que atinge alguns tendões do pulso e se estende até o polegar, sendo relacionada com posições viciosas e gravidez. Costuma afetar adultos entre 30 e 50 anos, na maioria das vezes mulheres (10 vezes mais do que os homens);
	Tendinite Patelar – É comum em praticantes de atividade física, sendo uma lesão de sobrecarga que liga a patela à tíbia, transmitindo força da musculatura da coxa para a extensão do joelho;
	Tendinite Pata de Ganso – Essa inflamação na região do joelho que é composta por três tendões que ajudam a flexionar o joelho, quando inflama, causa dor e dificuldade para movimentar a perna. É causada por excesso de peso, mas pode surgir devido a outros problemas de saúde, como diabetes, pés chatos, deformidades do joelho, traumas ou excesso de atividade física que exige esforço no joelho. 
	Tendinite Glútea – O conjunto glúteo (mínimo, médio e alto) é responsável pelo equilíbrio da bacia e coluna, e quando inflamado causa um desequilíbrio na musculatura, prejudicando o andar ou o subir e descer de escadas e rampas. Pode surgir por carregar peso excessivo, em mulheres acima de 50 anos, e também por fraqueza muscular, enfraquecimento do tendão, obesidade e esforço repetitivo na região;
	Tendinite Supraespinhal – É a inflamação do tendão do músculo supraespinhal, localizado na região do ombro. Quando ele é comprimido, causa dores. É comum em atletas de natação e vôlei, além de trabalhadores que necessitam levantar o braço, como pintores de parede;
	Tendinite de Aquiles – Envolve o tendão de aquiles, localizado entre o calcanhar e a panturrilha. É causada por artrite reumatoide ou por atletas que sofrem com a lesão, embora calçados mal ajustados possam causar o problema;
	Tendinite do Manguito Rotador – Comum em tenistas, a inflamação ocorre no tendão em torno do topo da articulação, causando dor quando o braço é movido.
Quais são os sintomas de Tendinite?
O principal sintoma de tendinite é uma dor forte na região do corpo que está sendo afetada pela inflamação. Se você sente muita dor nos braços depois de um dia inteiro de trabalhos manuais, pode estar sofrendo de tendinite nos pulsos.
Além da dor, os sintomas de tendinite incluem:
	Dor que irradia para outras partes do corpo, além da que está sendo afetada;
	Dor que piora ao movimentar o local;
	Dificuldade de movimento, inclusive com problemas ao fazer movimentos de coordenação motora fina, que requerem precisão e delicadeza;
	Espasmos musculares;
	Dificuldade para carregar peso;
	Problemas para fazer força;
	Inchaço no local onde há dor, inclusive com sensação de calor e vermelhidão na região.
No caso da tendinite supraespinhal, os sintomas envolvem:
	Dor na região do ombro;
	Dor para movimentar o braço, sobretudo em movimentos de elevação;
	Limitação de movimento;
	Dificuldades para executar atividades que eram realizadas antes, que incluem colocar o braço para trás (ao vestir uma blusa, por exemplo).
Os sintomas da tendinite glútea são:
	Falta de força ao realizar movimentos de abdução;
	Dores na região lateral do quadril;
	Sensação de pressão nos tendões, que aumenta a dor.
Já os sintomas da tendinite pato de ganso são:
	Dor na face interna do joelho;
	Dificuldade para subir ou descer escadas;
	Sensibilidade ao apalpar a região do joelho;
	Dor que piora à noite e no clima frio;
	Dor latejante no joelho ao sentar.
Os sintomas da tendinite de Quervain envolvem:
	Dor na face lateral do punho que irradia para o polegar;
	Dor ao movimentar o dedo;
	Dor ao movimentar o punho e ao dobrar o dedo;
	Enrijecimento na região;
	Inchaço;
	Dificuldade em pegar objetos;
	Dor e desconforto nas atividades diárias.
No caso da tendinite patelar, o principal sintoma é a dor na parte mais baixa do osso da patela no próprio tendão, que pode ocorrer durante ou após atividade intensa inicialmente. No entanto, a dor pode progredir com o passar do tempo e atrapalhar atividades cotidianas.
Que lugares do corpo podem ter Tendinite?
De forma geral, onde há tendões, pode haver tendinite.
A tendinite nos pulsos é a modalidade mais comum, graças ao uso contínuo de computadores e aparelhos de celular. A tendinite nos ombros também pode acontecer, geralmente como uma consequência da tendinite dos pulsos, já que o corpo compensa a dificuldade de movimento nos pulsos com um maior uso dos ombros.
Existe ainda a tendinite nas mãos, também facilitada pelo uso de computadores e pelos trabalhos manuais extensivos.
Essa condição também acontece nos membros inferiores, na forma de tendinite nos pés e de tendinite patelar, que afeta os joelhos e também pode ser chamada de “joelho do saltador”.
Tendinite tem cura? 
Sim, a tendinite tem cura, porém é necessário procurar atendimento médico para que não vire crônica e se transforme em um grande problema.
Como é o tratamento da Tendinite?
O primeiro tratamento de tendinite é feito com o uso de analgésicos e anti-inflamatórios, que auxiliam no combate da dor do paciente.
Para evitar maiores complicações, os médicos podem indicar a imobilização da área afetada pela tendinite, com o uso de tipóias, talas e até mesmo gesso, que deixam a região sem nenhum movimento para que o tendão passe por completo pelo processo de desinflamação.
Aplicações de gelo no local afetado pela tendinite também auxiliam o processo de recuperação.
Geralmente, o tratamento da tendinite segue mesmo após o alívio das dores, por meio de sessões de fisioterapia que visam fortalecer os tendões e restabelecer os movimentos da região, evitando problemas futuros.
O paciente que foi diagnosticado com tendinite deverá observar bem sua ergonomia e fazer alterações pontuais na sua rotina, como alongamentos que devem ser feitos antes do início do turno de trabalho, com o objetivo de conseguir uma maior qualidade de vida.

Outros materiais