Buscar

ATIVIDADE A1 - CADEIAS PRODUTIVAS EM MEDICINA VETERINÁRIA

Prévia do material em texto

ATIVIDADE A1 - CADEIAS PRODUTIVAS EM MEDICINA VETERINÁRIA
DISCENTE: LARISSA SANTANA MELO DO CARMO
As cadeias produtivas são sistemas complexos que envolvem diversos fatores. Por mais estruturadas que sejam, sofrem influências diversas: questões políticas, tecnológicas, cambiais, por alguns de seus produtos serem commodities e por utilizarem outras commodities para seu funcionamento. Por fim, ineficiências diversas podem comprometer a segurança alimentar (food security).Nesse contexto, diversos profissionais podem atuar para antecipar e evitar problemas, maximizar resultados e buscar a sustentabilidade. Entre esses profissionais, está o médico veterinário, uma das profissões que constam no espectro da Saúde Única. De forma sucinta e com base no exposto na unidade, defina o que é segurança alimentar, cite duas formas que ela pode ser comprometida e como o médico veterinário pode atuar para minimizar esse impacto.
A segurança alimentar pode ser definida como um conjunto de normas e técnicas que envolvem a produção, conservação e distribuição dos alimentos de forma que mantenha os produtos seguros para o consumo. 
Alguns exemplos de como a segurança alimentar pode ser comprometida é sem a conservação de alimentos em temperatura indicada e a falta de boas práticas de fabricação. Esses dois fatores podem comprometer a saúde pública e resultar em doenças. O médico veterinário pode atuar em ambas as circunstâncias, primeiro com a fiscalização de alimentos e as temperaturas adequadas por meio da vigilância sanitária, por exemplo. E em segundo lugar, manter e incentivar as boas práticas de fabricação, como higienizar o ambiente e materiais, manter unhas curtas e cabelos presos, usar uniforme adequado e limpo, bem como os EPIs necessários.
SALVADOR BA
2021

Continue navegando