Buscar

O que é a Inspeção de alimentos

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

10/02/2017 INSPEÇÃO PROF: PAULO
ALIMENTO: É importante p gente. O que é o alimento? Vc come p que? P sobreviver. Pq é gostoso.
Alimentação faz parte dos prazeres, último prazer que vc vai ter na vida, primeiro e o último.
A gente come tbm com os olhos. Então alimento hoje além de vc comer p sobreviver, produzir, ele te dá prazer, tem os aromas, sabores.
Então o alimento, o foco principal é oq? Se alimentar p ter energia p vc produzir alguma coisa e vc sobrevive e assim produz algo. P produzir, p reproduzir, vai propagar a espécie.
Hoje o homem inclui na parte de alimento os CORANTES. Há eventos que pedem 1kg de alimento, mas e o sal? O Sal é alimento? É sim. Pq alimento pode ser mineral. Pode ser pastoso, sólido, líquido. Só o gasoso que não é ainda.
O SAL é alimento, mas vc come sal? Não. Vc inclui no tempero. Não vivemos de TEMPERO, mas se inclui nos alimentos.
Pode-se vincular doenças pelo tempero. Tem tempero que vincula bactéria patogênica que pertence a alimento.
A ÁGUA entra aqui nos alimentos tbm. CACHAÇA, VINHO (Bebida alcoólica) são alimentos tbm.
LEITE tbm é alimento, mas tbm é um emulsão, coloide, uma solução. Leite tem minerais, agua, o leite tem tudo.
Alimento é química e bioquímica pura. Estudem muito essas matérias.
Vc só sabe se o alimento é falso ou não através da química. Qual é a origem da carne, se é de cavalo, de suíno? É através da análise química da gordura. A gordura é diferente entre as espécies. As carnes são bem parecidas, só se sabe a origem pela química.
A TECNOLOGIA DE ALIMENTOS é um mundinho que tem muitas coisas dentro, tem monte de ferramenta aqui dentro, tem física de alimentos, química de alimentos, microbiologia de alimentos, tem fisioquímica de alimentos. Aqui vc vai ter processamento de carne, de vegetais, óleos, gorduras, minerais, tem um monte de coisa. Aqui a gente vai ter TECNOLOGIA DE PRODUTOS DE ORIGEM ANIMAL (TPOA) que é um submundo desse mundinho aqui.
A inspeção é de tecnologia de produtos de origem animal. Então nesse mundinho de tecnologia de alimentos o nosso foco é TPOA. Primeiro de animal pq é privativo de veterinário, a inspeção e negócios.
A tecnologia não é privativo de veterinário, quem meche com a tecnologia pode ser um agrônomo, pode ser um zootecnista, nutricionista, farmacêutica e bioquímica, N profissionais podem trabalhar com a tecnologia de origem animal e vegetal.
O veterinário trabalha com o vegetal? NÃO. Os outros profissionais sim. O vet trabalha com o animal mesmo, pq ele tem algo que os outros não tem que é a PATOLOGIA.
Nós somos os únicos profissionais que podem trabalhar com a inspeção de origem animal pq nós temos como matéria a patologia.
Cuidado com o peixe cru, ele leva a dois caminhos, um p bactéria e outro p parasita.
Vc come salada fora de casa? DDD:
De cada 10 açougues que prof inspeciona, 10 ele fecha.
De cada 10 padarias, ele fecha 9,5.
Mercado todos que ele fez, foi fechado.
Rest japa ele fechou todos tbm, casa de idoso... enfim... academia, piscina e bla bla bla
Aqui em alimentos, a tecnologia nesse universo pequenininho tem o TPOA, mas tem o universo maior ainda que é a CA (CIENCIA DOS ALIMENTOS), que é muito maior e muito mais complexa.
Nesse mundinho nós vamos flar de embalagem. Oq mais se desenvolve é a embalagem p alimentos, tem coca pequena, media, p grande família, então está se buscando a embalagem ideal conforme a necessidade. A tecnologia se avança muito na embalagem.
TECNOLOGIA DE ALIMENTOS
Antes eu preciso explicar o que é tecnologia: O que vcs entendem com a palavra tecnologia? Ela está na vida de vcs? Ela está em tudo na vida de vcs. 
A tecnologia ela tem hj um significado atual que é diferente do que era no passado.
Vamos desmembrar e entender o que é a tecnologia: logia (estudo), tecno (técnica), estudo de técnicas, tecnologia de alimentos são técnicas que vão fazer oq com os alimentos? Produzir alimentos, melhorar alimento, transformar o alimento. Então é um estudo de tecnologia de alimentos. Antigamente era só isso.
Hoje, p mostrar a situação atual, século XXI, o que é tecnologia, o século IX até os meados do século XX, naquela época de 50, 60, tinha esse significado, 70 em diante começou a mudar um pouco mais, cada ano que passava, cada década, mudava conceitos agregando coisas na tecnologia até chegar no século XXI que vou mostrar p vcs oq é a tecnologia hj p vcs.
Então nós temos tecnologia em tudo.
Por exemplo o computador aqui na faculdade, eu uso tudo nesse computador? To usando tudo dele agora? Não, só estou usando em uma coisa que é projetar slide; a Universidade Anhembi Morumbi ela usa computador como um todo, completo? A universidade explora o comutador? Explora. A Universidade explora o computador pq a máquina está aqui e outra está lá, que é a característica do curso que vai explorar mais essas máquinas, então pode-se dizer que a universidade em si explora.
Vou fazer uma outra linguagem p vcs.
Vou transferir essa exploração p uma outra coisa e depois eu volto p alimentos:
Um exemplo que eu dou de tecnologia que é a caneta Bic.
Tem tecnologia nele? Tem. Tem uma baita tecnologia. É uma caneta francesa, tem um bolinha na ponta, preço baixo, usa até última gotinha, foi feita p escrever.
P explicar a tecnologia do século XXI a caneta Bic ela é feita p escrever, aproveitei até a última gotinha, ela cumpriu o papel dela como caneta com a escrita. Ai a pergunta p a tecnologia de hoje. Essa caneta serve p alguma coisa fora escrever?
-prender cabelo
-enfeite com o plástico
-zarabatana com o tubo
-cheirar com o tubo
-técnica de inseminação
-traqueostomia (furar a garganta p permitir a passagem de ar)
-limpar orelha
-arma
Seres humanos vai criando coisas p o objeto e vai agregando coisas.
Então utilizando o segmento da caneta Bic que é usar p escrever, eu posso tbm fazer N coisas. E esse é o ponto da tecnologia do século XXI.
Eu usei meu objeto p várias coisas, eu aproveitei bastante esse objeto. Na facul de vet preciso projetar slide, mas na faculdade como um todo, cada lugar usa um recurso, se explora esse equipamento como um todo.
Vamos ver na pratica oq é essa tecnologia: estou somando informações
Exemplo: BOVINO
Eu pego o bovino e ponho no frigorífico. É morto lá. Oq vc quer do bovino? O principal produto do bovino é a carne. Antigamente fazia isso, tirava a carne e o resto era resto, primeiro era carne e talvez o couro, hoje no bovino oq fazemos? Se aproveita TUDO DO BOVINO.
Vc aproveita o couro, a carne vc quer, o osso, o sangue (salsinha é tingida com a hemácia sangue do bovino), o plasma é incorporado nos alimentos, aproveita vísceras, gordura de cavidade, grava-se o som do animal, pêlo (faz pincel), casco e chifres (transforma em farinha, p ração animal e p pó de extintor de incêndio químico), ou seja está aproveitando de tudo. No frigorífico tira-se o fígado e sai junto a vesícula biliar, a bile vai p a indústria farmacêutica p usar sais biliais e o cálculo biliar vai parar no Japão p Indução de ostras q faz produzir pérolas.
Não existe azeite extra virgem. Não tem azeite p todo mundo, tem q misturar.
Não há cacau p todo mundo, então usa-se um produto gorduroso que substitui cacau.
Na tecnologia p entender esse aproveitamento, da gordura esse é o exemplo de tecnologia tbm pq não há cacau p todo mundo.
O exemplo que falei p vcs do aproveitamento, do bovino se aproveita de tudo, não joga nada fora.
Outro exemplo:
Empresas que trabalham com maquinas que fazem caixinhas, essa máquina se vc comprar uma máquina só uma hr vai ter que parar. Olha a empresa que pensa em tecnologia, pensa na logística. Eu compro uma máquina q faz caixinha o dia inteiro, vai chegar uma hora que vai ter q parar, se parou a minha produção cai, o que a indústria faz? Compra uma outra máquina, que vai parar tbm. Então começa por ai a tecnologia. Quem compra equipamento e pensa na produtividade, trabalha com quantas máquinas pelo menos? Com 3. Uma para e 2 funcionam. Já começa a tecnologia ai com a logística.
A tecnologia quando envolve máquina, vou transferir p o carro agora: o carro que vc usa tem que fazerrevisão nele? Sim. A cada quanto km? A cada 10. Vc leva na concessionaria e paga o preço e eles só trocam o óleo, pagando pelo filtro e óleo. Ai 20mil, o cara flou q fez filtro, óleo e alguma outra coisa, ai 30mil, filtro, óleo, balanceamento, e mais uma coisinha, ou seja a cada 10 mil não vai fazendo oq fez antes mais alguma coisinha? Se vc olhar o manual tem uma tabela que coloca oq precisa fazer em cada km. Sempre coloca o básico que tem q fazer e vai agregando conforme vai usando o carro.
Vamos transferir essa ideia numa máquina que faz a caixinha: o cara comprou 3 máquinas novinhas, ele coloca p funcionar os 3 ao mesmo tempo? Não. Ele põe um p funcionar, ai entra a segunda e depois a terceira, entra a logística ai. Eles colocam as maquinas p funcionar em tempos distintos pq uma ta funcionando, vamos supor que cada 50hrs preciso fazer a manutenção da máquina, a 1 trabalha um tempo, com 50hrs vai ter a revisão, a hr que ela trabalhar 10 hrs, eu coloco a 2 p funcionar, e a 36 está parada, a hr que der 20 na primeira e entra na 10 da segunda, coloco a 3 p trabalhar.
Deu 50 hrs da 1 oq acontece? Para p revisar. A 2 e a 3 estão trabalhando. Logo a 1 volta a trabalhar as 3 da produtividade, logo a 2 para, faz revisão, e assim vai. Ou seja a fábrica nunca para, ela sempre para uma máquina, desaquece um pouco só, resolve o problema e já volta.
Nenhuma máquina vai parar ao mesmo tempo, essa máquina tem 50hrs ainda, já terminou essa revisão ai na próxima revisão dele vai ter que trocar uma peça tal, oq ele faz? Espera a máquina parar p pedir a peça? Não. Já pede com antecedência, a peça já chega e está estocada, quando precisar já está ali.
A máquina nunca para, só p manutenção e limpeza. É tudo programado. Aumenta produtividade, aumenta o lucro, e isso é tecnologia tbm.
Então aproveitamento total do equipamento, vc não aproveita só a matéria prima, aproveita o equipamento tbm.
Então a tecnologia hoje envolve tudo isso, aproveitar a matéria prima como um todo, aproveitar o equipamento explorando o máximo possível, e por isso vc faz oq? Vc estuda o alimento p melhorar o alimento, p ter proteção desse alimento, embalagem p defesa, proteção, vc aproveita o máximo.
ENTÃO HOJE OQ LEVA TECNOLOGIA EM ALIMENTOS É APROVEITAR AO MÁXIMO QUE POSSO DA MATÉRIA PRIMA, E APROVEITAR AO MÁXIMO EQUIPAMENTOS, EXPLORAR AO MÁXIMO OQ ELE OFERECE. É a caneta Bic, ele oferece a escrita mas oferece outras coisas, é aproveitar ao máximo tudo q posso desse equipamento, desse utensilio.
ENTÃO A TECNOLOGIA ENVOLVE A CONSERVAÇÃO, DISTRIBUIÇÃO, LOGÍSTICA, TRANSPORTAR, DISTRIBUIR ALIMENTOS. ENTÃO TEM QUE PENSAR NESSAS COISAS.

Outros materiais